O que é o Ano Novo Lunar – e por que ele provoca a maior migração anual do mundo
Lanternas e luminárias iluminam as muralhas da cidade de Xi'an, na China, durante um ensaio para o show de luzes do Festival da Primavera. Também conhecido como Ano Novo Lunar ou Ano Novo Chinês, o festival é comemorado em todo o mundo com reuniões familiares e muita comida.
Comemorado em várias partes do mundo, o Ano Novo Lunar geralmente provoca a maior migração anual de pessoas do planeta. E, embora seja conhecido por alguns no Ocidente como o Ano Novo Chinês, ele não é comemorado apenas na China. O Ano Novo Lunar cai este ano no dia 10 de fevereiro de 2024, dando início ao Ano do Dragão – na astrologia chinesa. Tradicionalmente, é uma época de reuniões familiares, muita comida e algumas comemorações muito barulhentas.
O que é o Ano Novo Lunar?
Na verdade, a China moderna usa o calendário gregoriano como a maior parte do resto do mundo. Seus feriados, no entanto, são regidos pelo calendário lunisolar tradicional, que pode ter sido usado desde o século 21 a.C. Quando a recém-fundada República da China adotou oficialmente o calendário gregoriano em 1912, seus líderes rebatizaram a celebração do Ano Novo Lunar como Festival da Primavera, como é conhecido na China atualmente.
Como seu nome sugere, a data do Ano Novo Lunar depende da fase da Lua e varia de ano para ano. Cada ano do calendário lunar recebe o nome de um dos 12 animais do zodíaco chinês, que são derivados do antigo folclore chinês. Repetindo-se em uma base rotativa, esses animais são o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a cobra, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cachorro e o porco. E 2024 é o ano do Dragão.
Hoje, o Festival da Primavera (ou Ano Novo Chinês) é comemorado na China e em Hong Kong. Com a denominação de Ano Novo Lunar também é comemorado na Coreia do Sul, no Tibete, no Vietnã, em Cingapura, na Indonésia, na Malásia e em locais com grande população de chineses ou descendentes. Embora o festival varie de acordo com o país, ele é dominado por temas de reunião e esperança.
Como o Ano Novo Lunar é comemorado?
Para o povo chinês, o Festival da Primavera dura 40 dias e tem vários subfestivais e rituais. O Ano Novo em si é um feriado com duração de sete dias e, na véspera do ano novo, as famílias chinesas tradicionalmente comemoram com um grande jantar de reunião. Considerada a refeição mais importante do ano, ela é tradicionalmente realizada na casa do membro mais velho da família.
O feriado pode estar se tornando mais moderno, mas tradições milenares ainda são mantidas na China e em outros países. Na China, as pessoas costumam acender fogos de artifício, que supostamente afugentam o temível monstro Nian. (Entretanto, essa tradição está em declínio nos últimos anos devido às restrições de poluição do ar que atingiram fortemente o setor de fogos de artifício). A cor vermelha é usada em roupas e decorações para garantir a prosperidade, e as pessoas trocam hongbao, envelopes vermelhos cheios de dinheiro para dar sorte.
Enquanto isso, na Coreia, as pessoas fazem sopa de bolo de arroz e homenageiam seus ancestrais durante o Seollal. E durante o Tet, o Ano Novo Lunar vietnamita, as flores desempenham um papel importante nas comemorações.
Cada ano do calendário lunisolar é representado por um dos 12 animais do chamado de Zodíaco Chinês, que se acredita determinar a personalidade das pessoas nascidas naquele ano. Normalmente, eles são incorporados às festividades, como nessas decorações com tema de tigre em Cingapura.
O Ano Novo Lunar gerou até mesmo sua própria forma de viagem: Durante o chunyun, ou migração de primavera, centenas de milhões de pessoas viajam para suas cidades natais na China para reuniões familiares e comemorações de Ano Novo Chinês.
Nos últimos anos, bilhões de viajantes pegaram a estrada durante o período de 40 dias. Conhecida como a maior migração humana do mundo, a chunyun regularmente congestiona estradas, trens e aeroportos já movimentados – prova do significado duradouro do feriado para aqueles que o associam à sorte e ao amor.