Qual é a origem da língua portuguesa?
O Museu da Língua Portuguesa, localizado na região centrado de São Paulo (SP), após ser reconstruído por conta do incêndio em sofreu em 2015. O local é a "casa" da língua portuguesa, com grande acervo e exposições temporárias sobre temas e autores importantes para o idioma.
Uma língua falada por mais de 265 milhões de pessoas em três continentes – e a mais usada no Hemisfério Sul, segundo a Unesco (entidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Trata-se do idioma português, que tem no 5 de maio o “Dia Mundial da Língua Portuguesa”, data criada em conferência geral da própria ONU feita em 2019.
O português é uma das principais línguas faladas com maior presença em extensão geográfica, já que é o idioma oficial de Portugal e também de Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – países que no passado foram colônia dos portugueses. Por isso mesmo, a data de 5 de maio já havia sido estabelecida previamente pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa desde 2009 como forma de celebrar o idioma e a cultura lusófona.
Mas como surgiu a língua portuguesa? Como ela se modificou com o tempo e em cada lugar? Veja respostas e curiosidades a seguir.
(Veja também: Conheça 5 praias escondidas e paradisíacas na América Latina)
Veja qual é a origem da língua portuguesa
Para entender a origem do português como idioma, é preciso ir a tempos bem antigos, pois essa é uma língua que pertence à família linguística românica (composta por várias outras línguas, como o espanhol, italiano e francês). Estes, por sua vez, descendem de uma língua que não é mais falada no dia a dia: o latim – conforme explica o artigo “Como, onde e quando nasceu a língua portuguesa?”, publicado pelo Museu da Língua Portuguesa, localizado em São Paulo.
A língua portuguesa é considerada também uma língua neolatina, como as demais descendentes do latim e, apesar de ser independente, sua formação tem influência do chamado latim vulgar e das línguas árabes dos povos que habitavam a Península Ibérica (onde estão localizados Portugal e a Espanha), como conta o texto “As Origens da Língua Portuguesa”, da Universidade Federal de Goiás.
Acima, imagem da exposição "Sonhei em português!" no Museu da Língua Portuguesa, que fica na capital paulista.
Mas ainda é preciso voltar um pouco mais ao passado para entender melhor a origem da língua portuguesa, pois ela está intimamente ligada à presença do Império Romano na Península Ibérica há mais de 2 mil anos, como afirma o artigo da universidade goiana.
Na época, os antigos romanos falavam o latim e impuseram sua língua aos conquistados locais – só que em cada parte da península Ibérica já se falavam dialetos e, assim, cada região foi regionalizando e formando sua língua própria, somando também a influência árabe do então Império Bizantino que era presente em alguns locais, como explica a Universidade de Goiás.
Com a queda do Império Romano, no século 5 d.C., o processo de criação de línguas próprias na Península Ibérica se intensificou (também conhecida como Europa Latina). Começaram a surgir línguas como o catalão, o castelhano (que conhecemos também como ‘espanhol’) e o galego-português, que era falado na faixa ocidental da península, explica o artigo da universidade goiana.
A vertente do português arcaico foi se formando e teve sua vigência aproximadamente entre o século 13 e a primeira metade do século 16, como afirma um artigo da Universidade Mackenzie intitulado “Conheça a História da Língua Portuguesa”. Já o português clássico (que é a língua falada e escrita pelo famoso autor lusitano Luís de Camões), ganhou força no final do século 16 e foi trazida tanto ao Brasil como posteriormente aos demais países colonizados por Portugal.
(Você também pode se interessar: O que aconteceu em 22 de abril? Veja 7 fatos sobre sobre a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500)
Uma visitante do Museu da Língua Portuguesa (em São Paulo, capital) admira uma instalação que representa os diferentes tipos de letras na exposição "Sonhei em português!".
A língua portuguesa no Brasil
De acordo com um artigo dedicado ao tema no site do Museu da Língua Portuguesa, a explicação da origem do português falado no Brasil se dá pela mistura do português clássico trazido pelos colonizadores lusitanos com as várias línguas indígenas do povos originários brasileiros e as línguas africanas dos povos escravizados traficados ao Brasil quando o território ainda era uma colônia de Portugal.
“A língua portuguesa já chega carregada de história a outros territórios, como no Brasil. Sendo que esses territórios também já têm as suas próprias histórias”, diz o artigo do Museu da Língua Portuguesa.
Para chegar ao português que se fala e escreve hoje no Brasil, aconteceram diversas mudanças linguísticas ao longo tempo, com acréscimos e/ou supressões de ordens morfológica, sintática e fonológica na língua. E mesmo atualmente, ela ainda está em um processo de construção de sua identidade, como afirma a Universidade Mackenzie.
Mesmo a língua portuguesa sendo o idioma oficial em tantos países, cada lugar tem suas características próprias ao falar e escrevê-lo. Tanto que inúmeros linguistas têm preferido o uso da expressão “português brasileiro” para sinalizar a língua no Brasil, por exemplo. Apesar de se pensar em uma mesma língua pela razão histórica de o Brasil ter sido colônia portuguesa, há diferenças evidentes não apenas no uso de expressões (o léxico), mas também nos níveis sintático e fonético, segundo explica o Instituto Federal Santa Catarina ao refletir sobre o tema.