Os 10 museus no Brasil para aprender mais sobre história e arte

Todas as regiões do Brasil possuem museus com acervos muito ricos. Conheça dez deles.

Exposição de obras do artista francês Paul Gauguin no Masp, um dos museus mais conhecidos do Brasil. 

Foto de Rovena Rosa Agência Brasil
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 24 de ago. de 2023, 10:04 BRT

Para uma variedade de pessoas, ir ao museu não é visto apenas como um simples lazer. Trata-se, na verdade, de uma oportunidade de aprender e olhar de maneira diferente para o passado, o presente e o futuro de uma sociedade.

Em um país tão grande e diverso como o Brasil, os museus têm muito a ensinar sobre a formação territorial, histórica e cultural da nação.

National Geographic Brasil fez uma lista de dez deles que merecem ser visitados, levando em consideração os múltiplos perfis de museus em diferentes estados da federação. É uma lista de museus essenciais já que seria impossível mencionar todos do país. Há ainda muitos a serem conhecidos.

As informações sobre seus acervos e características são baseadas nos sites oficiais de cada museu, e do estado ou do município a que eles pertencem. Confira a lista abaixo:

1. Museu Afro-brasileiro, em Salvador

Localizado no centro histórico de Salvador, na Bahia, este museu foi fundado em 1982 com o objetivo de difundir a cultura africana e afro-brasileira, possuindo mais de 1.100 peças em seu acervo.

Quem for ao Museu Afro-brasileiro irá encontrar coleções de artes plásticas, artefatos religiosos ligados ao candomblé, instrumentos de capoeira, esculturas, máscaras e outros itens que resgatam a história e cultura dos povos africanos e afrodescendentes.

2. Museu Histórico de Brasília

Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu Histórico de Brasília foi aberto em 1960 – no mesmo dia da inauguração da capital federal – representando um marco histórico.

A instituição traz uma exposição permanente com inscrições históricas que remetem à construção de Brasília, considerada um grande feito arquitetônico. De todos os pontos turísticos da capital, esse é um dos que merecem ser visitados por quem se interessa por história

3. Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, em São Paulo 

O Masp, em São Paulo, é conhecido também por sua arquitetura, o que faz dele um dos cartões postais da cidade.

Foto de Rogério Cassimiro MTUR Ministério do Turismo do Brasil

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand  – conhecido pela sigla Masp – é talvez o mais famoso de todo o Brasil, tendo sido fundado em 1947.

 Atualmente, reúne cerca de 10 mil obras, incluindo trabalhos de alguns dos artistas mais famosos do mundo, como Vincent van Gogh, Pablo Picasso, Claude Monet, entre outros.

Além disso, o prédio do Masp, localizado na Avenida Paulista, tornou-se um cartão postal da cidade de São Paulo por sua beleza arquitetônica. 

4. Museu das Culturas Indígenas, em São Paulo 

Para conhecer a história do Brasil, é necessário saber mais sobre os povos originários

Na cidade de São Paulo, é possível visitar o Museu das Culturas Indígenas, cuja gestão é compartilhada com representantes de diferentes povos indígenas, afirma o site oficial da instituição.

Além dos itens em exibição, o museu também se destaca por organizar vários eventos ligados à arte, cultura e vivência indígena

5. Museu do Ipiranga, em São Paulo 

mais populares

    veja mais

    Famoso quadro “Independência ou Morte”, do pintor brasileiro Pedro Américo, no Museu do Ipiranga.

    Foto de Rovena Rosa Agência Brasil

    Construído entre 1885 e 1990, o Museu do Ipiranga passou por um processo de restauração e modernização, sendo reaberto ao público em 2022, após nove anos fechado.

    O acervo conta com mais de 3 mil itens, como pinturas, esculturas, objetos, móveis, moedas, fotografias e documentos. A maior parte é datada dos séculos 19 e 20, mas há itens mais antigos que remontam ao período colonial do Brasil.

    O destaque do acervo fica por conta do quadro “Independência ou Morte” (1888), do artista brasileiro Pedro Américo, uma das obras mais emblemáticas do país.

    6. Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais

    O Museu da Inconfidência é uma parada obrigatória na cidade mineira de Ouro Preto, reunindo importantes objetos e documentos históricos sobre o movimento revolucionário do século 18, que teve Tiradentes como o seu membro mais conhecido.

    Em uma sala especial, chamada de Panteão dos Inconfidentes, encontram-se os restos mortais de alguns dos participantes da Inconfidência Mineira. O museu tem ainda obras de arte sacra dos séculos 18 e 19, esculturas de Aleijadinho e pinturas do Mestre Ataíde.

    7. Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais

    No Instituto Inhotim, as obras são exibidas ao ar livre.

    Foto de Tomaz Silva Agência Brasil

    Em Brumadinho, também em Minas Gerais, o visitante pode conhecer o Instituto Inhotim, um museu de arte contemporânea com mais de 1.862 obras de 280 artistas. Um diferencial é que as peças são exibidas ao ar livre. 

    O Instituto também tem um jardim botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras vindas de todos os continentes. Ou seja, é uma experiência que combina arte, cultura e natureza ao mesmo tempo.

    8. Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba

    Semelhante a um olho, o anexo do Museu Oscar Niemeyer chama a atenção de todos que passam em frente ao local.

    Foto de Alessandro Vieira Agência Estadual de Notícias do Paraná

    O Museu Oscar Niemeyer é popularmente conhecido como “Museu do Olho”. O motivo é um anexo cuja forma lembra justamente o órgão responsável pela visão e que foi projetado pelo famoso arquiteto que dá nome ao espaço.

    Além das exposições que frequentemente recebe, o Museu Oscar Niemeyer possui um rico acervo nas áreas de artes visuais, design, arquitetura, entre outras.

    9. Museu Palácio Floriano Peixoto, em Maceió

    O Museu Palácio Floriano Peixoto é a antiga sede do Governo de Alagoas.

    Foto de Marco Antônio Agência Alagoas

    Localizado em um imponente prédio histórico, o Museu Palácio Floriano Peixoto é a antiga sede oficial do governo de Alagoas. A estrutura foi transformada em museu há 17 anos, em 2006.

    O acervo inclui obras de arte, peças de decoração e mobiliário dos séculos 19 e 20 que permitem uma verdadeira “viagem no tempo”. Devido à sua beleza, o edifício também é comumente usado para ensaios fotográficos. 

    10. Museu da Amazônia, em Manaus

    Com foco na natureza e na cultura da região amazônica, o Museu da Amazônia foi fundado em 2009 e oferece ao visitante uma visão ampla sobre essa parte tão importante do Brasil e do mundo.

    Entre os destaques da instituição, estão as trilhas em meio à Reserva Florestal que permitem ver e ouvir a enorme diversidade de animais, folhas, plantas e árvores. Há ainda viveiros com espécies nativas e a realização de exposições temporárias que trazem, por exemplo, fotografias dos indígenas da Amazônia

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados