Lanternas e luminárias iluminam as muralhas da cidade de Xi'an, na China, durante um ensaio para ...

O que é o Ano Novo Lunar – e por que ele provoca a maior migração anual do mundo

Observado por bilhões de pessoas, o Ano Novo Lunar também é conhecido como Ano Novo Chinês ou Festival da Primavera e é marcado por temas de reencontro e esperança.

 Lanternas e luminárias iluminam as muralhas da cidade de Xi'an, na China, durante um ensaio para o show de luzes do Festival da Primavera. Também conhecido como Ano Novo Lunar ou Ano Novo Chinês, o festival é comemorado em todo o mundo com reuniões familiares e muita comida.

Foto de VCG, Getty Images
Por Erin Blakemore
Publicado 8 de fev. de 2024, 08:00 BRT

Comemorado em várias partes do mundo, o Ano Novo Lunar geralmente provoca a maior migração anual de pessoas do planeta. E, embora seja conhecido por alguns no Ocidente como o Ano Novo Chinês, ele não é comemorado apenas na China. O Ano Novo Lunar cai este ano no dia 10 de fevereiro de 2024, dando início ao Ano do Dragão – na astrologia chinesa. Tradicionalmente, é uma época de reuniões familiares, muita comida e algumas comemorações muito barulhentas.

O que é o Ano Novo Lunar?

Na verdade, a China moderna usa o calendário gregoriano como a maior parte do resto do mundo. Seus feriados, no entanto, são regidos pelo calendário lunisolar tradicional, que pode ter sido usado desde o século 21 a.C. Quando a recém-fundada República da China adotou oficialmente o calendário gregoriano em 1912, seus líderes rebatizaram a celebração do Ano Novo Lunar como Festival da Primavera, como é conhecido na China atualmente.

Como seu nome sugere, a data do Ano Novo Lunar depende da fase da Lua e varia de ano para ano. Cada ano do calendário lunar recebe o nome de um dos 12 animais do zodíaco chinês, que são derivados do antigo folclore chinês. Repetindo-se em uma base rotativa, esses animais são o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a cobra, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cachorro e o porco. E 2024 é o ano do Dragão

 Um grupo de dança indonésio pratica uma dança do dragão antes do Ano Novo Lunar. Os observadores passam semanas se preparando para o feriado; os costumes variam, mas incluem sacrifícios aos ancestrais, fogos de artifício e festas de reunião com a família.

Foto de Andi M Ridwan, Sipa USA, AP

Hoje, o Festival da Primavera (ou Ano Novo Chinês) é comemorado na China e em Hong Kong. Com a denominação de Ano Novo Lunar também é comemorado na Coreia do Sul, no Tibete, no Vietnã, em Cingapura, na Indonésia, na Malásia e em locais com grande população de chineses ou descendentes. Embora o festival varie de acordo com o país, ele é dominado por temas de reunião e esperança.

Como o Ano Novo Lunar é comemorado?

Para o povo chinês, o Festival da Primavera dura 40 dias e tem vários subfestivais e rituais. O Ano Novo em si é um feriado com duração de sete dias e, na véspera do ano novo, as famílias chinesas tradicionalmente comemoram com um grande jantar de reunião. Considerada a refeição mais importante do ano, ela é tradicionalmente realizada na casa do membro mais velho da família.

O feriado pode estar se tornando mais moderno, mas tradições milenares ainda são mantidas na China e em outros países. Na China, as pessoas costumam acender fogos de artifício, que supostamente afugentam o temível monstro Nian. (Entretanto, essa tradição está em declínio nos últimos anos devido às restrições de poluição do ar que atingiram fortemente o setor de fogos de artifício). A cor vermelha é usada em roupas e decorações para garantir a prosperidade, e as pessoas trocam hongbaoenvelopes vermelhos cheios de dinheiro para dar sorte. 

Enquanto isso, na Coreia, as pessoas fazem sopa de bolo de arroz e homenageiam seus ancestrais durante o Seollal. E durante o Tet, o Ano Novo Lunar vietnamitaas flores desempenham um papel importante nas comemorações.

mais populares

    veja mais

    Cada ano do calendário lunisolar é representado por um dos 12 animais do chamado de Zodíaco Chinês, que se acredita determinar a personalidade das pessoas nascidas naquele ano. Normalmente, eles são incorporados às festividades, como nessas decorações com tema de tigre em Cingapura.

    Foto de Then Chih, Xinhua, Redux

    Durante a temporada de viagens de 40 dias do Ano Novo Lunar, muitas pessoas viajam para se reunir com suas famílias - o que promove semanas agitadas nesse depósito de trens na província de Gansu, na China.

    Foto de Du Zheyu, Xinhua, Redux

    Ano Novo Lunar gerou até mesmo sua própria forma de viagem: Durante o chunyun, ou migração de primavera, centenas de milhões de pessoas viajam para suas cidades natais na China para reuniões familiares e comemorações de Ano Novo Chinês

    Nos últimos anos, bilhões de viajantes pegaram a estrada durante o período de 40 dias. Conhecida como a maior migração humana do mundo, a chunyun regularmente congestiona estradas, trens e aeroportos já movimentados – prova do significado duradouro do feriado para aqueles que o associam à sorte e ao amor.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados