O que é a COP27 e por que ela é relevante para a agenda climática?

A Conferência do Clima da ONU deste ano acontece no Egito entre os dias 7 e 8 de novembro.

A COP 27 acontecerá entre os dias 7 e 8 de novembro, no Egito. Esta imagem mostra Al Rifai' e Sultan Hassan com minaretes altos, em Cairo, Egito.

Foto de SHUTTERSTOCK
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 4 de nov. de 2022, 11:32 BRT, Atualizado 4 de nov. de 2022, 15:38 BRT

As COPs são as maiores e mais importantes conferências anuais relacionadas ao clima do planeta. A sigla remete à “Conferência das Partes”, relacionada aos países assinantes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), um tratado internacional de resposta à crise climática

O tratado adotado em 1992 durante a ECO-92, uma conferência da ONU de meio ambiente e desenvolvimento realizada na cidade do Rio de Janeiro, entrou em vigor em 1994. 

Desde então, quase todos os países do planeta se reúnem anualmente para cúpulas sobre o clima, as chamadas COPs. Em 2022, alcança-se a marca da 27ª cúpula anual – ou COP27.

Por que a COP é importante para a agenda climática

A importância das COPs para a agenda climática está no potencial dessas reuniões para negociações em prol de medidas para a contenção da crise climática em escala global. 

Foram nessas reuniões que tratados como o Protocolo de Kyoto (1997), que visa a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e estabeleceu o mercado de carbono, e o Acordo de Paris (2015), em que os países concordaram em tentar limitar o aquecimento global a 1,5°C, foram adotados, por exemplo.

mais populares

    veja mais
    À esquerda: No alto:

    A ativista das mudanças climáticas Greta Thunberg se junta a uma marcha climática em Iowa City. Este ano, a jovem sueca confirmou que não irá à COP 27 em repúdio à dilatação das ações em prol da crise climática.

    À direita: Acima:

    Uma multidão marcha e carrega faixas pedindo aos líderes mundiais que combatam as mudanças climáticas. Enquanto nações e órgãos decisórios debatem durante as COPs, protestos sociais levantam suas vozes em nome do planeta ao ar livre.

    fotos de David Guttenfelder

    Quando acontece a COP27

    A Conferência do Clima da ONU de 2022, a COP27, acontece em Sharm el-Sheikh, no Egito, entre os dias 7 e 8 de novembro. 

    Segundo a ONU, a conferência deste ano trará foco em discussões sobre a crise de energia mundial, impulsionada principalmente pela guerra na Ucrânia, e irá enfatizar que o mundo não está fazendo o suficiente para combater as emissões de carbono segundo os termos do Acordo de Paris. 

    As negociações também devem especificar a maneira pela qual as nações devem medir suas emissões de GEE, o que abrirá caminho para o primeiro Balanço Global que avaliará o progresso do mundo na mitigação, adaptação e meios de implementação do Acordo de Paris durante a COP28, em 2023.

    mais populares

      veja mais

      mais populares

        veja mais
        loading

        Descubra Nat Geo

        • Animais
        • Meio ambiente
        • História
        • Ciência
        • Viagem
        • Fotografia
        • Espaço
        • Vídeo

        Sobre nós

        Inscrição

        • Assine a newsletter
        • Disney+

        Siga-nos

        Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados