Precisamos nos preparar para um futuro de céus alaranjados?

O fotógrafo da National Geographic Stuart Palley cobriu mais de 125 incêndios florestais. Neste artigo, ele compartilha algumas dicas sobre como se preparar para um futuro de céus enfumaçados.

Um barco solitário navega pelo East River de Nova York, Estados Unidos, em 7 de junho de 2023. Como os ventos levaram a fumaça dos incêndios florestais canadenses para o sul, grande parte dos Estados Unidos foi envolvida por uma fumaça, algo que, segundo os especialistas, pode acontecer com mais frequência à medida que o planeta se aquece.

Foto de Jake Price
Por Stuart Palley
Publicado 13 de jun. de 2023, 12:47 BRT

mudança climática está causando um aumento nos incêndios florestais, com mais fumaça subindo para a atmosfera a cada estação. Dependendo do vento e do clima, essa fumaça pode se espalhar por centenas ou milhares de quilômetros a partir de sua fonte, como aconteceu na costa leste dos Estados Unidos.

É provável que continuemos a ver a gravidade e a frequência dos incêndios aumentarem à medida que o planeta se aquece. Como fotógrafo, registrei mais de 125 incêndios florestais na Califórnia durante a última década, e compilei algumas dicas úteis e práticas recomendadas para reduzir a exposição ao ar nocivo.

Por que os incêndios florestais estão piorando?

Nos Estados Unidos, as 10 piores temporadas de incêndios florestais em termos de hectares queimados ocorreram desde 2004. A cada ano, são quebrados recordes de área queimada, casas destruídas ou vidas perdidas.

À esquerda: No alto:

A fumaça de incêndios florestais paira sobre as montanhas do norte da Califórnia e do sul do Oregon em 2020, um ano recorde de incêndios florestais no oeste dos Estados Unidos. A mudança climática está preparando o terreno para anos ainda mais recordes.

À direita: Acima:

O incêndio Dixie queima a noroeste de Quincy, Califórnia, em 27 de julho de 2021. As chamas do enorme incêndio queimaram quase quatro milhões de quilômetros quadrados em cinco condados, tornando-o o segundo maior incêndio florestal da história do estado.

fotos de Stuart Palley

As condições para "eventos de fumaça" que afetam grandes centros populacionais estão se tornando mais frequentes e mais prováveis a cada ano, pois a mudança climática cria condições (como calor, seca e aumento dos déficits de pressão de vapor) que favorecem o crescimento de grandes incêndios florestais.

O que pode ser feito?

Uma pessoa pode ser impotente para mudar o clima ou controlar para onde vai a fumaça, mas há coisas que você pode fazer para se proteger do pior. 

1. Fique atento à qualidade do ar

O U.S. Department of Ecological Transition and Population Challenge (Departamento de Transição Ecológica e Desafio Populacional dos EUA) tem um Índice Nacional de Qualidade do Ar em tempo real (e codificado por cores de acordo com a gravidade) que nos permite conhecer os diferentes graus de ar carregado de fumaça. Isso pode ajudá-lo a entender os riscos que sua área enfrenta.

mais populares

    veja mais
    À esquerda: No alto:

    Vista do Presidio, em São Francisco, envolto em fumaça laranja escura, em 9 de setembro de 2020. Cerca de 9900 incêndios florestais ocorreram na Califórnia naquele ano, mais do que o dobro do recorde anterior.

    Foto de Gabrielle Lurie The San Francisco Chronicle, Getty Images
    À direita: Acima:

    Fumaça tóxica envolve o Lago Oroville em 28 de julho de 2021. Durante esse verão, recorde como o mais quente e seco da história, o lago estava cerca de 91 metros abaixo de seu nível normal.

    Foto de Stuart Palley

    Se você tiver a sorte de trabalhar em ambientes fechados ou remotos, isso permitirá que você controle melhor o ar ambiente. As pessoas que trabalham ao ar livre devem limitar sua atividade física e, embora as diretrizes para a qualidade do ar externo estejam sendo desenvolvidas, alguns estados dos EUA, como Washington, exigem que os trabalhadores usem respiradores em dias de ar extremamente ruim.

    2. Use máscara N95 ou superior em ambientes externos

    A melhor máscara deve ter duas tiras, uma acima das orelhas e outra abaixo, para vedar melhor o rosto e garantir que você não inale partículas de fumaça ao inspirar. As máscaras elastoméricas são muito populares para uso prolongado, pois usam filtros N95 patenteados e substituíveis, além de uma faixa elástica ajustável e gel para contato com o rosto.

