Por que Van Gogh cortou sua orelha e outras curiosidades sobre o artista

O pintor Van Gogh vendeu poucas obras durante a vida, mas uma pessoa de sua família foi fundamental para que ele fosse reconhecido no mundo inteiro.

Grupo de visitantes observam pinturas do artista no Museu Van Gogh em Amsterdã, na Holanda.

Foto de Jasper Doest
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 1 de set. de 2023, 08:00 BRT

Vincent van Gogh (1853 - 1890) foi um pintor holandês considerado um dos mais importantes artistas pós-impressionistas. De acordo com a Encyclopedia Britannica, Van Gogh se caracterizou por criar obras com cores fortes, pinceladas enfáticas, subjetivismo e formas contornadas. 

Um fato que marcou sua história foi que dois anos antes de sua morte, Van Gogh cortou sua orelha. Conheça esse e outros fatos curiosos sobre o famoso pintor.

Van Gogh começou a pintar aos 27 anos de idade

Apesar de seu interesse pela arte, Van Gogh não se dedicou a ela até os 27 anos. Até então, ele tentou trabalhar em diferentes empregos: foi negociante de arte, professor e livreiro, de acordo com o site do Museu Van Gogh, localizado em Amsterdã – um espaço criado pelo sobrinho do artista e pelo Estado para promover a vida e a obra do pintor.

Van Gogh foi inspirado a começar a pintar por seu irmão mais novo, Theo, com quem se correspondia constantemente. Vincent frequentemente incluía esboços de seus desenhos nas cartas enviadas para ele. Theo, portanto, aconselhou Van Gogh a se concentrar mais em sua arte, e o futuro pintor aceitou a sugestão. 

Em 1880, ele viajou para Bruxelas, na Bélgica, onde começou a trabalhar em sua técnica e entrou em contato com outros artistas expoentes da época.

Quantos autorretratos Van Gogh pintou?

De acordo com o site do Museu Van Gogh, existem atualmente 39 autorretratos do artista, tanto desenhos quanto pinturas. A maioria deles foi criada em Paris, na França, quando ele estava praticando o uso de novos tons mais claros e diferentes técnicas de pintura. 

Retratar a si mesmo teria lhe trazido duas vantagens. Por um lado, era mais barato do que contratar um modelo. E por outro, ele não dependia da disponibilidade de tempo de outra pessoa: podia pintar quando quisesse.

Esses autorretratos refletem também o desenvolvimento de Van Gogh e nos permitem avaliar sua passagem pela vida, tanto como indivíduo quanto como artista.

(Talvez você se interesse por: Como Beethoven ficou surdo: a verdade por trás do compositor)

Por que Van Gogh cortou sua orelha?

O pintor cortou a orelha esquerda depois de uma discussão acalorada com Paul Gauguin, artista francês também pós-impressionista com quem ele estava trabalhando em Arles (uma cidade no sul da França onde o pintor holandês pretendia montar um estúdio) e com quem ele tinha visões diferentes sobre arte, segundo explica o site do Museu Van Gogh.

Paul Gauguin trabalhava principalmente com base na memória e na imaginação, enquanto Vincent preferia pintar o que podia ver à sua frente. Suas características muito diferentes fizeram com que a tensão entre eles aumentasse constantemente e Gauguin ameaçou ir embora de Arles, como revela o Museu.

Essa tensão entre os dois provocou o corte da orelha do pintor holandês. De acordo com informações do museu, Van Gogh ficou angustiado com a possibilidade da partida de Gauguin que ameaçou o amigo com uma navalha. À noite, ele mesmo cortou sua orelha e depois a embrulhou em um jornal e a apresentou a uma prostituta.

No entanto, um artigo informativo publicado pela Universidade de Berkeley, Califórnia (EUA), investiga o assunto e revela outros fatos sobre os acontecimentos. 

No artigo, a historiadora de arte irlandesa e autora do livro Van Gogh's Ear (2016) Bernadette Murphy comenta que o artista cortou toda a sua orelha e não apenas o lóbulo, como afirmam algumas teorias. 

Além disso, a pesquisadora conseguiu descobrir que a mulher que recebeu a orelha cortada não era uma prostituta, mas sim uma faxineira chamada Gaby (e não Rachel, como se supunha anteriormente). 

A mulher também trabalhava em um café que Van Gogh visitava regularmente, o que sugere uma conexão mais próxima do que se pensava anteriormente.

(Veja também: Que efeito a música tem no cérebro das pessoas?)

Como Van Gogh ganhou fama?

Nos últimos dois anos de sua vida, o artista ganhou reconhecimento entre a vanguarda e seu trabalho foi exibido em exposições em Paris e Bruxelas. Após sua morte, seu irmão Theo queria que suas obras fossem mais amplamente reconhecidas. Só que apenas seis meses depois ele também morreu.

Foi Jo van Gogh-Bonger, viúva de Theo e cunhada de Vincent, quem começou a realizar a tarefa de divulgar o trabalho de Van Gogh. Ela vendeu algumas obras, emprestou algumas pinturas para exposições e publicou suas cartas para Theo. 

De acordo com o Museu do artista, a fascinante história de vida de Van Gogh é uma das razões pelas quais sua obra conquistou gradualmente o mundo inteiro. No entanto, sem a dedicação de Jo, isso não teria sido possível.

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados