Conseguimos ver o fim da pandemia no Brasil, ou é uma miragem?

Restando 81% do público-alvo para vacinar com duas doses ou dose única, imunidade coletiva vai ser atingida apenas em 2022 se ritmo atual da vacinação se mantiver. Especialistas ouvidos pela reportagem indicam a saída para a pandemia.
6:21

Eu não sabia que ia ser militar

Sérvulo Borges, ex-militar e atual liderança quilombola, conta como uma equipe formada majoritariamente por pessoas negras removeu compulsoriamente, entre 1986 e 1989, 312 famílias quilombolas que viviam à beira mar em Alcântara, no Maranhão.

Queimadas e desmatamento estão transformando Amazônia em fonte de carbono, diz estudo

Artigo publicado na Nature por pesquisadores brasileiros revela que o leste do bioma já emite mais carbono do que remove da atmosfera, graças ao desmatamento e mudanças climáticas.

Ampliação de base espacial da ditadura ameaça repetir despejo de quilombolas

O Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, foi construído na década de 1980 sobre o maior território quilombola do Brasil, removendo compulsoriamente 312 famílias. Agora, ampliação planejada pelo governo Bolsonaro quer deslocar mais comunidades.

Ingestão de plástico já foi registrada em mais de 1,5 mil espécies animais

Adaptados ao longo de milênios para reconhecer alimentos rapidamente, os animais não identificam os itens plásticos. Pela semelhança com a comida – sacolas e águas-vivas no mar, por exemplo –, acabam os ingerindo. Isso é a armadilha evolutiva.

Do Caribe ao Xingu – Amapá guarda vestígios do processo de ocupação da Amazônia

Escavações na região da foz do Amazonas revelam populações milenares que desenvolveram arte, monumentos megalíticos semelhantes ao Stonehenge e avançadas tecnologias cerâmicas e agrícolas.

Como interpretar o passado a partir de objetos arqueológicos

Arqueólogo discorre sobre as técnicas e processos utilizados para compreender como viviam os antigos habitantes da Amazônia.

História da ocupação do Baixo Amazonas prova que humanos e floresta podem conviver

Estudos arqueológicos na região de Monte Alegre, no noroeste do Pará, provam que a relação milenar entre humanos e floresta permitiu o florescimento de grandes populações com alta cultura e desenvolvimento tecnológico.

Esvaziada pela pandemia, 'Meca' da umbanda pede ajuda para não fechar

O Santuário Nacional da Umbanda, um patrimônio cultural imaterial e parque ecológico na cidade de Santo André, em São Paulo, fechou as portas completamente por sete meses. Agora reaberto, ainda espera pela volta dos fiéis.

Perereca-pixinguinha: pesquisadores unem ciência e arte ao batizar anfíbio

Espécie ocorre somente no Espírito Santo e foi batizada em homenagem ao músico que "transformava notas de choro, o ritmo, em lágrimas de alegria”. 
2:03

Jubarte presa em rede de pesca sai 'acenando' depois de ser solta em Ilhabela

Presença de baleias no canal de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, é cada vez mais comum – assim como o encontro de animais marinhos com lixo plástico.

Registros de armas de fogo pelos CACs explodem no Brasil – mas quem são eles?

Colecionadores, atiradores e caçadores são a categoria que mais tem se beneficiado com os decretos presidenciais que facilitam acesso a pistolas, fuzis e espingardas.

Nova rodovia promovida por Bolsonaro ameaça região mais biodiversa da Amazônia

Especialistas temem que, caso construída, projeto de estrada que corta o Parque Nacional da Serra do Divisor e liga o extremo noroeste do Brasil com o Peru estimularia a mineração, o desmatamento e o narcotráfico.

Rodovia proposta para ligar Acre e Peru corta parques, reservas indígenas e zona de narcotraficantes

Planejada há quase duas décadas e agora promovida por governantes brasileiros e peruanos, projeto de estrada que ligaria as cidades de Pucallpa e Cruzeiro do Sul ainda não consultou comunidades afetadas, que temem aumento da violência.
1:25

Esta icônica ferrovia suíça atravessa mais de 200 pontes, viadutos e túneis

Um marco da engenharia, a ferrovia Rética atravessa os Alpes para ligar a Suíça ao norte da Itália.

Sétimo bioma brasileiro esconde tesouro de peixes, mamíferos, aves e algas

Sistema Costeiro-Marinho foi incorporado ao mapa de biomas brasileiros pelo IBGE em 2019.

Mundo atinge parte das metas para ampliação de áreas protegidas – é hora de dobrá-las

Enquanto relatório aponta aumento de áreas conservadas, apesar da pouca proteção efetiva e déficit de reservas marinhas, organizações se preparam para a próxima década, considerada a última chance para evitar catástrofe climática.

Técnicos do SUS levam vacina em casa e devolvem esperança ao sertão do Brasil

Fotógrafo acompanhou equipe de vacinação em trajetos para imunizar população da zona rural do Cariri paraibano.

Conhecimento científico evidencia mentiras na CPI da Covid, diz pesquisadora de Harvard

Em entrevista exclusiva, a brasileira Marcia Castro aponta os erros do governo no enfrentamento da pandemia e diz o que poderia, e ainda pode, ser feito diferente.

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2017 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados