Por que é importante bocejar?

O comportamento é observado tanto em humanos quanto nos animais. Estudos indicam que o reflexo é uma adaptação evolutiva relacionada à atividade do cérebro.

Vista de perto de um leão do orgulho Talek, bocejando. Masai Mara, Quênia.

Foto de Charlie Hamilton James
Publicado 24 de nov. de 2022, 09:42 BRT

Uma pessoa boceja em média de 5 a 10 vezes por dia. O sinal, causado por um reflexo involuntário, acontece quando se está sonolento, entediado ou ansioso, mas a importância do bocejo para o organismo ainda é pouco esclarecida.

Um estudo do Instituto Politécnico da Universidade Estadual de Nova York publicado em 2021 na revista científica Communications Biology tentou entender qual o efeito do bocejo no corpo.

Por que bocejamos?

Até então, acreditava-se que uma das finalidades do bocejo seria a de despertar o indivíduo ao fazer ele estirar os músculos e ajudar o sangue a circular. Outra hipótese é que o reflexo funcione para oxigenar o corpo.

Entretanto, o estudo norte-americano mostrou que o bocejo esfria o cérebro. Através da inalação simultânea de ar frio e do alongamento dos músculos ao redor das cavidades orais, o bocejo aumenta o fluxo de sangue mais frio para o cérebro e, portanto, tem uma função termorreguladora.

Essa função, segundo a pesquisa, está ligada ao nível de atenção do indivíduo. Isso porque os cérebros funcionam melhor em uma temperatura ideal, portanto se a temperatura cerebral aumentar demais por qualquer motivo, ficamos menos alertas e atentos.

Garrison, um chimpanzé macho adulto, solta um bocejo. Rachna Reddy investigando o desenvolvimento das relações sociais macho-fêmea em chimpanzés selvagens. Uganda.

Foto de RACHNA REDDY

Animais também bocejam

Além dos humanos, estudos também observaram o bocejo em outros vertebrados, como peixes, sapos, cobras, passarinhos, golfinhos, gatos e macacos.

A pesquisa do Instituto Politécnico de Nova York apóia a ideia de que o bocejo em animais está ligado com o quanto o cérebro é ativo. A hipótese é que quanto mais ativo, mais resfriamento ele precisa.

Em conclusão, os pesquisadores acreditam que, por isso, a duração do bocejo entre as espécies aumenta com o tamanho e o número de neurônios no cérebro. Os mamíferos parecem bocejar mais e por mais tempo do que os pássaros, por exemplo.