    À esquerda: No alto:

    O gato sphynx Ziggy, da fotógrafa Dina Litovsky, se estica enquanto o céu de Nova York é tingido de laranja. A cidade foi envolvida por nuvens de fumaça dos incêndios florestais canadenses em 7 de junho de 2023.

    Foto de Dina Litovsky
    À direita: Acima:

    A fumaça do incêndio Thomas brilha em tons de laranja ardente durante o pôr do sol na Floresta Nacional de Los Padres, em 13 de dezembro de 2017. Na época, o incêndio Thomas foi o maior incêndio florestal da história moderna da Califórnia, queimando mais de um milhão de quilômetros quadrados de terra. Atualmente, ele é o oitavo maior incêndio.

    Foto de Stuart Palley

    Você pode obter níveis mais altos de proteção com máscaras semifaciais P100 descartáveis e P100 reutilizáveis, como a série SR-100 da Sundstrom, que às vezes são usadas por bombeiros florestais. As máscaras que protegem mais custam caro, são mais volumosas e menos práticas para uso ocasional. Para maior conforto, você também pode comprar uma máscara N95 com uma válvula de exalação, que reduzirá o embaçamento e o acúmulo de umidade e calor ao exalar o ar.

    3. Invista em um filtro de ar melhor

    Se a sua casa/escritório tiver ar-condicionado centralizado, verifique se o filtro de ar está classificado para partículas de 2,5 mícrons. Isso geralmente custa mais do que um filtro de poeira básico, mas filtra melhor as partículas menores de fumaça suspensas na atmosfera. Se o filtro parecer visivelmente sujo, substitua-o. Certifique-se de substituí-lo a cada três meses durante a temporada de incêndios, e a cada seis meses durante o uso normal.

    4. Crie seu próprio sistema de filtragem de ar

    Se você tem ar-condicionado central ou de janela, pode complementar a purificação do ar com uma caixa Corsi-Rosenthal, uma solução do tipo "faça você mesmo" que usa quatro filtros colados com fita adesiva e um ventilador na parte superior, criando uma solução de filtragem ad hoc de sala a sala. Por entre 100 e 150 dólares você pode criar uma solução robusta que trocará o ar em cerca de 46 metros quadrados cinco vezes por hora.

    À esquerda: No alto:

    Em 6 de junho de 2023, a cidade de Nova York registrou uma das piores qualidades de ar do mundo, pois a fumaça dos incêndios florestais vindos do Canadá cobriu os EUA. Embora esse céu alaranjado fosse incomum para a Costa Leste, infelizmente é uma visão familiar para os residentes da Costa Oeste.

    Foto de Jake Price
    À direita: Acima:

    Do chão e do ar, os bombeiros combatem um incêndio florestal que eclodiu no início de julho de 2018 em Basalt, Colorado. O incêndio levou meses para ser totalmente contido, pois queimou mais de 48 quilômetros quadrados.

    Foto de Pete McBride Nat Geo Image Collection

    Como ele funciona? O ar é aspirado pelo filtro e soprado para cima pelo ventilador. O projeto básico requer apenas papelão, fita adesiva, um ventilador de caixa e filtros de ar, todos os quais podem ser encontrados em uma loja de ferragens local. Observe que isso não substitui o uso de máscaras ao ar livre, e você precisará de espaço ao redor do ventilador para que o ar passe até os filtros.

    5. Cuide de seus olhos

    Os colírios genéricos de venda livre são ideais para olhos irritados por partículas, pois lubrificam a superfície ocular e ajudam a remover os poluentes. Tente estocar suprimentos bem antes da temporada de incêndios.

    Isso garantirá que você tenha materiais à mão para usar quando a fumaça chegar, pois os estoques ficarão baixos durante os eventos de fumaça e incêndios florestais.

    6. Considere a possibilidade de sair da cidade

    Se você for considerado uma pessoa de alto risco e tiver os meios e a capacidade para fazê-lo, talvez seja melhor sair de casa se a sua área for afetada pela fumaça. Você pode consultar o site de organizações locais de saúde para ver se pertence a um grupo populacional que é mais sensível à exposição a altos níveis de poluentes atmosféricos. Geralmente são pessoas com asma e doenças cardíacas ou pulmonares.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados