O que é a COP27 e por que ela é relevante para a agenda climática?

A Conferência do Clima da ONU deste ano acontece no Egito entre os dias 7 e 8 de novembro.

A COP 27 acontecerá entre os dias 7 e 8 de novembro, no Egito. Esta imagem mostra Al Rifai' e Sultan Hassan com minaretes altos, em Cairo, Egito.

Foto de SHUTTERSTOCK
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 4 de nov. de 2022 11:32 BRT, Atualizado 4 de nov. de 2022 15:38 BRT

As COPs são as maiores e mais importantes conferências anuais relacionadas ao clima do planeta. A sigla remete à “Conferência das Partes”, relacionada aos países assinantes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), um tratado internacional de resposta à crise climática

O tratado adotado em 1992 durante a ECO-92, uma conferência da ONU de meio ambiente e desenvolvimento realizada na cidade do Rio de Janeiro, entrou em vigor em 1994. 

Desde então, quase todos os países do planeta se reúnem anualmente para cúpulas sobre o clima, as chamadas COPs. Em 2022, alcança-se a marca da 27ª cúpula anual – ou COP27.

Por que a COP é importante para a agenda climática

A importância das COPs para a agenda climática está no potencial dessas reuniões para negociações em prol de medidas para a contenção da crise climática em escala global. 

Foram nessas reuniões que tratados como o Protocolo de Kyoto (1997), que visa a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE) e estabeleceu o mercado de carbono, e o Acordo de Paris (2015), em que os países concordaram em tentar limitar o aquecimento global a 1,5°C, foram adotados, por exemplo.

À esquerda: No alto:

A ativista das mudanças climáticas Greta Thunberg se junta a uma marcha climática em Iowa City. Este ano, a jovem sueca confirmou que não irá à COP 27 em repúdio à dilatação das ações em prol da crise climática.

À direita: Acima:

Uma multidão marcha e carrega faixas pedindo aos líderes mundiais que combatam as mudanças climáticas. Enquanto nações e órgãos decisórios debatem durante as COPs, protestos sociais levantam suas vozes em nome do planeta ao ar livre.

fotografias de David Guttenfelder

Quando acontece a COP27

A Conferência do Clima da ONU de 2022, a COP27, acontece em Sharm el-Sheikh, no Egito, entre os dias 7 e 8 de novembro. 

Segundo a ONU, a conferência deste ano trará foco em discussões sobre a crise de energia mundial, impulsionada principalmente pela guerra na Ucrânia, e irá enfatizar que o mundo não está fazendo o suficiente para combater as emissões de carbono segundo os termos do Acordo de Paris. 

(Relacionado: Emissões de gases estufa aumentam no Brasil – atividades rurais lideram)

As negociações também devem especificar a maneira pela qual as nações devem medir suas emissões de GEE, o que abrirá caminho para o primeiro Balanço Global que avaliará o progresso do mundo na mitigação, adaptação e meios de implementação do Acordo de Paris durante a COP28, em 2023.

Continuar a Ler

Você também pode se interessar

Meio Ambiente
Mudanças climáticas aumentam casos de doenças como dengue e chikungunya
Meio Ambiente
Mudança climática: o que é, como é causada e o que você pode fazer para revertê-la
Meio Ambiente
Cidades inteligentes, sustentáveis e verdes: o que elas significam e quais suas diferenças?
Meio Ambiente
Existe combustível sustentável para avião?
Meio Ambiente
Como as emissões de gases de efeito estufa dos aviões afetam a qualidade do ar?

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2021 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados