As melhores imagens do universo científico em 2021
Vulcão em erupção, radiografia de um pulmão e lançamento de foguete: os editores da National Geographic selecionaram 23 imagens fascinantes da ciência e da tecnologia em ação, em ano marcado por negacionismo.
Com uma forquilha na mão, Armando Salazar anda por cima da rocha negra escaldante, um precioso pedaço de lava preso nas pontas de sua ferramenta agrícola. Por mais estranha que a cena possa ser, é mais um dia de trabalho para Salazar, um sargento espanhol que ajuda na resposta de emergência à erupção vulcânica de La Palma, nas Ilhas Canárias. Graças a Salazar e outros, os cientistas estão obtendo novas amostras da rocha do vulcão, o que os ajudará a entender a erupção atual.
Um painel solar para a espaçonave Lucy da Nasa se abre para testes em uma instalação da Lockheed Martin no estado do Colorado, Estados Unidos. Com lançamento previsto para outubro, Lucy precisará de dois desses painéis para gerar energia durante sua missão de 12 anos para explorar os asteroides troianos de Júpiter. Essas rochas espaciais antigas, que orbitam o sol ao lado do planeta gigante, podem conter pistas sobre a estrutura original do sistema solar.
Riachos de lava do vulcão Fagradalsfjall da Islândia rolam em direção a uma multidão de curiosos, como pode ser visto pelo drone do fotógrafo Chris Burkard. No início deste ano, a deslumbrante erupção atraiu muitos turistas em busca de emoção ao país insular.
Registrada pelo fotógrafo Thorben Danke, uma vespa-cuco adormecida parece uma joia cintilante. Contudo, a crueldade reside nesta criatura enrolada: esta espécie de vespa põe seus ovos nos ninhos de outros insetos, e as larvas comem ou matam de fome seus companheiros de ninho.
Cinzas vulcânicas feitas de fragmentos de rocha e vidro cobrem uma casa no bairro de Las Manchas, em La Palma, Ilhas Canárias. As cinzas podem se acumular nas casas a ponto de fazer os telhados ruírem, forçando muitos residentes da ilha a sustentar suas casas com pilares extras de madeira.
Em algumas partes de La Palma, os gases da erupção do Cumbre Vieja acidificaram a chuva, queimando áreas de vegetação, como estes pinheiros desnudos.
Recentemente, pesquisadores interessados em explorar as qualidades dos girassóis formaram uma equipe global para analisar a biblioteca genética das plantas. Descobriram que o genoma da flor é 20% maior do que o genoma humano e tem cerca de duas vezes o número de genes, uma vasta tela genética que nos presenteou 70 espécies de girassol.
Ampliada 300 vezes, uma pequena semente de mirtilo parece coberta de escamas. Mudanças sazonais, que trazem novas pragas, condições climáticas extremas e menos polinizadores, estão afetando os mirtilos em todo o mundo. Os mirtilos silvestres também estão em movimento: tal como acontece com diversas plantas no Hemisfério Norte, a variedade dos mirtilos está se movendo para latitudes mais altas, e Quebec, no Canadá, agora é uma exportadora de frutas silvestres concorrente do estado do Maine, nos Estados Unidos.
Com um isopor de vacinas contra a covid-19 em mãos, o profissional da saúde Nazir Ahmed procura pastores de ovelhas e pastores nômades nos prados de Tosamaidan, a sudoeste de Srinagar, no território indiano de Jammu e Caxemira. Na corrida para vacinar as pessoas contra o vírus Sars-CoV-2, os profissionais da saúde não medem esforços para garantir que as comunidades remotas tenham acesso a vacinas que salvam vidas.
Nesta imagem de 15 de junho, profissionais usando trajes de proteção descansam depois de enterrar uma vítima da covid-19 em Bandung, capital da Província de Java Ocidental, na Indonésia.
O pulmão de um homem de 54 anos que morreu de covid-19 revela sua estrutura interna por meio de raio X brilhante do Laboratório Europeu de Radiação Síncrotron em Grenoble, França. Essas varreduras de alta resolução podem detectar a coagulação do sangue nas menores vias aéreas do pulmão.
Este painel de rocha do tamanho de uma parede, proveniente de Sterling Hill, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, brilha em tons de vermelho, laranja e verde sob uma luz ultravioleta em uma exposição recém-renovada no Museu de História Natural da cidade de Nova York. A rocha se formou em um oceano agora desaparecido há cerca de 1,2 bilhão de anos.
Conforme registrado pelo fotógrafo Guillermo López Sincrotron em uma ampliação 10 vezes maior, esses grãos de pólen de hibisco parecem precariamente equilibrados sobre uma antera, a estrutura de uma flor que produz e dispersa o pólen.
O crânio de um falso tigre-dente-de-sabre, um felino carnívoro extinto, é embalado pela conservadora-chefe Xènia Aymerich do Instituto Catalão de Paleontologia Miquel Crusafont. O espécime é um dos mais de 70 mil fósseis encontrados no Abocador de Can Mata, um aterro sanitário perto de Barcelona que se tornou um paraíso para os paleontólogos.
O solo de Can Mata contém fósseis fascinantes de cerca de 12,5 a 11,2 milhões de anos atrás, incluindo espécies de primatas antigos não encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Os paleontólogos monitoram a expansão do aterro desde 2002.
O alpinista Robert Beauchamp se prepara para coletar pinhas dos galhos superiores de um pinheiro-ponderosa na Floresta Estadual de Demonstração da Montanha Boggs, na Califórnia, Estados Unidos. As sementes que Beauchamp busca ajudarão a restaurar as florestas queimadas por incêndios florestais e a compensar as emissões de carbono que aquecem o planeta.
Após uma viagem de aproximadamente 9,5 mil quilômetros de barco dos Estados Unidos à Guiana Francesa, o Telescópio Espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês) repousa em sua sala estéril temporária antes do lançamento. O elaborado telescópio espacial infravermelho fornecerá vistas incríveis dos primeiros dias do universo — se for lançado com segurança no fim deste mês e abrir sem problemas. Se algo acontecer, não há como consertá-lo: o telescópio ficará estacionado a cerca de 1,5 milhão de quilômetros da Terra.
Em 18 de fevereiro, o rover Perseverance da Nasa pousou na cratera Jezero de Marte e foi carregado até o chão por um helicóptero-guindaste impulsionado por um foguete. Um dos principais objetivos do Perseverance é armazenar em cache amostras de rocha e poeira marciana para um eventual retorno à Terra. Se os micróbios marcianos já existiam, as amostras do Perseverance podem conter seus fósseis minúsculos.
O helicóptero Ingenuity capturou esta imagem de sua sombra enquanto pairava cerca de 3 metros acima da superfície marciana durante seu primeiro voo. O pequeno helicóptero já realizou mais de uma dúzia de voos, ajudando a descobrir o terreno que o Perseverance vai explorar.
Material antigo do asteroide Ryugu agora reside no Extraterrestrial Sample Curation Center, em Sagamihara, no Japão, trazido de volta à Terra pela nave espacial Hayabusa2 da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão. Os cientistas esperam que a amostra ajude a desvendar segredos sobre a formação inicial de planetas e talvez até mesmo sobre as origens da vida na Terra. A espaçonave está agora em uma missão estendida que a levará a outro asteroide em 2031.
Em 11 de julho, o bilionário Richard Branson, dois pilotos e três passageiros voaram aproximadamente 80 quilômetros acima da superfície da Terra — a fronteira dos Estados Unidos com o limite do espaço — a bordo de um avião espacial operado pela empresa de Branson, a Virgin Galactic. A empresa é uma das muitas que competem para proporcionar alguns minutos em gravidade zero para passageiros ricos e cientistas.
Nove dias depois de Branson, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, abriu um pouco de champanhe para comemorar sua própria excursão até o limite do espaço. Ele e três outros passageiros voaram aproximadamente 100 quilômetros acima da superfície da Terra a bordo do New Shepard, o foguete suborbital operado pela empresa de Bezos, a Blue Origin.
Em 2 de fevereiro, a SpaceX lançou a nave estelar SN9 (Starship Serial Number 9), seu protótipo de foguete em um voo de teste em alta altitude. Embora a SN9 tenha explodido durante sua tentativa de pouso, a SpaceX pousou com êxito um protótipo subsequente em maio. A nave estelar será o maior foguete já construído e foi projetado para ser totalmente reutilizável.