O que ver em Atlanta: a cidade do aeroporto mais movimentado do mundo tem bons preços e tesouros históricos

Aproveite ao máximo sua viagem à cidade que é o centro cultural do Sul dos Estados Unidos com estas dez dicas imperdíveis.

O Georgia Aquarium abriga mais de cem mil espécies, incluindo tubarões-baleia, golfinhos-nariz-de-garrafa e arraias-manta.

Foto de Marc Romanelli Getty Images
Por Alex Crevar
Publicado 1 de dez. de 2023, 13:33 BRT

Não é coincidência que Atlanta tenha começado sua história como o local escolhido a dedo para a criação de um terminal ferroviário regional, na década de 1830. Há duas décadas, esse local se tornou o aeroporto mais movimentado do mundo e foi além, tendo se tornando um hub internacional de grande atração e também a sede da Delta Air Lines.

A capital da Geórgia tem bons preços para os turistas e é um destino importante para viagens de negócios para empresas. Mas ela também é um sonho para pessoas reais que precisam de um lugar que “cabe no bolso” e com natureza para conhecer. 

A experiência mais icônica de Atlanta

O Atlanta Beltline, que terá mais de 35 quilômetros do antigo corredor ferroviário ao redor do centro da cidade, não será concluído até o ano de 2030. Ainda assim, a construção e o avanço do conceito tiveram um efeito transformador em uma cidade que anseia por um ritmo mais humanizado. 

Esse projeto irá conectar 45 bairros por meio de cerca de 53 quilômetros de trilhas multiuso e parques. Atualmente, as seções das trilhas Northside, Westside e Eastside estão abertas para pedestres e ciclistas, além de possuir diversas lojas, bares de cerveja artesanal, arte de rua e atividades ao ar livre.

Uma maravilha natural da Geórgia

Frequentemente chamada de “o maior granito exposto do mundo”, a Stone Mountain é certamente um dos maiores monólitos do planeta. A enorme montanha, a cerca de 32 quilômetros a nordeste de Atlanta, tem mais de 500 metros de altura. Quilômetros de trilhas para caminhadasciclismo e corrida circundam e atingem o topo do monólito. 

Em sua face norte, a maravilha natural também apresenta uma escultura polêmica – maior que o Monte Rushmore – representando os soldados confederados Robert E. Lee, Stonewall Jackson e Jefferson Davis.

Conheça a história de Martin Luther King Jr.

Provavelmente, nenhuma pessoa que nasceu em Atlanta merece tanto reconhecimento quanto Martin Luther King Jr., que, usando uma mensagem de não-violência, ajudou a conduzir o movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos. Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1964.

Vale a pena conhecer o espaço “Martin Luther King Jr. Center for Nonviolent Social Change” (Centro para Mudança Social Não-Violenta), ou “King Center”, fundado em 1968, que fica em um grande lugar histórico nacional de Atlanta e inclui o local de nascimento de Martin Luther King Jr. e sua cripta, obras de arte, fotografias e exposições históricas. A entrada é gratuita.

A melhor viagem de um dia: visitar Athens 

A cidade de Athens, que fica a 1h30 a leste de Atlanta, abriga a Universidade da Geórgia, fundada em 1785. O centro histórico está repleto de cafés, boutiques e restaurantes. A sensação aqui é a de estar em um dos bairros mais badalados do sul do país. 

Para quem é de fora do estado da Geórgia, a "Cidade Clássica", como é chamada, é mais conhecida como o local de nascimento das bandas B-52's e do R.E.M, e por sua influência inicial no rock universitário alternativo ou indie. Atualmente, Athens ainda é uma incubadora de artistas que tocam ao vivo por toda a cidade.

Curta a natureza no parque nacional Chattahoochee River

O Chattahoochee River atravessa a área metropolitana de Atlanta, criando uma conexão natural entre as Montanhas Apalaches e o Golfo do México

A Chattahoochee River National Recreation Area protege o curso d'água e suas margens em uma extensão de mais de 77 quilômetros, ao longo das quais os habitantes de Atlanta se afastam da pressão da vida urbana praticando rafting, pesca, ciclismo e caminhadas.

Onde ir à noite em Atlanta 

Quase todos os moradores de Atlanta têm uma história sobre o bar Clermont Lounge, que foi inaugurado em 1965 no porão do então Clermont Motor Hotel (que hoje se tornou um hotel boutique, pois foi comprado por uma rede e se chama Hotel Clermont Atlanta by Oliver). 

Ainda que talvez um décimo dessas histórias seja verdadeiro, o local ainda existe e segue atraindo muita gente. O que é garantido no Clermont é que ele combina elementos de decadência, bebida barata, pessoas se apresentando no palco e, ainda, a combinação de funk e soul, o que faz dela uma das melhores boates da cidade.

Decatur, um bairro a ser explorado em Atlanta

Considerada uma das áreas mais legais da cidade, o distrito de Decatur, na região leste, é quase uma cidade por si só – afinal, foi fundada em 1823, 14 anos antes de Atlanta. 

Alguns dos melhores e mais modernos restaurantes, bares e boutiques da região estão agrupados pelo bairro e se espalham pelo emaranhado de ruas arborizadas de Decatur. 

Entre os estabelecimentos de visita obrigatória, o Brick Store Pub, inaugurado há mais de duas décadas, ajudou a revigorar o centro histórico e foi fundamental para a crescente popularidade do setor de cervejas artesanais da região.

O melhor lugar para ver e ser visto

O Little Five Points, melhor bairro para “badalar” na cidade, satisfaz várias categorias para os viajantes que desejam conhecer a verdadeira Atlanta. 

Esse pedaço da cidade funciona como um elo entre o centro, o Old Fourth Ward e Decatur, e tem uma vibração hipster distintamente pós-moderna: hambúrgueres gourmet, estúdios de tatuagem, lojas vintage, bares para atrair todos os grupos de pessoas e o icônico local de música Variety Playhouse. Se você começar sua viagem nesse bairro, talvez não saia mais de Little Five Points.

Para saber mais sobre a história da cidade

O segundo ganhador do Prêmio Nobel da Paz vindo da Geórgia foi também o único presidente nascido no estado: Jimmy Carter. A Jimmy Carter Presidential Library and Museum foi inaugurada em 1986 e possui aproximadamente 1 milhão de fotografias, milhares de horas de vídeo e cerca de 40 milhões de páginas que documentam sua administração. A biblioteca também está aberta ao público para pesquisa.

Um teatro imperdível de Atlanta

O Fox Theatre está localizado na Peachtree Street, no centro da cidade. Nenhuma estrutura – exceto a cúpula dourada da prefeitura capital – em Atlanta é tão icônica. O opulento edifício, com sua combinação de arquitetura arabesca e estilo Art Déco, foi inaugurado como um palácio de cinema em 1929. 

Hoje, o Fox Theatre, com seus 4.665 lugares, oferece um local perfeito para apresentações de turnês de espetáculos da Broadway, shows de variedades e alguns dos maiores artistas da música.

mais populares

    veja mais

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados