Qual a importância dos fungos para o planeta Terra?

Esses organismos, que podem ser unicelulares ou se estender por quilômetros, são essenciais para diversos processos ecológicos e para a vida humana.

Publicado 21 de abr. de 2023, 13:15 BRT

Uma vista de cogumelos crescendo em uma árvore na caminhada do Acampamento Powis para o Acampamento Arabaru.

Foto de Renan Ozturk

Nem animais, nem plantas, nem bactérias: os fungos são tão complexos e diferentes dos outros seres vivos que chegam a ter seu próprio reino. Mesmo que peculiares, eles são essenciais para diversos aspectos da vida na Terra, desde avanços evolutivos até papéis importantes no combate à crise climática

Segundo  o livro “A trama da vida: A Importância dos Fungos do Mundo”, do biólogo e escritor inglês Merlin Sheldrake, publicado em 2020, os fungos existem desde na forma de seres unicelulares, como as microscópicas leveduras, passando por organismos mais complexos, como as extensas redes de cogumelo-do-mel, e chegando até a forma de seres extraordinários como os fungos do gênero Armillaria, um dos maiores organismos do mundo

“O atual detentor do recorde se encontra no estado do Oregon, nos Estados Unidos. É um fungo que pesa centenas de toneladas, espalha-se por dez quilômetros quadrados e tem algo entre 2 mil e 8 mil anos”, conta um trecho da obra.

Tão diverso quanto o próprio reino são as contribuições dos fungos para o meio ambiente. Também segundo o livro do biólogo inglês, uma das principais colaborações dos fungos foi possibilitar que as plantas dominassem biomas terrestres. “As plantas saíram da água há cerca de 500 milhões de anos graças à colaboração com os fungos, que serviram como um sistema de absorção por dezenas de milhares de anos, até que elas desenvolvessem raízes”, diz o livro.

Até hoje, novos ecossistemas terrestres são criados por fungos como os primeiros organismos a se estabelecer e formar o solo no qual as plantas criarão raízes, segundo Sheldrake.

Outra contribuição ecológica dos fungos é sua função como decompositores, tornando-os responsáveis pela manutenção dos nutrientes no solo, essenciais para o desenvolvimento de vegetação. Eles também são capazes de decompor poluentes químicos e complexos, sendo importantes aliados no combate à degradação ambiental, segundo escreve o biólogo.

Além disso, não há lugar do mundo em que os fungos não estejam presentes. Do fundo do mar, aos picos congelados, esporos fúngicos podem ser encontrados performando diversos serviços ecológicos e ecossistêmicos, ou seja, trazendo benefícios para o ambiente e seres humanos.

Outros exemplos presentes no livro de Sheldrake são as leveduras, que fermentam o açúcar em álcool e fazem o pão crescer; ou ainda as trufas, um tipo de cogumelo subterrâneo que está entre os alimentos mais caros do mundo.

Fungos também podem ser prejudiciais

Os poliporos crescem em uma árvore no Parque Nacional do Corcovado, Costa Rica.

Foto de Charlie Hamilton James

Mas existem também fungos que impactam as pessoas e as sociedades de forma negativa. De acordo com Sheldrake, além de infecções em humanos, os fungos são responsáveis pela perda de milhões de quilos de alimentos pelo mundo para doenças fúngicas.

banana nanica, por exemplo, variedade que responde por 99% das remessas de banana globais, está sendo dizimada por uma doença fúngica conhecida como mal-do-Panamá e poderá entrar em extinção nas próximas décadas.

No entanto, ainda há muito desse seres vivos que não se conhecem. Segundo Sheldrake, mais de 90% das espécies ainda não foram descritas, mas elas são peças que continuam sustentando a vida e tudo que depende dela.