Nemo’s Garden: conheça esta fazenda subaquática surreal

Para economizar água e energia, um projeto italiano está experimentando o cultivo de plantas em “biosferas” submarinas.

Essas estruturas de aparência alienígena são parte do Jardim de Nemo, uma instalação nas águas da vila italiana de Noli que está testando como as plantas crescem em estufas submarinas.

fotos de Luca Locatelli
Publicado 18 de nov. de 2022, 10:13 BRT

A uma hora de carro de Gênova, no noroeste da Itália, na costa da pitoresca vila de Noli, nove bolhas plásticas transparentes parecem pairar debaixo d'água – seu ar preso cheira a ervas. A instalação, conhecida como Nemo’s Garden, ou Jardim de Nemo, é um experimento destinado a testar a viabilidade de estufas submarinas.

As “biosferas” submersas consistem em cúpulas de plástico equipadas com equipamentos hidropônicos, sementes de plantas e ventiladores de circulação de ar. Cada cúpula é como “uma estação espacial em miniatura”, diz Sergio Gamberini, inventor do Nemo’s Garden e CEO da Ocean Reef, uma empresa americana-italiana que fabrica principalmente equipamentos de mergulho.

A esperança de Gamberini é ajudar os países costeiros áridos a produzir mais alimentos sem a necessidade dispendiosa de dessalinizar a água para as plantações. Sua abordagem pouco convencional fascinou o fotógrafo Luca Locatelli, que visitou o local no ano passado para explorar suas biosferas e até provar o pesto feito com o manjericão submarino.

“Precisamos de alguém que pense em coisas malucas – não apenas invenções comuns – que surgem de uma paixão real”, crê Locatelli. “Pode ser alguma coisa, pode não ser, [mas] eu gosto do fato de alguém ser tão corajoso em investir dinheiro em uma coisa dessas.”

Luca Locatelli é fotógrafo e cineasta ambiental focado nas relações entre pessoas, ciência e tecnologia e meio ambiente. Esta história faz parte de uma exposição imersiva criada para o Museu de Fotografia Gallerie d'Italia Torino-Intesa San Paolo em parceria com a Fundação Ellen McArthur.