Jesus e Maria retratados por Andrea del Verrocchio, um artista italiano florentino conhecido por ter treinado ...

Como a infância de Jesus influenciou o Evangelho

Embora grande parte da infância e adolescência de Jesus seja um mistério, os estudiosos teorizam sobre como seu início como um jovem estudioso da religião impactou seus ensinamentos posteriores.

Jesus e Maria retratados por Andrea del Verrocchio, um artista italiano florentino conhecido por ter treinado Leonardo da Vinci.

Foto de Pantheon Studios, Inc
Por Jean-Pierre Isbouts
Publicado 22 de dez. de 2023, 08:00 BRT

Após o nascimento de Jesus (que hoje é celebrado por muitos como o Natal), Maria durante 33 dias após dar à luz ao menino não pode tocar em nada sagrado. Então, para restaurar seu estado de pureza, Maria e José fizeram uma oferta no Templo. O apóstolo Lucas confirma que Maria e José eram pobres porque, em vez de um cordeiro, ofereceram "um par de rolas ou dois pombinhos", o sacrifício menor permitido para casais pobres (Levítico 12:6-8).

E então, diz Lucas no seu Evangelho: “o menino Jesus crescia e se fortalecia, cheio de sabedoria, e a graça de Deus sobre ele” (Lucas 2:40). O menino teria ajudado seu paiJosé, em seu trabalho diário, porque se esperava que os filhos homens na Galileia seguissem o ofício de seus pais. O apóstolo Marcos nos conta no Novo Testamento que, anos mais tarde, quando Jesus retornou à sua cidade natal, Nazaré, após o início de seu ministério, o povo de sua cidade natal ficou surpreso com suas palavras. "Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago?", perguntaram (Marcos 6:3). Marcos usa a palavra grega tektōn, que tem sido tradicionalmente traduzida como "carpinteiro", mas que na verdade significa um "trabalhador" ou "artífice" em pedramadeira ou metal. A madeira trabalhável adequada para carpintaria era rara e cara na Baixa Galileia e, provavelmente, fora do alcance da maioria dos agricultores.

De acordo com o historiador judeu Josefo, do século 1 d.C., quase todos na Galileia sustentavam suas famílias com a agricultura. De fato, muitas das futuras parábolas de Jesus usam a linguagem dos campos e pomares em vez da linguagem de uma carpintaria. Isso levou alguns estudiosos a sugerir que José era um fazendeiro, que talvez tenha aumentado sua renda com suas habilidades de carpinteiro. Se isso for verdade, então Jesus teria testemunhado os rituais de cultivo – semeadura, colheita e ceifa – em sua infância.

mais populares

    veja mais
    Obra "Christ in the House of His Parents" (Cristo na casa de seus pais, em tradução ...

    Obra "Christ in the House of His Parents" (Cristo na casa de seus pais, em tradução livre), do artista pré-rafaelita Sir John Everett Millais.

    Foto de Pantheon Studios, Inc

    Lucas diz que quando Jesus tinha 12 anos de idade – por volta de 8 d.C., se presumirmos que Jesus nasceu no último ano do reinado do rei Herodes – seus pais o levaram a Jerusalém mais uma vez. A ocasião para essa viagem foi a festa da Páscoa. Eles ficaram em Jerusalém, visitaram o Templo e, por fim, se prepararam para voltar para casa. 

    Como estavam viajando entre outros peregrinos da Galileia, incluindo amigos e parentes, José e Maria não ficaram surpresos quando não viram Jesus andando por perto. Mas quando passaram um dia de viagem sem vê-lo, ficaram preocupados e decidiram voltar correndo para Jerusalém. Depois de três dias, encontraram seu filho de 12 anos sentado no Templo, absorto em um debate com estudiosos e mestres das leis religiosas.

    Aparentemente, os homens eruditos ficaram impressionados com o conhecimento e a compreensão que Jesus tinha da Torá. Aliviada e igualmente chateada, Maria lhe disse: "Por que você nos tratou assim? Olhe, seu pai e eu estávamos procurando por você com grande ansiedade". Jesus olhou para cima e respondeu: "Por que vocês estavam me procurando? Vocês não sabiam que eu devia estar na casa de meu Pai?" (Lucas 2:48-49).

    história de Lucas sobre Jesus, de 12 anos, debatendo com estudiosos no Templo levanta uma questão: onde ele recebeu sua educação? O Talmud (coletânea de livros sagrados dos judeus) sugeria que toda cidade deveria ter uma Bet ha-Sefer, ou "Casa do Livro", onde os meninos pudessem ser instruídos na Lei. Isso, no entanto, era mais um ideal do que uma prática real. No entanto, o conhecimento de Jesus sobre a Torá deve ter sido considerável, pois ele é frequentemente mencionado como rabino ou professor nos Evangelhos do Novo Testamento da Bíblia. 

    ** Este texto é um trecho da edição especial da National Geographic 50 Most Influential Figures of the Bible (50 figuras mais influentes da Bíblia), que foi adaptada do "Who's Who in the Bible: Unforgettable People and Timeless Stories from Genesis to Revelation", publicado pela National Geographic Books.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2025 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados