Dia Mundial do Vegetarianismo: conheça essa data e entenda o que é ser vegetariano
Os vegetarianos podem ter diferentes motivos para escolher este tipo de hábito alimentar - que é baseado em uma dieta sem carnes, com o consumo de vegetais, frutas, nozes e grãos (podendo ou não consumir leite e seus derivados e ovos).
O vegetarianismo é um hábito alimentar que muitos praticam há séculos, já que sua origem remonta de meados do primeiro milênio a.C. na Índia e no leste do Mediterrâneo, especialmente na Grécia, já que era parte da filosofia da época, como conta a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido).
A prática de ter uma dieta baseada em vegetais, frutas, grãos, legumes e nozes – muitas vezes com a adição de leite, outros laticínios e/ou ovos pode ter variados motivos, e não só filosóficos como para os antigos. Nas últimas décadas, no entanto, o hábito cresceu e ganhou adeptos em todo o mundo, conquistando até mesmo uma efeméride própria. O Dia Mundial do Vegetarianismo é celebrado em 1º de outubro desde 1978.
Conheça como essa data foi criada e saiba um pouco mais sobre o que é o vegetarianismo.
(Você pode se interessar: O café descafeinado é realmente mais saudável do que comum? Veja como eles se comparam)
O que é ser vegetariano?
Ser vegetariano é adotar uma dieta que exclui todas as formas de carne de animais (bovina, suína, de aves, peixes, frutos do mar ou qualquer outro animal). Porém, muitos vegetarianos ainda consomem leite animal e outros laticínios (os lacto-vegetarianos) e algumas pessoas além de produtos lácteos também comem ovos (os ovo-lacto-vegetarianos), conforme explica a Britannica, ainda que ambos os alimentos sejam de origem animal.
Na imagem acima, um belo exemplo de prato vegetariano do Restaurant Avalon, de Gent, na Bélgica.
A escolha por esse tipo de hábito alimentar pode ter os mais diversos motivos, sejam eles filosóficos, religiosos, éticos (contra o sofrimento animal), de defesa do meio ambiente ou por questões nutricionais e de saúde.
(Leia também: Qual é a melhor maneira de consumir o brócolis? Especialista ensina 5 dicas para obter mais nutrientes desse alimento)
Como foi criado o Dia Mundial do Vegetarianismo?
De acordo com o site oficial do Dia Mundial do Vegetarianismo a data estabelecida para promover esse tipo de alimentação surgiu em 1977 nos Estados Unidos por iniciativa da North American Vegetarian Society.
Em 1978 foi adotada mundialmente quando foi endossada pela International Vegetarian Union, sendo que o dia 1º de outubro dá o “pontapé” inicial ao Mês da Conscientização sobre o Vegetarianismo.
É importante notar ainda que existe uma grande diferença entre vegetarianismo e veganismo. Quem decide levar uma vida vegana elimina de seu dia a dia todo e qualquer alimento proveniente de origem animal (o que inclui os ovos, o leite e outros laticínios ingeridos em dietas vegetarianas).
A prática vegana exclui também o comércio de produtos de origem animal como roupas, calçados e outros objetos em geral, tal como explica um artigo de National Geographic intitulado "O que é veganismo?". A definição do veganismo no texto reforça "a emancipação dos animais diante a exploração do homem", completa a fonte.