No Dia da Música, conheça (algumas das) cidades mais musicais do mundo

Inspire-se nestas cinco cidades-referência do mundo das canções, entre elas o Rio de Janeiro.

Por Rachel Brown
Publicado 1 de out. de 2018, 18:32 BRT, Atualizado 5 de nov. de 2020, 03:22 BRT
Sambistas brasileiros se apresentam no Rio de Janeiro, cidade que tem gêneros como bossa nova, choro ...
Sambistas brasileiros se apresentam no Rio de Janeiro, cidade que tem gêneros como bossa nova, choro e funk como alguns dos principais destaques musicais.
Foto de Tyrone Turner, National Geographic Creative

Das rimas infantis aos hinos fúnebres, a música toca todos os aspectos de nossas vidas: nos ajuda a lembrar e comunicar, conformar e resistir, e isso nos faz sentir bem. Alguns até sugerem que a música é uma das coisas que nos torna verdadeiramente humanos.

Em 1975, o Conselho Internacional de Música da Unesco nomeou o 1º de outubro como o Dia Internacional da Música, como forma de celebrar esta forma de arte e encorajar a paz e a amizade entre as nações. Aqui, apresentamos cinco destinos em que a música tem importância fundamental, tornando-se referência mundial e motivo de orgulho para os moradores locais.

Rio de Janeiro

Alguns lá fora podem até pensar que a musicalidade do Rio de Janeiro se resume à bossa nova e à clássica Garota de Ipanema, que se tornou um hit global nos anos 1960. Mas a mítica cidade brasileira tem muito a oferecer neste novo milênio.

MPB, choro e samba são gêneros tipicamente brasileiros encontrados no Rio. É no funk carioca, contudo, uma fusão do miami bass oitentista com a cultura das favelas, que a cidade dá grandes provas de vitalidade e originalidade. Até o DJ norte-americano Diplo se rendeu a ela, mas é no Rio que este gênero soa mais apropriado, conquistando locais e turistas de todos os lugares.

Austin (Estados Unidos)

“O melhor sobre Austin é que sua reputação em relação à música não é falsa”, diz Chris Richards, crítico musical do Washington Post.

Berço da música folk e do country, a cidade texana também deu origem aos festivais Austin City Limits e SXSW, alguns dos mais renomados hoje em escala mundial. Ambos se esforçam para reunir astros globais como Paul McCartney e também novatos promissores. O crítico Chris Richards também cita a incrível e vibrante cena punk hardcore da cidade, à margem dos gêneros mais comerciais.

Estocolmo (Suécia)

Se você escutou qualquer música pop nas últimas décadas, as chances são altas de que algum artista sueco tenha a ver com isso.

Nomes como ABBa ou Zara Larsson são referências mais comuns, mas os compositores são ainda mais influentes, lançando hits do K-pop ao indie folk. Muito artistas globais passam sempre em turnês por Estocolmo, e bandas como os Backstreet Boys foram até lá para se inspirarem com grandes compositores.  E o Spotify, sediado na cidade, possui hoje uma influência que não pode ser subestimada.

Seul (Coreia do Sul)

A invasão da música americana nos anos 1960 assemelha-se à invasão K-pop da última década. A Coreia cultivou estrategicamente os ídolos locais, embalados para os mercados internacionais e doméstico, e fez de Seul um foco da música pop.

Bares, cafés e boates musicais estão em constante ascensão na cidade, além de o indie rock e o punk metal também estarem nos holofotes. A população de 10 milhões de habitantes da cidade também é entusiasta dos shows ao vivo, fazendo com que Seul com que seja uma parada imperdível para os artistas em turnê – e um banquete para os amantes da música.

Joanesburgo (África do Sul)

A capital da África do Sul viu a música emergir como uma reação poderosa às lutas do povo contra o apartheid e seus legados racistas. Agora, artistas mais jovens, crescendo pós-apartheid e livres das leis de censura que restringiram seus mentores, estão enfrentando os mesmos problemas em novos estilos.

Trap e hip-hop estão por lá, mas há a música tradicional dos mais de dez grupos étnicos da cidade, além de pop, house e jazz clássico. O Afropunk Fest, nascido no Brooklyn, uma mostra anual de talentos negros em música, moda, cinema e arte, expandiu-se para Joanesburgo em 2017.

 

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados