2:00

O boto galeroso e o enigma tucuxi

Pesquisadora que estuda populações de botos e tucuxis na Amazônia fala sobre como a percepção da personalidade dos animais pelas comunidades ribeirinhas pode ajudar projetos de conservação.

A volta dos fiéis ao Círio de Nazaré em Belém do Pará em fotos

Reportagem acompanhou as homenagens a Nossa Senhora, que reuniram mais de 500 mil pessoas mesmo com as restrições impostas pela pandemia. 
6:07

Fiéis voltam às ruas de Belém para o Círio de Nazaré

Reportagem acompanhou as homenagens a N. Sra. na capital do Pará. Apesar da programação oficial reduzida devido à pandemia, centenas de milhares de devotos retornaram às ruas em 2021.

Quantos botos há na Amazônia?

Reportagem acompanhou o trabalho de campo de pesquisadores que estudam o boto-cor-de-rosa, o maior golfinho de água doce do mundo, e o boto-tucuxi, o menor.

Cheias recordes atingiram cidades na bacia amazônica este ano – mas a vida seguiu

Fotógrafo acompanhou o cotidiano dos atingidos pelas enchentes dos rios Negro, Solimões e Amazonas – uma das crises em uma região já fortemente afetada pela pandemia.

Ação humana é responsável por quase todas as transformações nos biomas brasileiros, diz Tasso Azevedo

Área de garimpo em terras indígenas aumentou 495% em 10 anos; 20% do território brasileiro queimou pelo menos uma vez desde 1985; agropecuária avançou 81 milhões de hectares em 36 anos – em entrevista, coordenador geral analisa dados do MapBiomas.

Afuá, a cidade das bicicletas na Amazônia

Nas vias e passarelas desta cidade paraense, construída sobre palafitas em uma ilha da foz do rio Amazonas, não entram motos, carros ou qualquer outro veículo motorizado – um exemplo de mobilidade urbana sustentável.

Julgamento do marco temporal pelo STF pode desterrar povos indígenas – entenda

Reportagem acompanhou a mobilização dos mais de 6 mil indígenas que acamparam em Brasília para protestar contra a tese do marco temporal e o cerceamento dos direitos dos povos originários pelos poderes Executivo e Legislativo.
8:30

Davi Kopenawa: "A força da natureza colocou meu pensamento no campo de luta"

O xamã e líder yanomami conversou com a reportagem durante visita à Brasília, onde participou da mobilização indígena contra o marco temporal. Neste vídeo ele conta um pouco da sua história a partir das imagens do livro A Queda do Céu.

É o 'pouco índio' que está sustentando o planeta Terra, avisa Davi Kopenawa

Em entrevista exclusiva, o xamã e líder yanomami analisa as ameaças aos povos indígenas e rebate a ideia de que há 'muita terra para pouco índio'.
1:28

Depois de 200 anos, bugios voltam a procriar no Parque Nacional da Tijuca

Armadilha fotográfica registrou os filhote de um casal de bugios formado por indivíduos soltos separadamente na natureza.

Mudanças climáticas e atividades humanas já ameaçam áreas inundáveis da Amazônia

Várzeas e igapós enchem e secam todos os anos de acordo com o ciclo de chuvas da floresta. São espaços de rica biodiversidade e da cultura ribeirinha. Mas o pulso da inundação deixou de ser previsível – e cientistas agora tentam entender melhor o impacto.

Aquecimento do mar pode dizimar biodiversidade de ilhas oceânicas brasileiras

Alta de 2ºC a 3ºC na temperatura da água provocaria distúrbios na cadeia trófica do Atol das Rocas e outros ecossistemas recifais do Atlântico Sul, revela estudo pioneiro.

Entre a exaustão e a esperança: médico fotógrafo registra a vida nos hospitais

O cirurgião Ary Bassous usa a fotografia para dar voz aos profissionais da saúde – enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e serventes de limpeza – que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

Não há plano B: precisamos de um novo sistema socioeconômico, diz membro brasileiro do IPCC

Em entrevista à National Geographic, o cientista Paulo Artaxo, um dos autores do Sexto Relatório de Avaliação sobre as mudanças climáticas, divulgado na semana passada, diz que a situação não é de fim do mundo, mas um chamado para agir.

Conseguimos ver o fim da pandemia no Brasil, ou é uma miragem?

Restando 81% do público-alvo para vacinar com duas doses ou dose única, imunidade coletiva vai ser atingida apenas em 2022 se ritmo atual da vacinação se mantiver. Especialistas ouvidos pela reportagem indicam a saída para a pandemia.
6:21

Eu não sabia que ia ser militar

Sérvulo Borges, ex-militar e atual liderança quilombola, conta como uma equipe formada majoritariamente por pessoas negras removeu compulsoriamente, entre 1986 e 1989, 312 famílias quilombolas que viviam à beira mar em Alcântara, no Maranhão.

Queimadas e desmatamento estão transformando Amazônia em fonte de carbono, diz estudo

Artigo publicado na Nature por pesquisadores brasileiros revela que o leste do bioma já emite mais carbono do que remove da atmosfera, graças ao desmatamento e mudanças climáticas.

Ampliação de base espacial da ditadura ameaça repetir despejo de quilombolas

O Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, foi construído na década de 1980 sobre o maior território quilombola do Brasil, removendo compulsoriamente 312 famílias. Agora, ampliação planejada pelo governo Bolsonaro quer deslocar mais comunidades.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados