O futebol feminino está passando por um processo de profissionalização que avança de forma constante. De ...

Como e quando foram disputados os primeiros torneios oficiais de futebol feminino

Milhões de mulheres praticam este esporte atualmente, mas nem sempre foi assim. Um dos esportes mais populares do mundo já chegou a ser proibido para elas.

O futebol feminino está passando por um processo de profissionalização que avança de forma constante. De acordo com dados da FIFA, a participação de mulheres e meninas no futebol federado chegará a 16,6 milhões em 2023. As jogadoras canadenses retratadas aqui usam suas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos (2016).

Foto de Rovena Rosa AGÊNCIA BRASIL
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 1 de mar. de 2024, 15:00 BRT

Em 1895, a cidade de Londres, na Inglaterra, assistiu à primeira partida de futebol feminino, como informa a Fédération Internationale de Football Association (FIFA). A primeira Copa do Mundo, no entanto, viria muito, muito mais tarde.

Essa partida inaugural foi organizada pelo British Ladies Football Club (BLFC), colocando dois times locais um contra o outro, e mais de 10 mil pessoas assistiram ao evento na época, que teve também a cobertura de um grande número de jornalistas.

O início do futebol feminino na América Latina e no mundo

Como aponta um artigo da National Geographic Latino-americana, a presença feminina em diversas áreas da sociedade antes dominada por homens ganhou fôlego no pós-guerra. O esporte estava entre elas, e foi assim que as mulheres passaram a se dedicar, em maior número, ao futebol.

Na América Latina, por exemplo, as primeiras partidas de futebol feminino já datam da década de 1910. Tal como aconteceu com a partida inaugural inglesa, o jogo também recebeu  atenção do público. É o que adianta um documento da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), de 2023, intitulado “Manual do Futebol Feminino”

Na Argentina, por exemplo, a primeira partida disputada por mulheres ocorreu em 1923 e foi assistida por mais de 6 mil pessoas.

(Talvez você se interesse por: Mulheres na ciência: conheça 8 cientistas que fizeram história)

O futebol feminino foi proibido por 50 anos

Embora as primeiras partidas organizadas pelo BLFC tenham sido assistidas por muitas pessoas, o apoio não foi permanente, pois a Associação Britânica de Futebol proibiu o futebol de ser praticado por mulheres durante 50 anos, a partir de 1921. A informação é do The National Archives, um departamento não ministerial e o arquivo e editora oficiais do governo do Reino Unido.

O acesso das mulheres ao esporte também se tornou restrito na América Latina , admite a Conmebol no documento de 2023.

A primeira Copa do Mundo Feminina da FIFA foi realizada em 1991, na China. Na foto, uma partida entre Canadá e Brasil, na qual as canadenses venceram por 2x1 e conquistaram a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do ano de 2016.

Foto de ROVENA ROSA AGÊNCIA BRASIL

Segundo o texto, a proibição ocorreu em lugares como o Brasil, por exemplo, entre 1941 e 1979, quando uma legislação proibia as mulheres de jogar futebol sob o pretexto de proteger sua “integridade procriativa”, diz a fonte esportiva.

As  restrições só começaram a ser relaxadas na região na década de 1970,continua a confederação.

Quando foi disputada a primeira Copa do Mundo feminina?

Um marco importante para essa mudança de status sobre a presença de mulheres no futebol remonta a uma competição internacional de futebol feminino na Itália, em 1970. Na época, um grupo de mexicanas participou do evento e, um ano depois, em 1971, o Estádio Azteca, no México, tornou-se o novo local para esse confronto esportivo. A partida, que terminou com uma vitória por 3x0, fez da seleção feminina da Dinamarca a campeã e as mexicanas ficaram em vice.

Quase duas décadas depois, em 1988, a FIFA organizou o Torneio Internacional de Futebol Feminino na China. No mesmo ano, a FIFA aprovou a realização da primeira Copa do Mundo Feminina da FIFA, que ocorreria em 1991, também em território chinês. Na estreia da Copa jogada por mulheresa equipe vencedora foi a dos Estados Unidos, que derrotou a Noruega por 2 a 1.

Após esse marco esportivo, gradualmente as mulheres começaram a desempenhar um papel de destaque no esporte a nível internacional, ganhando apoio popular. Estima-se que em 1996, por exemplo, cerca de 80 mil torcedores assistiram ao time de futebol feminino norte-americano ganhar a medalha de ouro durante as Olimpíadas de Atlanta.

Outros destaques do futebol feminino regional incluem a inclusão do esporte nos Jogos Pan-Americanos em 1999 e a primeira Copa Libertadores da América Feminina (um torneio realizado na América do Sul) em 2009, que terminou com a vitória do time brasileiro (e feminino) do Santos.

A CONCACAF W Gold Cup é mais um passo para as equipes de futebol feminino. A primeira edição do torneio será disputada em 2024, entre 17 de fevereiro e 10 de março, e é outra oportunidade para as mulheres e meninas da região, diz a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf).

Um futuro brilhante para as jogadoras de futebol do mundo

mais populares

    veja mais

    A jogadora de futebol Marta (Marta Vieira da Silva), seis vezes eleita Jogadora do Ano da Copa do Mundo Feminina da FIFA, é a primeira mulher a entrar para o Hall da Fama no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, Brasil.

    Foto de Fernando Frazão Agência Brasil

    Cada vez mais mulheres estão calçando chuteiras e entrando em campo para desfrutar do esporte e mostrar seu talento. "Hoje, o futebol feminino é mais relevante do que nunca e está evoluindo em todo o mundo, seja em termos do número de mulheres e meninas que praticam o esporte, do nível de profissionalização ou da receita comercial gerada", reconhece a FIFA.

    De acordo com seu relatório ·Women's Football: A Survey of Member Federations 2023·16,6 milhões de meninas e mulheres estão envolvidas em futebol federado, um aumento de 25% em relação a 2019.

    Sua participação em torneios também aumentou. A Copa do Mundo Feminina de 2019 contou com 24 equipes. Em 2023, 32 equipes participaram do evento.

    Nos últimos anos, a presença de mulheres no esporte cresceu consideravelmente em países com tradição no futebol. É o caso do México, que viu um crescimento espetacular no número de mulheres e meninas que participam do futebol federado: saltou de 50 mil em 2019 para 1 milhão e 500 mil em 2023 (um aumento de 2.900%).

    "As mulheres estavam em campo desde o início, jogavam em condições irregulares com talento, sacrifício e senso de justiça. Elas não só mudaram a cara do futebol mundial e regional, como também fazem parte da construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva", conclui a CONMEBOL.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados