6 hábitos para evitar se sentir cansado o dia todo

O cansaço pode estar relacionado com a falta de nutrientes do corpo ou excesso de estresse. Veja como melhorar a fadiga em cada caso.

Menina dorme em uma mesa no Il Ballo del Doge de Antonia Sautter, Veneza, Itália.

Foto de Dave Yoder
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 8 de fev. de 2023, 14:28 BRT

Com o ritmo acelerado da vida moderna, o cansaço é um problema comum enfrentado por muitas pessoas. No entanto, existem maneiras de combater a fadiga e manter-se energizado durante o dia. 

1. Dieta colorida e variada

Segundo a nutricionista Thais Barca, especialista em nutrição aplicada e nutrição esportiva funcional, a fadiga muitas vezes pode ter uma causa nutricional. Trata-se da falta de nutrientes necessários para o funcionamento ideal do corpo. 

Deficiências em ferro, zinco, cromo e magnésio são algumas das causas da fadiga. “O corpo precisa desses nutrientes para o processo de transformar glicose em energia. Além disso, a falta (dos quatro elementos) também pode afetar o coração, sistema imunológico, níveis de glicose no sangue e causar anemia, cujo sintoma característico é o cansaço”, explica a nutricionista. 

A ingestão insuficiente de outras vitaminas também pode fazer com que você se sinta mais cansado durante o dia, segundo a profissional de saúde. É o caso da vitamina B12, cuja falta também pode levar a anemia, e a vitamina D, essencial para o funcionamento do sistema nervoso central. 

“Para evitar a fadiga por falta de nutrientes, o indicado é manter uma dieta balanceada em que se consuma alimentos com essas vitaminas. Uma alimentação colorida e variada evita esse tipo de deficiência”, diz a nutricionista.

2. Manter-se hidratado 

Outro elemento importante para o funcionamento e produção de energia pelo organismo é a água. “A desidratação afeta diretamente essa função. Se hidratar melhor ajuda o corpo a absorver as vitaminas e minerais necessários para produzir energia”, explica Barca. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o consumo para adultos de, ao menos, dois litros de água por dia.

3. Diminua o consumo de bebidas estimulantes

Segundo a nutricionista, o consumo excessivo de cafeína, seja em bebidas como café, chá verde, chá mate ou outras que tenham o estimulante, pode ter um efeito rebote no organismo. Isso gera uma instabilidade e alteração no sono, causando dificuldade de relaxamento e aumentando a sensação de cansaço. 

“Diminuir o consumo ou buscar trocar o café por outra bebida que tenha menos cafeína evita esse efeito colateral.”

Uma mulher exausta senta-se em um sofá cercada pelo caos criado por crianças.

Foto de Lynn Johnson

4. Praticar atividades físicas 

Pode parecer conflitante, mas se exercitar com frequência faz com que você se sinta menos cansado no dia a dia. 

Atividades físicas produzem e liberam endorfina e serotonina no organismo, o que traz um bem-estar e ajuda na disposição diária”, diz o médico geriatra Paulo Camiz, clínico geral e professor do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). 

Para adultos (18-64 anos), a OMS recomenda um mínimo de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana, ou de 75 a 150 minutos se for um tipo de exercício de maior intensidade.

Ter uma boa noite de sono é essencial para o corpo se recuperar das atividades diárias e repor as energias, segundo Barca. 

“Uma boa noite de sono é quando pegamos no sono rápido e dormimos a noite inteira, sem ficar acordando. Isso é essencial para a regulação do nível de cortisol no corpo, que tem relação com o estresse e aumenta o cansaço no dia a dia”, afirma a nutricionista. 

Mas, para ter um sono de qualidade, a profissional de saúde recomenda a higiene do sono, ou seja, uma rotina que ajude a dormir melhor. Como, por exemplo: 

  • Preferir fazer exercícios no período diurno e, se possível, sempre no mesmo horário;
  • Diminuir as luzes de casa à noite e optar por luzes amareladas;
  • Evitar telas (celular, televisão, computador) próximo da hora de dormir;
  • Tomar um banho relaxante e usar roupas confortáveis para aumentar o conforto na hora de dormir.

6. Procure um médico

Por fim, os dois especialistas afirmam que, se você está se sentindo mais fadigado ultimamente, o ideal é procurar um médico para que a causa do cansaço seja encontrada. 

“Se a causa for a deficiência de micronutrientes (vitaminas e minerais), a consulta com um nutricionista pode identificar qual nutriente está em falta, e recomendar a melhor maneira de reposição, seja na alimentação ou com suplementos”, afirma Barca. 

Já Camiz afirma que a fadiga também pode estar relacionada a efeitos colaterais de medicamentos ou tratamentos para outras doenças. “Portanto, a visita a um médico, que pode ser o seu de confiança, ajudará a indicar a melhor forma de tratar esse cansaço.”

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados