O que é pneumonia e quais são suas causas?

A condição é a maior causa infecciosa de morte em crianças em todo o mundo, segundo a OMS.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 11 de nov. de 2022, 15:00 BRT

Um raio-x mostra fluido nos pulmões do paciente. Songinokhairkhan, Mongólia.

Foto de Matthieu Paley

A pneumonia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a maior causa infecciosa de morte em crianças em todo o mundo.

A doença, segundo explica a OMS, é uma infecção aguda que afeta os pulmões. Os alvéolos - pequenos sacos que se enchem de ar quando uma pessoa respira - ficam cheios de pus e líquido. Isso causa uma respiração dolorosa e limita a absorção de oxigênio.

O que causa pneumonia?

Os agentes infecciosos que podem causar pneumonia incluem vírus, bactérias e fungos. Segundo a OMS, os mais comuns são as bactérias pneumococo e a Haemophilus influenzae tipo b (Hib) (que também causam meningite) e o vírus sincicial respiratório.

Em crianças, a organização de saúde indica que doenças reemergentes (resistentes à medicação), como infecções sintomáticas por HIV (Aids) e sarampo, aumentam o risco de contrair pneumonia. Nesses casos, o agente infeccioso normalmente é o Pneumocystis jiroveci, uma espécie de fungo, semelhante à levedura.

Além disso, a OMS diz que alguns fatores ambientais podem aumentar a vulnerabilidade de crianças à doença. Por exemplo, o hábito de tabagismo dos pais ou viver em casas com muitos habitantes.

Um médico verifica os pulmões de um homem com tosse no Mercado Oriental durante a pandemia de Covid-19. Detroit, Michigan, Estados Unidos.

Foto de Danny Wilcox Frazier

Transmissão, tratamento e prevenção da pneumonia

A pneumonia pode ser transmitida por contato. Os vírus e bactérias ficam no nariz ou garganta de uma pessoa infectada, podendo se espalhar em gotículas transportadas pelo ar de uma tosse ou espirro, segundo informa a OMS. Além disso, ela também pode passar pelo sangue, especialmente durante e logo após o nascimento.

A organização internacional diz que a maioria dos casos de pneumonia requer antibióticos para o tratamento e recomenda a imunização (contra Hib, pneumococo, sarampo e coqueluche) como a forma mais eficaz para prevenir casos de pneumonia.