Uma tartaruga cabeçuda nada na Reserva Marinha de Hol Chan.

Conheça 4 dos animais mais lentos do mundo: tem até um tubarão na lista

Alguns animais se movimentam tão devagar que surpreendem por apresentar velocidades realmente baixas ao se deslocarem.

Uma tartaruga cabeçuda nada na Reserva Marinha de Hol Chan.

Foto de Brian J. Skerry
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 29 de nov. de 2023, 18:00 BRT

Bichos-preguiçascaracóis ou tartarugas são alguns dos animais que geralmente são considerados lentos devido à sua maneira de se movimentar devagar. Entretanto, eles não são os únicos capazes de andar em um ritmo realmente lento. 

Cada animal tem suas próprias características e uma explicação para se andar lento. Por exemplo, alguns deles andam devagar por causa de seu metabolismoNational Geographic compilou uma lista de alguns dos animais mais lentos do mundo: saiba mais abaixo.

1. Tartaruga-cabeçuda

Essa espécie de tartaruga marinha atinge uma velocidade de menos de 1 quilômetros por hora. Ela se move a 0,04km por hora, de acordo com um artigo da National Geographic Espanha intitulado “Os animais mais lentos do mundo: você consegue adivinhar qual animal se move a pouco mais de um quilômetro por hora?”.

tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) vive principalmente nos oceanos Atlântico, Índico Pacífico e no Mar Mediterrâneo. Nos meses de inverno, ela migra para águas tropicais e subtropicais, como conta o site Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados de história natural da Universidade de Michigan, EUA.

Além disso, de acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), esse animal está em estado de vulnerabilidade, de acordo com a última atualização em 2015.

2. Caracóis

Um caracol registrado no ecossistema de uma árvore gigante.

Foto de David Liittschwager

Esses moluscos também estão entre os animais que se movem mais lentamente, pois se deslocam em uma velocidade extremamente baixa. É o caso dos caracóis de jardim, que atingem uma velocidade máxima de apenas 0,05 quilômetros por hora.

3. Bichos-preguiça

Outros animais da lista incluem as preguiças de três dedos (Bradypodidae) que se movem a 7 centímetros por segundo. Em contraste, os bichos-preguiça de dois dedos (Megalonychidae) são mais rápidos, de acordo com a Associação Pan-Americana de Conservação (Appc). 

Uma preguiça de três dedos, com filhotes, descansa em um galho de árvore.

Foto de Christian Ziegler

Esses animais têm um ritmo de metabolismo muito baixo, o que faz com que gastem pouca energia ao se movimentar, já que se locomovem bem lentamente. Isso também lhes permite sobreviver com pouca ingestão de alimentos.

4. Tubarão-da-Groenlândia 

tubarão-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus) pode ser encontrado principalmente nas águas do Atlântico Norte, desde a costa da Nova Inglaterra e do Canadá até as águas escandinavas. E também nas plataformas continentais e insulares, informa o site da ADW.

De acordo com o artigo espanhol da National Geographic, esse animal marinho se move a uma velocidade de 1,22 quilômetros por hora. No entanto, o mesmo artigo explica que a velocidade não é essencial ao perseguir suas presas, pois ele as ataca enquanto dormem.

O tubarão-da-Groenlândia também está em um estado vulnerável, pois sua população está em declínio e em perigo de extinção, diz a IUCN.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados