As melhores fotos dos arquivos de Nat Geo publicadas em janeiro
Todos os dias, editores da National Geographic escolhem uma foto dos nossos arquivos – nesta galeria, as imagens do mês de janeiro de 2022.

Nesta foto publicada em dezembro de 1994, pessoas observam o horizonte de Nova York durante o nascer do sol de dentro da balsa de Staten Island. A imagem acompanhou reportagem sobre o legado do poeto Walt Whitman.
Reportagem de julho de 2013 documentou as ricas pradarias da Romênia. Aqui, mulheres dobram roupas em frente a sacas gigantes de alfalfa.
Um pastor da etnia sami se ajoelha e faz gestos para evitar que suas renas se assustem. Reportagem de novembro de 2011 publicou o trabalho de Erika Larsen, fotógrafa que passou três anos com o povo sami.
Reportagem de maio de 2009 documentou o fenômeno mundial dos tetos verdes, como este em Nova York. Tetos verdes absorvem chuva, melhoram o escoamento da água e reduzem as temperaturas de verão.
Garotos mergulham em uma piscina natural no alto das Cataratas Vitória, no Zâmbia. A piscina, que tem cerca de 2,5 m de profundidade, só é acessível quando o rio está baixo. Apenas alguns metros à frente, há uma queda de mais de 100 m.
Um baobá solitário em um campo aberto próximo a Wyndham, na Austrália. A árvore é um parente próximo dos baobás de Madagascar, e cientistas acreditam que a fruta do baobá talvez tenha viajado pelo Oceano Índico até chegar no noroeste da Austrália uns 75 milhões de anos atrás.
Reportagem de maio de 2017 abordou terras escocesas. Nesta foto, um homem responsável por administrar as populações de cervos na Floresta Reraig alimenta machos para promover o crescimento das galhadas.
Reportagem de agosto de 1962 mostrou a vida em Cape Cod, Massachusetts. Aqui, alunos aprendem sobre um termômetro de alta profundidade em um barco no estreito de Nantucket.
Húngaros relaxam nas águas externas dos banhos termais Széchenyi, em Budapeste. A cidade abriga mais de uma dúzia de spas termais, e Széchenyi recebe mais de um milhão de visitantes todo ano.
Destiny Buck, da etnia Wanapum, posa para foto com sua égua, Margarida, na competição anual de princesas indígenas em Pendleton, no Oregon. Reportagem de março de 2014 documentou a relação duradoura entre cavalos e nativos norte-americanos.
Uma xamã novata oferta leite aos espíritos em seu ritual de iniciação em Ulaanbaatar, na Mongólia. Esta foto apareceu originalmente em reportagem de dezembro de 2012 intitulada "Mestres do Êxtase", sobre o crescente número de xamãs no nordeste da Ásia.
Na Antártica, um filhote de pinguim-gentoo recebe uma refeição de krill regurgitado e pequenos peixes de um de seus pais. Pinguins-gentoo escolhem locais de nidificação no meio da ilha, longe do gelo.
Casal em Sevastopol, na Crimeia, se beija em uma festa celebrando os 50 anos do seu casamento. Reportagem de setembro de 1994 documentou a cultura e a tensão da península da Crimeia, que é reivindicada tanto pela Rússia quanto pela Ucrânia.
Crianças brincam em uma colina com vista para a cidade de Nazaré, em Israel. Reportagem intitulada "Onde Jesus Andou" foi publicada em dezembro de 1967, mostrando lugares onde Jesus viveu e viajou, de acordo com a Bíblia. Nazaré é a cidade onde Jesus passou a infância.
Nos degraus do Memorial Lincoln, durante a Marcha de Washington de 1963, pouco antes de proferir seu famoso discurso "Eu tenho um sonho", Martin Luther King Jr. conversa com um segurança voluntário que veste um chapéu de Ghandi, símbolo da resistência não violenta à segregação racial. O fotógrafo da National Geographic James P. Blair tirou o dia de folga para documentar o evento por conta própria. Suas fotos do dia, incluindo esta, foram publicadas raras vezes.
Um padre franciscano observa o túmulo de Cristo na Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. Cristão acreditam que foi ali onde Jesus foi enterrado depois de ser crucificado, antes de ressurgir dos mortos.
Crianças brincam em um balanço em um rancho de 1,6 mil hectares em Pony Springs, Nevada. O rancho é lar de membros da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma seita poligâmica que foi tema de uma reportagem de fevereiro de 2010.
No Templo Dourado de Amritsar, na Índia, um sikh lê uma cópia do Guru Granth Sahib. O texto sagrado contém orações, sabedoria de gurus sikh e escritos de santos hindus e muçulmanos.
Turistas visitam este mirante, chamado Rocha Oedolgae, na ilha Jeju, Coreia do Sul. Esta foto apareceu originalmente em uma reportagem de setembro de 1975 que perfilou a Coreia do Sul e sua reposta a conflitos externos e pressões internas.
Nesta foto da edição de janeiro de 1969, uma estudante de farmácia da Universidade do Estado do Oregon tem uma aula prática na farmácia modelo da universidade. A reportagem tratava de uma amplitude de temas no estado do Oregon, com suas cidades diversificadas e paisagens deslumbrantes.
Irmãs limpam a água de um cisterna na fazenda de ovelhas da família em Ivanhoe, Nova Gales do Sul, na Austrália. Esta foto apareceu na edição de abril de 2009 sobre uma seca extrema, conhecidas como Seca do Milênio, que afetou a Austrália por cerca de 15 anos.
Nesta foto da edição de novembro de 1992, dois filhotes de harpia esperam por comida no Centro de Pesquisa Aviária George Miksch Sutton, em Bartlesville, Oklahoma. Graças, em parte, ao trabalho feito pelo centro, harpias foram de uma classificação de espécie ameaçada para de "pouco preocupante" no começo dos anos 2000.
Um barco de turismo passa por um garoto e seu cavalo nadando no rio Nilo. Esta foto apareceu originalmente em uma reportagem de maio de 1993 sobre a importância crítica da água no Oriente Médio.
Nesta foto de 1935, o primeiro chefe da divisão de cartografia da National Geographic, Albert H. Bumstead (em pé), checa detalhes de um atlas enquanto outros cartógrafos operam um máquina de fotocomposição de tipos que Bumstead inventou. A divisão cartográfica inovou a cartografia por mais de um século.
Duas crianças de seis anos treinam saltos de ski em uma ladeira em Lac-Beauport, Quebec, no Canadá. Esta foto apareceu na edição de janeiro de 1958, em reportagem sobre as festividades de inverno em Quebec.
Para celebrar a Festa da Epifania, um homem Russo Ortodoxo emerge de águas geladas abençoadas por um padre em um buraco em forma de cruz – ritual que protege o fiel do mal. Esta foto apareceu originalmente em reportagem de abril de 2009, uma história que documentou o crescimento da igreja Ortodoxa Russa.
Artista da vida selvagem Keith Shackleton conduz um bote motorizado ao redor da ilha Elefante, na Antártica. A ilha é famosa por ter abrigado temporariamente um parente distante de Keith, o explorador Sir Ernest Shackleton, depois que seu navio foi esmagado pelo gelo em 1916.
Freiras patinam no gelo em um ringue com vista para a Cidade de Quebec, no Canadá, com as montanhas Laurentianas ao fundo. Esta foto apareceu em reportagem de maio de 1967 sobre o rio São Lourenço, como parte de uma série de reportagens em comemoração ao centenário do Canadá.
A ictióloga Eugenie Clark mergulha com cilindro no Mar Vermelho, procurando por um peixe bioluminescente chamado peixe lanterna. Clark escreveu a reportagem onde esta foto apareceu, na edição de novembro de 1978 – um de mais de dez artigos que ela escreveu para conscientizar o público sobre os mundos subaquáticos.
Um novo convertido ao cristianismo é batizado em um rio na ilha de São Vicente, no Caribe. Esta foto apareceu na edição de setembro de 1979, em uma reportagem sobre São Vicente, Granada e as Granadinas depois de caos político e uma erupção vulcânica.
Edição de dezembro de 2012 continha a história de dois homens que saíram para documentar todas as 39 espécies de aves do paraíso. Levaram nove anos, 18 expedições e 39 mil fotos, mas eles conseguiram. Na foto, uma grande ave-do-paraíso realiza ritual de acasalamento no alto de uma árvore na ilha Wokam, sul da Nova Guiné.
