Veja esta nova maneira de visitar a Floresta Amazônica

Os guindastes de dossel, antes reservados para pesquisas no topo das árvores, permitem que você veja o "oitavo continente" como um “arbornauta”.

Por Stephanie Vermillion
Publicado 11 de mai. de 2023, 10:16 BRT
NationalGeographic_1550529

A névoa da manhã paira sobre o dossel do Parque Nacional Yasuní, no Equador, uma das áreas de biodiversidade mais ricas do planeta. Um novo guindaste de dossel permite que os viajantes vejam como um cientista as copas das árvores da floresta tropical.

Foto de Tim Lamán Nat Geo Image Collection

"Sabemos mais sobre a Lua do que sobre o dossel da Floresta Amazônica", diz Meg Lowman, exploradora da National Geographic e diretora executiva da TREE Foundation.

A ciência das copas das florestas está em sua infância. As análises do dossel começaram há quatro décadas, quando pioneiros como Lowman usaram cordas e arreios para alcançar a cúpula quase impenetrável de folhagem, trepadeiras, galhos e epífitas. Suas descobertas – especialmente sobre a densidade e a diversidade de espécies – revolucionaram a ecologia florestal.

Ao longo dos anos, esses cientistas de dossel, apelidados de "arbornautas", criaram embarcações de pesquisa criativas: balões, elevadores de cerejeira, drones, guindastes, torres e passarelas. O último é agora um elemento básico na experiência de turismo na floresta tropical, com passarelas de dossel dando as boas-vindas aos viajantes de todo o mundo.

Mas agora, um novo guindaste de turismo na Amazônia equatoriana, que estreou em março, oferece uma visão exclusiva do que Lowman considera o "oitavo continente".

"Todos os macacos estão restritos ao dossel, assim como os morcegos e muitos pássaros", diz o cientista equatoriano Jarol Fernando Vaca, observando que entre 60 e 90% da vida amazônica, incluindo primatas, répteis e milhares de insetos, residem nessas alturas e raramente deixam esse emaranhado de copas de árvores. Vaca também é guia do Sacha Lodge, que oferece o passeio pelo dossel. Aqui está o que você precisa saber sobre essa nova experiência aérea.

O novo guindaste de dossel do Sacha Lodge suspende uma gôndola ao ar livre sobre a floresta usando uma torre com um braço estendido.

Foto de Stephanie Vermillion

Vendo a Amazônia de um guindaste

Uma passarela ou torre tradicional de floresta tropical oferece uma visão próxima, porém estacionária, das copas das árvores. Mas o novo guindaste de dossel do Sacha Lodge, uma reserva ecológica particular e um hotel de 26 quartos no Equador, gira em torno da floresta para proporcionar um ponto de vista dinâmico e "acesso rápido a vários dosséis sem nenhum esforço físico", diz Lowman.

Chegar à plataforma de lançamento do guindaste, no entanto, é um safári na selva por si só. De Quito, os viajantes pegam um voo de meia hora até a cidade de Coca, na floresta tropical. Lá, os visitantes fazem um passeio de canoa de duas horas e meia pelo rio Napo, atravessando a floresta para chegar ao lodge.

Deste ponto, são apenas 20 minutos de passeio de canoa por um lago, onde se reúnem lontras, anacondas e jacarés, seguidos de uma caminhada de 15 minutos pelo chão da floresta, com aranhas, sapos e formigas cortadeiras trabalhando na trilha. A gôndola com guindaste, que comporta até quatro pessoas, desliza por mais de 5 mil metros quadrados de floresta, complementando esses avistamentos de fauna no nível do solo.

A Reserva da Biosfera Yasuní da Unesco, com 1,6 milhão de hectares no Equador, que abrange os 2 mil hectares privados e protegidos do Sacha Lodge, é um dos lugares com maior biodiversidade do planeta. Mais árvores crescem em pouco mais de um hectare da reserva do que nos EUA e Canadá continentais juntos. Cerca de 600 pássaros foram avistados somente na área do Sacha Lodge, o que corresponde a aproximadamente 7% de todas as espécies de aves da Terra.

Essa biodiversidade se revela à medida que o guindaste se arrasta acima do sub-bosque escuro e silencioso – uma camada da floresta que o dossel protege de quase toda a luz. Sua gôndola gira 360 graus enquanto leva os viajantes a 42 metros acima da linha das árvores. Algumas espécies da fauna são fáceis de serem vistas; outras requerem atenção especial, observação e um par de binóculos. (No entanto, ao contrário dos guindastes voltados para a pesquisa, este não o leva para muito perto das árvores – uma precaução para proteger os animais.)

Levando os visitantes a 42 metros do chão, o guindaste de dossel oferece vistas de 360 graus da Floresta Nacional Yasuní, no Equador.

Foto de Stephanie Vermillion

Do ponto mais alto do guindaste, a floresta parece um cobertor bem costurado, mas na verdade é uma colcha de retalhos de pequenos microhabitats. "Cada árvore gigante é como uma ilha em um oceano de árvores", diz Vaca. A diversidade da vida selvagem de árvore para árvore lembra outra joia equatoriana: as Ilhas Galápagos. "As espécies de uma ilha para outra podem ser diferentes."

As criaturas do dossel das árvores também agem de forma diferente das espécies semelhantes no chão da floresta – algo que Lowman aprendeu rapidamente durante suas primeiras escaladas. "Besouros brilhantes comiam tecidos de folhas jovens (mas não velhas), lagartas operavam em bandos alimentando-se de galhos inteiros, da folhagem mais nova à mais velha", escreveu ela em seu livro, The Arbornaut: A Life Discovering the Eighth Continent in the Trees Above Us. "Em mais de 60 mil espécies de árvores, quase todas abrigam comunidades únicas", acrescenta.

Embora fascinantes, essas maravilhas do dossel são mais do que curiosidades. Elas guardam segredos que são essenciais para nossa compreensão e proteção do planeta Terra.

Proteja o dossel, proteja o planeta

A Floresta Amazônica absorve um quarto de todo o dióxido de carbono absorvido em terra, mas perdemos cerca de 13% da floresta original devido, em grande parte, ao desmatamento, de acordo com um estudo de 2022 divulgado pelo Projeto de Monitoramento da Amazônia Andina. Como resultado, a floresta agora absorve 30% menos CO2 do que na década de 1990.

Cerca de 60% a 90% da vida na Amazônia, incluindo o macaco-esquilo (à esquerda), vivem no dossel da floresta tropical.

Foto de Steve Winter Nat Geo Image Collection

Araçari-de-pescoço-preto no Parque Nacional Yasuni.

Foto de Tim Lamán Nat Geo Image Collection

Assim como as passarelas e as torres, os guindastes desempenham um papel fundamental na compreensão desses ecossistemas em risco. Considere como exemplo os guindastes de dossel no Smithsonian Tropical Research Institute do Panamá, o primeiro a ser pioneiro na pesquisa com guindastes na década de 1990. Essas máquinas, que cobrem o Istmo do Panamá, ajudam os pesquisadores a analisar como as árvores lidam com o estresse, absorvem carbono e usam a água.

O conhecimento que os cientistas obtêm por meio do guindaste, compartilhado em mais de 130 artigos científicos publicados, identifica o papel da floresta na regulação das mudanças climáticas. Embora eficazes, esses guindastes de dossel têm uma grande desvantagem: o custo. Os valores variam de 250 mil dólares a vários milhões, e é por isso que existem tão poucos.

O guindaste do Sacha Lodge, aberto a turistas e pesquisadores, apresenta uma nova possibilidade de financiamento – e um futuro promissor para estudos nas copas das árvores. "Se os guindastes fossem financiados por uma receita vibrante de ecoturismo, isso seria um grande benefício para pesquisadores e turistas", diz Lowman.

O QUE SABER

Embora o Sacha Lodge opere o primeiro e, atualmente, único guindaste de dossel turístico, Lowman diz que os guindastes centrados em pesquisas oferecem opções de ecoturismo como parte de passeios educativos, bem como visitas de estudantes ou grupos de pesquisa. Alguns dos guindastes de pesquisa mais notáveis incluem:

Smithsonian Tropical Research Institute (STRI), Panamá. Localizado no Parque Natural Metropolitano da Cidade do Panamá. O guindaste do STRI tem vista para 80 espécies de árvores e cipós com vislumbres aéreos do horizonte da Cidade do Panamá. O segundo guindaste do instituto, localizado no Parque Nacional San Lorenzo, tem vista para o Caribe.

Observatório da Floresta Tropical Daintree, Austrália. Escondido na floresta tropical mais antiga do mundo, o guindaste de pesquisa do Daintree Rainforest Observatory, em Queensland, sobe 45 metros acima das árvores. Seu dossel irregular varia de 25 a 40 metros, e nele há várias espécies, de tucanos a cobras e sapos de árvore.

Grua Kakoba, Papua Nova Guiné. Contemple o Mar de Bismarck e admire uma teia de árvores verdejantes sob seus pés por meio da grua Kakoba, na Kau Wildlife Conservation Area da província de Madang, em Papua Nova Guiné. Esse guindaste, que cobre cerca de 1 hectare de floresta tropical de planície, é operado pelo Conselho Europeu de Pesquisa e pelo Centro de Pesquisa Binatang, de Nova Guiné.

A National Geographic Society, comprometida em destacar e proteger as maravilhas do nosso mundo, financiou o trabalho de Meg Lowman. Saiba mais sobre o apoio da Sociedade aqui.

Stephanie Vermillion é jornalista de viagens e atividades ao ar livre, cineasta e fotógrafa. Acompanhe suas aventuras no Twitter e no Instagram.