Durante uma onda de frio, as temperaturas ficam abaixo de um certo limite por vários dias ...

O que é uma onda de frio e quais são suas principais características?

Esse fenômeno meteorológico está relacionado à formação de geada e neve. Mas suas consequências podem variar de acordo com o local onde ocorre.

Durante uma onda de frio, as temperaturas ficam abaixo de um certo limite por vários dias seguidos. Na foto, uma imagem da Sibéria, na Rússia, uma das regiões mais frias do planeta.

Foto de Gerd Ludwig
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 27 de jun. de 2024, 12:05 BRT

As altas temperaturas durante as ondas de calor afetam a saúde das pessoas. Da mesma forma, quando o termômetro registra baixas temperaturas por vários dias, podem ocorrer efeitos negativos.  A seguir, descubra o que é uma onda de frio e quais são suas características.

(Mais sobre o planeta: De volta aos primórdios da Terra: o que foi o supercontinente Gondwana?)

O que é uma onda de frio?

Uma onda de frio é um "fenômeno meteorológico geralmente caracterizado por uma queda brusca na temperatura do ar perto da superfície da Terra, levando a valores extremamente baixos que podem ser associados a condições climáticas como geada e formação de gelo",  como define a Organização Meteorológica Mundial (OMM) em um documento publicado em 2023.

Embora o conceito preciso do que constitui uma onda de frio possa variar de acordo com cada agência nacional, a OMM enfatiza que, durante esses eventos, as temperaturas ficam abaixo de determinados limites por um número mínimo de dias. 

A OMM determina que elas devem persistir por pelo menos dois dias. O Serviço Meteorológico Nacional da Argentina, por sua vez, considera que uma onda de frio acontece quando as temperaturas perduram por pelo menos três dias consecutivos.

Eventos climáticos como as ondas polares podem afetar a saúde das pessoas e também a agricultura, por exemplo. Acima, a vista da cidade de Estocolmo durante o inverno.

Foto de SHUTTERSTOCK

Normalmente, uma onda de frio está associada à irrupção de ar muito frio causada pelo deslocamento de uma massa de ar polar ou de alta latitude para latitudes mais baixas, explica a agência meteorológica. 

(Para saber mais: Você sabe como a neve se forma? Esse fenômenos natural está presente em quase todo o planeta)

Os efeitos do frio, que podem causar problemas de saúde para as pessoas (como o aumento de doenças respiratórias, por exemplo), além de impactos na agricultura, que variam de acordo com a região ou a estação do ano, explica a OMM.

"Por exemplo, uma temperatura abaixo de 0°C pode ter pouco impacto se ocorrer no inverno, mas pode gerar repercussões muito significativas se ocorrer em um estágio crítico do desenvolvimento da safra na primavera", diz a fonte metereológica.

Por esse motivo, conclui a OMM, as autoridades precisam levar em conta o impacto dos fenômenos ao decidir quais parâmetros usar para monitorar esses eventos climáticos e suas consequências.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados