Qual é a origem do carnaval?
A festa conhecida por ser colorida e cheia de música está relacionada com costumes pagãos e religiosos de séculos atrás.

Desfile da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense, que foi a campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro, em 2023, com enredo sobre Lampião.
O Carnaval é muito relacionado com o Brasil, só que a festividade também ocorre em muitos países que têm influência católica, como nos europeus Itália, Espanha, Portugal e França, mas também está presente em países latino-americanos, como Colômbia, Equador e Uruguai.
Apesar do Carnaval estar amplamente associado ao cristianismo hoje em dia, suas origens, na verdade, seriam bem anteriores a essa religião, como afirma uma publicação da revista do Instituto Smithsonian, dos Estados Unidos. A fonte afirma que segundo estudos, o Carnaval remonta aos festivais pagãos de séculos atrás.
Porém, a forma como o Carnaval é celebrado no mundo moderno, esta sim, é associada ao cristianismo, inclusive em como é calculada a data do feriado. De acordo com a Enciclopédia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido), a própria palavra “carnaval ” vem do latim carnelevarium, que significa tirar ou remover a carne.
Isso porque quando o cristianismo se tornou a religião dos romanos, o que aconteceu em 380 d.C., o Carnaval era a festa final realizada nos dias que antecediam a Quaresma, período de 40 dias que acontece antes da Páscoa cristã e em que os devotos se abstinham de comer carne, entre outras práticas religiosas.
(Leia também: Por que o Carnaval é um feriado móvel? Saiba como é definida anualmente a data da festa)
O carnaval pode ter origem ainda mais antiga
O carnaval moderno carrega muito da sua origem católica, mas como citado acima, as festas dos antigos romanos podem ter evoluído de festivais pagãos primitivos que eram amplamente celebrados antes do cristianismo ser a religião oficial do Império Romano. Um deles é um festival feito em homenagem ao início da primavera, do Ano Novo e ao renascimento da natureza – como conta a Enciclopédia Britannica.
Já na Itália, mais especificamente, a origem das celebrações também podem estar ligadas aos festivais pagãos Saturnalia e Lupercália. O primeiro era realizado em honra ao deus Saturno e ocorria no solstício de inverno, em dezembro. O segundo acontecia em fevereiro, no mês das divindades infernais e das purificações para os romanos. Ambas as festas duravam dias e eram abastecidas com muita comida, bebida e danças.
(Você pode se interessar: Tradições do carnaval: heranças negras, multidões e música popular movem a maior festa do Brasil)
