Conheça as 4 chapadas mais famosas do Brasil

Você sabe o que é uma chapada? Descubra quais são as principais chapadas do território brasileiro e escolha seu próximo destino de viagem para conhecê-las.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 15 de dez. de 2023, 12:00 BRT

Uma das pelas paisagens da Chapada dos Veadeiros (GO), que é repleta de trilhas e cachoeiras.

Foto de Divulgação Embratur

Quem busca aventura em destinos de natureza exuberante com fauna e flora de características únicas, cachoeiras e trilhas desafiadoras encontra nas diversas chapadas do Brasil destinos perfeitos. 

Mas o que faz uma região ser considerada uma Chapada? Quais são as mais belas e famosas dentro do território brasileiro para se visitar? A seguir, National Geographic responde: 

O que é uma chapada?

As chapadas são formas de relevo de grande extensão localizadas especialmente nas regiões Nordeste, Centro-OesteSudeste do Brasil.  

Elas possuem características geológicas específicas como altitude elevadatopo relativamente plano, sendo também conhecidas como como “altiplano” ou em inglês, plateaus, como explica a Revista Brasileira de Geomorfologia (periódico online que desde 2000 tem foco em pesquisas relacionadas à gênese, evolução e formas de relevo brasileiro) e a a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido).

Quais são as chapadas do Brasil?

Com paisagens deslumbrantescachoeiras incríveis, as chapadas brasileiras são um verdadeiro paraíso para quem gosta de ecoturismo, reunindo natureza e aventura em uma viagem especial

O Brasil possui sete chapadas espalhadas pelo seu território, são elas: Chapada Diamantina (Bahia), Chapada dos Veadeiros (Goiás), Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), Chapada das Mesas (Maranhão), Chapada do Araripe (que tem seu terreno nos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí), Chapada dos Parecis (Mato Grosso) e Chapada do Guarani (São Paulo).

As quatro chapadas mais famosas do Brasil 

Das belíssimas sete chapadas existentes no país, algumas se tornaram mais famosas por sua exuberância natural e também por possuírem melhor estrutura para receber os viajantes

Conheças quais são as mais famosas chapadas do Brasil e escolha seu próximo destino de viagem

Chapada Diamantina, na Bahia 

mais populares

    veja mais

    Na Chapada Diamantina (BA) é possível ver de perto as típicas (e belas) formações montanhosas com o topo relativamente plano.

    Foto de Site Guia Chapada Diamantina

    Como o próprio site do Ministério do Turismo do Brasil define, essa é a “chapada da natureza selvagem”. O Parque Nacional da Chapada Diamantina entra para a lista como um lugar para ser desbravado por quem ama a diversidade de fauna e flora. Ele está localizado na Bahia e possui 152 mil hectares. Alguns de seus destaques são: as cachoeiras da Fumaça e do Buracão, o Poço Azul e a trilha da travessia do Vale do Pati.

    relevo da Chapada Diamantina é formado por uma cadeia montanhosa, mas possui a biodiversidade de estar em três biomasCaatingaCerradoMata Atlântica – sendo acessada pelas cidades de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. Seu nome tem origem na descoberta de jazidas de diamantes encontradas na região no século 19. 

    Chapada dos Veadeiros, em Goiás 

    Essa chapada é definida pelo Ministério do Turismo do Brasil como um lugar para uma “viagem astral”, pois reúne em um só local natureza impressionante e muitas histórias místicas. Com mais de 240 mil hectares (sendo maior até que o estado de Sergipe), o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no bioma Cerrado e se divide entre as cidades de Alto Paraíso de GoiásCavalcanti

    Quem visita a Chapada dos Veadeiros pode vivenciar experiências na natureza, como caminhadaobservação de aves, atividades com fins educacionais e científicos, campismo, escalada e diversas outras práticas esportivas. Entre seus locais de destaque estão o belíssimo Vale da Lua, com formações rochosas que os visitantes parecem estar na superfície da Lua, além da Cachoeira de Santa Bárbara e várias outras trilhas.

    Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso

    A Chapada dos Guimarães (MT) apresenta uma grande diversidade de vegetação, cavernas, montanhas típicas de chapadas (como da foto) e ainda, vários sítios arqueológicos.

    Foto de Flávio André MTur Destinos

    Essa chapada é conhecida como o “templo das cavernas”, como explica o Ministério do Turismo do Brasil. Isso porque a região é praticamente um museu natural e arqueológico a céu aberto, possuindo 33 mil hectares em que cerca de 46 sítios arqueológicos guardam as relíquias de antepassados e de dinossauros que viveram na região cerca de 64 milhões de anos atrás, como explica o site governamental.

    Localizada no bioma Cerrado, está na cidade de Cuiabá e também numa cidade de mesmo nome: Chapada dos Guimarães. É lá que nascem importantes rios brasileiros, como o rio Paraguai, Tocantins, Araguaia e Juruena-Tapajós. Entre seus locais mais interessantes estão a Cachoeira do Véu da Noiva, o Morro de São Jerônimo e o Circuito das Cachoeiras

    Chapada das Mesas, no Maranhão

    Mais isolada e distante dos grandes centros, a Chapada das Mesas tem se tornado um destino turístico cada vez mais procurado pois é perfeita para turistas de todas as idades. Apesar de estar no Maranhão, a capital mais próxima é Palmas (Tocantins), que fica a 500 km, já São Luís está a 840 km – estando exatamente nas cidades de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão, como explica o site do Ministério do Turismo.

    Localizada no centro-sul do Maranhão, a Chapada da Mesas é mais isolada e reserva mais de 160 mil hectares de bela natureza típica do Cerrado, com formações rochosas quem parecem "mesas", como a da foto.

    Foto de Divulgação Embratur

    Com mais de 160 mil hectares de Cerrado, seu parque foi criado apenas em 2005 e ganhou esse nome pois suas formações rochosas lembram “mesas”. Essa chapada abriga trilhas relativamente fáceis e belas cachoeiras e poços de águas cristalinas, como o Encanto Azul. Outros lugares imperdíveis são: a Cachoeira da Prata, a Cachoeira de São Romão (que possui 26 metros de queda d’água), o Morro do Chapéu e o santuário ecológico da Pedra Caída

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados