Por que alguns medicamentos não devem ser tomados com café?

A resposta está na principal substância química da bebida, que pode atrapalhar a absorção, distribuição e excreção de alguns remédios.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 13 de mar. de 2023, 13:32 BRT, Atualizado 12 de abr. de 2024, 13:50 BRT

Um homem segura um saco de medicamentos. A cafeína pode afetar a absorção de alguns remédios.

Foto de Maddie Mcgarvey

café é uma das bebidas mais populares do mundo e uma das principais fontes de cafeína. Essa substância, porém, é um componente bioativo que afeta significativamente o efeito de alguns medicamentos no organismo. É o que adverte um artigo publicado na revista científica BioMed Research International.

O estudo "The effect of coffee on the pharmacokinetic properties of drugs" ("O efeito do café nas propriedades farmacocinéticas de remédios", em tradução livre), publicado em 2020, aponta que tomar certos medicamentos com café pode afetar a forma como eles funcionam no organismo. A pesquisa indicou que a bebida pode melhorar a resposta terapêutica, causar falhas no tratamento ou motivar reações tóxicas.

De acordo com os autores do artigo, há uma interação significativa entre o café e muitos medicamentos importantes devido a seus principais componentes.

Por exemplo, a cafeína pode afetar a absorção dos medicamentos. Segundo o estudo, “a absorção de ferro é reduzida entre 39% a 90% quando se toma uma xícara de café ou outras bebidas com cafeína". Por isso, essa e outras bebidas cafeinadas não devem ser ingeridas em conjunto com alimentos que contenham ferro ou suplementos nutricionais. Recomenda-se o intervalo de pelo menos uma hora entre eles.

Por outro lado, o café pode acelerar o efeito de certos remédios. Por exemplo, a cafeína melhora a biodisponibilidade (capacidade de um medicamento ou outra substância de ser absorvida e utilizada pelo organismo) da ergotamina, um medicamento para tratamento de enxaqueca. Isso pode levar a uma ação mais rápida e efeito mais duradouro do medicamento

Da mesma forma, a aspirina produz seu efeito analgésico mais rápido e efetivo quando administrada com café ou co-formulada com cafeína.

Além de afetar a absorção, tomar remédios com café pode levar a mudanças na distribuição, no metabolismo e na excreção dos medicamentos.

Neste contexto, os pesquisadores concluem que, a menos que seja provado que o café não irá alterar a eficácia do medicamento, a ingestão dele – e de outras bebidas que contenham cafeína –  com remédios deve ser restringida.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados