Os 7 benefícios de beber café para o corpo

Esta bebida popular reduz o risco de certas doenças e aumenta a expectativa de vida, dizem alguns estudos.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 14 de mar. de 2023, 10:04 BRT, Atualizado 12 de abr. de 2023, 14:04 BRT

Grãos de café torrados na fábrica de café Illy aguardam embalagem. Trieste, Itália.

Foto de Chiara Goia

Sozinho ou com outros, para iniciar a rotina ou durante uma pausa no trabalho, milhares de pessoas adotam o café como uma bebida diária. 

Mas a verdade é que café não é apenas uma bebida apetitosa: seu consumo traz também certos benefícios para a saúde. Dados da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, revelam como essa bebida pode impactar na saúde humana. 

National Geographic selecionou alguns desses benefícios. Conheça abaixo: 

1. O café aumenta a expectativa de vida

De acordo com informações publicadas no site da Johns Hopkins, bebedores de café têm menos chances de morrer por algumas das principais causas de morte no mundo – as doenças coronárias, os derrames, a diabetes e as doenças renais.

Através de um estudo realizado entre 2009 e 2018 e publicado em 2022 na revista científica Annals of Internal Medicine, especialistas concluíram que o consumo moderado de café estava associado a um risco menor de morte. 

Entretanto, o estudo, intitulado “Associação do consumo de café adoçado com açúcar, adoçado artificialmente e sem açúcar com todas as causas e mortalidade por causa específica”, afirma que o café é uma mistura complexa e que "parece pouco provável que apenas a cafeína possa explicar todos os potenciais efeitos do café sobre a saúde".

Além disso, o documento esclarece que os possíveis efeitos benéficos são observados principalmente com o consumo moderado de café.

2. O café diminui as chances de desenvolver diabetes tipo 2

Por outro lado, a publicação da universidade aponta que há evidências de que aqueles que bebem mais café têm menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2.

"O consumo regular de café pode reduzir o risco de diabetes tipo 2 ao prevenir a deterioração da função hepática e das células beta durante o estresse metabólico crônico que precede o início do diabetes evidente", diz o artigo “Café e redução do risco de diabetes tipo 2: argumentos para uma relação causal”, desenvolvido pelo médico alemão Hubert Kolb e seus colegas, publicado em 2021 na revista Nutrients.

3. O café está ligado a menos chances de desenvolver Parkinson

"A cafeína não só está associada a uma menor probabilidade de desenvolver a doença de Parkinson, mas também pode ajudar as pessoas com a condição a controlar melhor seus movimentos", diz o site da Johns Hopkins.

Café com leite no 'Olive et Gourmando'. Montréal, Quebec, Canadá.

Foto de CATHERINE KARNOW

4. O café protege o fígado

Tanto o café normal quanto o descafeinado parecem ter um efeito protetor sobre o fígado. Segundo a Universidade Johns Hopkins, "pesquisas mostram que os consumidores de café têm mais probabilidade de ter níveis de enzimas no fígado dentro de uma faixa saudável do que os consumidores que não tomam café".

5. O café fortalece o DNA

Por outro lado, continua a instituição, "o café torrado escuro diminui a quebra dos fios de DNA naturais que podem levar ao câncer ou tumores se as células não os repararem".

6. O café pode diminuir o risco de alguns tipos de câncer

Beber café, seja descafeinado ou regular, pode diminuir em até 26% a probabilidade de desenvolver câncer colorretal, diz a Universidade Johns Hopkins. Este também é um ponto que está sob constante investigação. 

Como refletido pela especialista em nutrição Kirsty Pourshahidi, em um artigo publicado em 2016 na revista Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, no qual ela é autora principal, pesquisas observaram efeitos benéficos do consumo de café sobre o câncer

Entretanto, o consumo de café em excesso está relacionado a um risco maior de desenvolver cânceres de bexiga e trato urinário.

"Geralmente, um risco maior de câncer de bexiga-urinário é registrado apenas em homens, não em mulheres", diz o documento intitulado “Resumo abrangente dos riscos e benefícios do consumo de café: consumo de café e saúde humana”.

7. O consumo de café pode reduzir o risco de doença de Alzheimer

Por fim, o site da universidade norte-americana indica que a cafeína em duas xícaras de café pode proporcionar uma proteção significativa contra o desenvolvimento de Alzheimer

De fato, acrescenta, "pesquisadores descobriram que mulheres com 65 anos ou mais que bebiam de duas a três xícaras de café por dia tinham menos probabilidade de desenvolver demência em geral".

A hipótese do artigo, publicado em 2016,  é que os antioxidantes no café são capazes de diminuir um tipo instável de moléculas de oxigênio que são relacionadas com a doença, levando a uma redução do risco de desenvolver Alzheimer.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados