Ano Novo Chinês: os 10 principais dados que você deve saber sobre essa celebração

Um Novo Ano Chinês começa em breve e, em 2024 será o Ano do Dragão! Que tal conhecer algumas coisas típicas dessa celebração?

Por Sophie Friedman
Publicado 2 de fev. de 2024, 08:00 BRT
Lanternas brilham no Templo Thean Hou em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a celebração do Ano ...

Lanternas brilham no Templo Thean Hou em Kuala Lumpur, na Malásia, durante a celebração do Ano Novo Chinês.

Foto de Amril Izan Imran, Alamy Stock Photo

Ano Novo Chinês é um festival incomparável. Tecnicamente, é uma celebração de uma semana – determinada pelo calendário lunar, mas sempre costuma ser do final de janeiro a meados de fevereiro. O Ano Novo Chinês de 2024 será celebrado de 4 a 10 de fevereiro. Mas, para muitos, o Chunjie (Festival da Primavera, como também é conhecido) é mais como 40 dias de comemorações. 

A comemoração gera a maior migração humana anual em todo o mundo dentro de um país em pouco tempo. A China abriga 1,4 bilhão de pessoas (cerca de 18,4% da população total do mundo) e, todos os anos, quase três bilhões de pessoas percorrem o país, retornando às suas cidades natais nessa época do ano. A seguir, veja 10 coisas essenciais que você deve saber sobre esse grande evento anual: o Ano Novo Chinês.

O nome do feriado

E o feriado não é comemorado apenas na China continental e em Hong Kong. Para os chineses, o Ano Novo Lunar é o Festival da Primavera, e é comemorado amplamente em Taiwan e no Sudeste Asiático em países com grande população chinesa, como Cingapura e Malásia. Na Coreia do Sul, o Ano Novo Lunar é chamado de Seollal; no Vietnã, de Tet; e no Tibete, de Losar.

Uma garota queima bastões de incenso no Templo Thean Hou, em Kuala Lumpur, na véspera do Ano Novo Lunar.

Foto de Manan Vatsyayana, AFP, Getty Images

Diga "Feliz Ano Novo!"

Em mandarim, eles dirão gong xi fa cai (恭喜发财), desejando a você um próspero Ano Novo. Em cantonês, é gong hey fat choi. Ainda assim, se você desejar a alguém xin nian kuai le (新年快乐), literalmente "feliz ano novo", isso também é perfeitamente bem-vindo.

Ouça os fogos de artifício

Antes e durante o Festival da Primavera, as ruas das cidades chinesas costumam soar como zonas de guerra, com fogos de artifício explodindo a noite toda. Após uma grande repressão às pessoas que soltam seus próprios fogos de artifício em áreas urbanas, você provavelmente só ouvirá esses sons em cidades menores e no campo. 

Os fogos de artifício nessa festa têm duas finalidades: primeiro, são divertidos e comemorativos; segundo, eram tradicionalmente disparados para espantar o monstro dragão-leão Nian - que, segundo a lenda, atacava os aldeões e, às vezes, comia crianças, mas podia ser assustado por barulhos altos.

Leia os signos do horóscopo chinês

2024 é o Ano do Dragão. Há doze signos do horóscopo chinês, e eles são levados muito mais a sério do que um horóscopo de tabloide. Alguns signos, como o do dragão, são cobiçados, pois os dragões são considerados autoritáriosfortesbem-sucedidos. Os casais têm o objetivo de ter filhos nos anos do dragão – então esse é o ano! 

Dizem que certos signos combinam bem com outros: acredita-se que Cão (sincero, leal, independente) e o Coelho (sensível, modesto, caloroso) sejam uma boa dupla. Seu signo é determinado pelo ano de nascimento de acordo com o calendário lunar. Portanto, se você nasceu entre, digamos, 17 de fevereiro de 1988 e 5 de fevereiro de 1989, você é do signo do Dragão. Você poderia pensar que seu ano do Zodíaco (benming nian, 本命年) seria de sortemas é o oposto. Você precisará ficar atento e evitar a má sorte. 

Decorações festivas cobrem o Yuyuan Garden antes da celebração do Ano Novo Lunar em Xangai, na China, em um registro de 2019 – que foi o ano do porco.

Foto de Qilai Shen, Bloomberg via Getty Images

Você verá o vermelho em todos os lugares

Na cultura chinesa tradicional e contemporânea, o vermelho representa prosperidade e felicidade. É considerada uma cor da sorte, e as pessoas a usam na comemoração para dar início a um ano novo auspicioso e para afastar as más vibrações. Macacões, suéteres, calças, cachecóis, meias, chapéus, tudo é válido na cor vermelha. 

Se for o ano do seu signo do zodíaco, você deve usar mais vermelho do que os outros, para se proteger de infortúnios. Além disso, além de ter medo de barulho alto, o monstro Nian tem medo de vermelho. Portanto, talvez o vermelho não seja sua cor favorita, ou talvez você queira ser protegido de perto, todos os dias. É aí que roupa íntima vermelha se torna útil. Entre em qualquer loja de departamentos de dezembro a fevereiro, ou pare em uma das muitas barracas de rua que vendem meias e roupas íntimas, e você verá um par após o outro de roupas íntimas vermelhas.

Decoração para atrair boa sorte

Caminhe pelos bairros mais antigos de qualquer cidade chinesa (ou no interior) e veja as janelas, paredes e portas das pessoas enfeitadas para o Ano Novo. Quadrados de papel vermelho com caracteres brancos como 福 (fú, boa sorte) são colados na diagonal. Recortes de papel vermelho são colados nas janelas, para que os transeuntes possam admirá-los, e faixas vermelhas (duas verticais, com uma terceira opcional pendurada horizontalmente) exibem dísticos do Festival da Primavera em dourado

Da mesma forma, em bairros mais antigos, não é incomum ver enormes peixes curados em sal pendurados em fios elétricos, secando ao lado da lavanderia. Simbolizando a prosperidade, o peixe é um item obrigatório no Ano Novo Chinês. Fish (鱼, yu) é um homônimo de 余 (yu), que significa excedente ou extra. Em prédios públicos, como escritórios, hotéis e shopping centers, os visitantes notarão lanternas de papel vermelho com bolas penduradas e árvores de kumquat posicionadas para dar sorte e riqueza. Em mandarim, o kumquat é chamado de jinju (金橘), e jin (金) é a palavra para ouro.

Crianças ajudam a trocar as lanternas para o próximo ano em um prédio antigo da vila de Yangjia em Lin'an, na China.

Troca de envelopes vermelhos

Hongbao (红包), literalmente "pacote vermelho", é um elemento fundamental do Ano Novo Chinês. O dinheiro contido nele é considerado dinheiro da sorte para o próximo ano. Os Hongbao geralmente são dados pelos mais velhos às gerações mais jovens, especialmente às crianças, mas se você ganha bem, é educado compartilhar com seus pais e avós nesta época do ano. 

Se você for casadoterá que darhongbao; se for solteiro, geralmente o receberá. Se for convidado para a casa de alguém no Ano Novo Chinês e souber que a pessoa tem filhos ainda crianças, é bom colocar um pouco de dinheiro em um hongbao. Se estiver viajando para o norte, escolha um número redondo do valor. Para o sul, use números da sorte (qualquer número com seis ou oito). Não dê um múltiplo de quatro, pois esse número é um homônimo para morte.

Corte o cabelo antes da celebração

É bom entrar em um novo ano sem pontas duplas nos cabelos, mas para muitas pessoas que comemoram o Festival da Primavera, é mais do que isso. Antes da meia-noite do dia de Ano Novo, os salões de cabeleireiro ficam cheios de foliões que desejam acabar com a má sorte do ano passado e sair com uma cabeleira limpa, aparada e brilhante. Em seguida, não é preciso lavar os cabelos por 24 horas para evitar que a boa sorte seja apagada.

Dançarinos vestidos de leão se apresentam durante a cerimônia de abertura da comemoração do templo do Parque Ditan na véspera do Ano Novo Lunar em Pequim, na China, em 2019.

Foto de Feature China, Barcroft Media via Getty Images

Marque um encontro

China’s generation of only children are now in A geração de filhos únicos da China está agora na casa dos 30 anos e muitos estão sendo pressionados pelos pais e avós para se estabelecerem e terem filhos. O Taobao – concorrente da Amazon do titã da tecnologia Alibaba, considerado o maior site de comércio eletrônico do mundo – oferece uma solução: você pode alugar um namorado ou namorada. Os preços variam, mas espere pagar cerca de 10 dólares por hora, e mais por dia se o seu falso namorado tiver que viajar uma longa distância até sua cidade natal.

Junte-se à diversão

Festival da Primavera é comemorado principalmente em casa, com a família. Os restaurantes estão fechados, mas, antes do Ano Novo, é possível comer pratos cheios de bolinhos (饺子, jiao zi) - que soa como 交子 (jiāo zi); o segundo símbolo, 交 (jiao) significa "troca", 子 (zi) é uma abreviação de 23h à 1h. Portanto, em conjunto, você está trocando o ano velho pelo novo com bolos de massa. Com a proibição de fogos de artifício nas cidades, você não estará disparando foguetes pop (seus ouvidos agradecerão). 

A não ser que você se convide para jantar na casa de alguém, a melhor aposta para participar é em festas dentro de templos em Pequim. A maior delas acontece no Ditan Park, onde um dossel de lanternas vermelhas é pendurado no alto e as apresentações são realizadas diariamente: a dança folclórica tibetana, uma encenação das tradicionais orações de colheita da família imperial e shows de mágica entretêm todas as idades. Há artesanatos à venda, como lanches como o niangao (o quadrado de arroz glutinoso do feriado) e o jiaoquan (um cruller saboroso que é melhor mergulhado em doujiang, ou leite de soja fresco).

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados