Moradores de bairro autoconstruído em Portugal denunciam vida precária na pandemia

Com a colaboração da comunidade, o fotógrafo português José Sarmento Matos documentou a vida dos imigrantes e descendentes africanos e ciganos étnicos que vivem no Jamaica, na zona metropolitana de Lisboa.
14:25

Jamaika – Um retrato pouco conhecido de Portugal

O fotógrafo português José Sarmento Matos trabalhou com os moradores de uma comunidade para documentar a vida durante a pandemia em um lugar esquecido no Seixal, zona metropolitana de Lisboa.

Estas mulheres trans buscam asilo político nos EUA, mas estão retidas na fronteira

“Se eu voltar ao meu país, tenho medo de morrer”. Para essas mulheres hondurenhas, uma jornada angustiante termina em um limbo de meses na fronteira com os Estados Unidos.

Quem assassinou essa família indígena na Amazônia peruana? E por quê?

Os trágicos assassinatos de membros de um povoado que já viveu sem contato externo mostram como deixar o isolamento pode ser perigoso.

Encontrados restos mortais de ancestrais dos gatos domésticos em cavernas polonesas

A descoberta de restos mortais do gato-selvagem-do-oriente-próximo de sete mil anos na Europa aumenta a complexidade da história evolutiva dos pequenos felinos domesticados.

Ferramentas primitivas revelam a adaptação da humanidade às florestas equatoriais

Os objetos foram encontrados em uma caverna no Sri Lanka e incluem a mais antiga tecnologia de arco e flecha conhecida fora da África, datada de 48 mil anos atrás.

Rosto de mulher de 7,5 mil anos revela os primeiros humanos de Gibraltar

Análise de um crânio do Neolítico define a aparência e a origem de um povo que viveu do outro lado do Mediterrâneo.

Coronavírus e choque cultural: a vida dos brasileiros na maior cidade da China

Em Xangai, medidas de contenção à pandemia da Covid-19 impactam a rotina e os planos dos estrangeiros que vivem na região. 

Teriam humanos primitivos da Índia sobrevivido a um supervulcão?

Ferramentas de pedra sugerem que a população resistiu à maior erupção vista em dois milhões de anos, mas alguns pesquisadores ainda têm dúvidas.

Indicado ao Oscar®, The Cave destaca a situação dos sírios e o trabalho corajoso de uma médica

Diretora do hospital subterrâneo, Amani Ballour espera que o prêmio exponha as atrocidades que ela testemunhou durante a guerra civil na Síria.

Aumento de antissemitismo na Europa obriga judeus franceses a fugirem de seu país

Diante de níveis recordes de racismo, membros da maior população judaica do continente europeu estão buscando vida nova em Israel.

Olhar de dentro: jovens imigrantes venezuelanos fotografam a vida no Brasil

Uma oficina de fotografia em um campo de refugiados revela o cotidiano de imigrantes venezuelanos em Boa Vista, Roraima.

Será que o DNA conseguirá solucionar o mistério dos crânios europeus alongados?

Novo estudo genômico analisa uma possível correlação entre deformação craniana artificial e migração após o colapso do Império Romano.

Quem foram os primeiros europeus?

Novos exames de restos mortais de antigos povoadores comprovam que a Europa sempre abrigou diferentes povos, mesclando legados genéticos de imigrantes vindos da África, do Oriente Médio e das pradarias da atual Rússia.

DNA antigo traz reviravoltas à história migratória dos neandertais

Surpresas genéticas com os ossos de 120 mil anos revelam a história repleta de nuances desse parente próximo do homem moderno.

DNA surpreendente encontrado em povos primitivos da Europa Meridional

Um estudo de 8 mil anos de dados genéticos da Espanha e de Portugal gera um panorama surpreendentemente complexo da ascendência de seus habitantes.

Retratos dos imigrantes venezuelanos em Manaus

A busca por emprego é o tema mais recorrente entre os imigrantes que vivem em tendas improvisadas em Manaus. Pensando nisso, a fotógrafa Thays Bittar fez fotos 3x4 para ajudá-los a criar currículos.

Abrigos lotados, acampamentos improvisados e viadutos – a dura vida dos venezuelanos em Manaus

O Amazonas é um dos estados brasileiros que recebeu mais imigrantes vindos da Venezuela. Uma parcela mora em abrigos lotados, mas grande parte vive em condições precárias.

Encontradas as primeiras evidências de humanos no 'topo do mundo'

Milhares de artefatos de ardósia encontrados no Planalto do Tibete mostram a resiliência dos primeiros humanos ao se espalharem para fora da África.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados