Surpreenda-se com Atlanta: cheia de parques, a cidade conquista a todos com sua culinária fusion multicultural

Centro cultural do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, Atlanta oferece uma paisagem urbana repleta de parques, uma forte cena musical e uma bela área verde para pedestres e ciclistas.

skyline de Atlanta brilha ao anoitecer.

Foto de Sean Pavone Alamy Stock Photo
Por Alex Crevar
Publicado 1 de dez. de 2023, 13:35 BRT

A capital da Geórgia é um ponto-chave geograficamente localizado no sudeste dos Estados Unidos. A cidade é famosa por ser um ponto de encontro de pessoas com a mente aberta e por ter sido a sede da região durante o movimento pelos Direitos Civis no país. 

Em Atlanta, cidade com mais de 70 ruas chamadas “Peachtree” (a árvore do pêssego), diferentes culturas encontram equilíbrio entre o grupo de pessoas de gravata e terno, o de tatuados, a turma que gosta de cervejas artesanais, além dos fãs de hip-hop e, por fim, as pessoas que produzem o melhor do entretenimento.

Qual é a melhor época para ir a Atlanta

As melhores épocas para visitar Atlanta são a primavera e o outono. Além de ser muito úmida e quente no verão, os principais festivais e eventos acontecem durante esses meses mais amenos. Na primavera, as azaleias estão florescendo e há também vários festivais de música e artes ao ar livre. No outono, o clima levemente frio acompanha o caso de amor da cidade (e do estado) com o futebol americano e o beisebol.

Durante essa época, os turistas podem pegar um voo da Delta Air Lines, uma companhia aérea que facilita as viagens entre a capital da Geórgia e a América Latina, com voos diretos desde São Paulo, por exemplo.

Celebre a arte local 

Com mais de oito décadas de existência, o Atlanta Dogwood Festival é o evento cultural mais antigo da cidade. Realizado anualmente no mês de abril no Piedmont Park, que conta com mais de 85 hectares, o evento promove uma competição na Feira de Belas Artes, com estandes repletos de quase todas as formas de expressão criativa, palcos com música ao vivo, pintores faciais, bolos de funil (típicos da região) e castelos infláveis. 

Relativamente nova no cenário cultural de Atlanta, a Lantern Parade, que teve início em 2010, ilumina o céu da cidade todo mês de setembro. Cerca de 70 mil pessoas lotam a Atlanta Beltline erguendo criações de peças de arte iluminadas – feitas artesanalmente em casa ou no local. A única regra do evento é: para participar, você precisa ter uma lanterna artesanal e criativa.

O melhor de Atlanta também está na sua gastronomia

"Fusão" é mais do que apenas uma descrição da culinária da cidade, que é famosa pela sua gastronomia. Os visitantes de Atlanta certamente encontrarão muitos estabelecimentos clássicos de carne e outros com pratos típicos do sul do país repletos de frango frito, couve, feijão-fradinho, pão de milho e torta de pêssego – tudo para ser acompanhado com chá gelado exageradamente doce. 

Como a cidade é uma intersecção de culturas, Atlanta também tem um lado forte de sua cozinha influenciada pela gastronomia asiática e europeia. Se for preciso dar uma resposta definitiva, muitos moradores indicariam aos turistas provar o churrasco local – especificamente as costelas –, prato no qual os estilos gastronômicos se misturam e se inspiram em Memphis, no Texas, e no estado da Carolina do Norte.

Dica de viagem sustentável

O trânsito de Atlanta é famoso. Por ser o centro de uma região, a cidade também é um grande cruzamento das principais rodovias locais (como a I-75, I-85 e I-20). Por conta disso, limite seu tempo dirigindo e dê a si mesmo – e ao meio ambiente – uma pausa no trânsito com três alternativas mais sustentáveis. 

Pegue um ônibus ou trem da MARTA (Metropolitan Atlanta Rapid Transit Authority) para ir a algum festival, jogo, parque ou museu. Você pode também caminhar ou pedalar pela Beltline entre restaurantes e cafeterias. Pegue carona ou táxi sempre que puder para evitar que mais um carro obstrua as estradas e estacionamentos.

Vistas “instagramáveis”

Dois locais dividem o “prêmio” de melhor vista de Atlanta. O Skyline Park, que fica acima da avenida Ponce de Leon, combina excelentes vistas com jogos e brinquedos, comidas de pubs elegantes e uma cervejaria artesanal. 

Talvez o local mais icônico quanto a vista em Atlanta, no entanto, seja a Jackson Street Bridge, no bairro Old Fourth Ward, sendo uma parada obrigatória para passeios, já que a série The Walking Dead, que foi filmada na cidade, usou o local para publicidade. Vale a pena fazer a visita para ver o pôr-do-sol e curtir a paisagem urbana iluminada.

Lembranças para levar para casa

Esqueça o ímã de geladeira ou o globo de neve, escolha uma lembrança que celebre algo muito importante para a cidade: uma camisa da franquia da Major League Soccer da cidade: Atlanta United FC. 

Embora Atlanta seja a capital de um estado que adora o futebol americano, o time de futebol quebrou recordes de público da liga em seus dois primeiros anos de existência e lota, regularmente, o Mercedes-Benz Stadium, estádio que compartilha com os Falcons da NFL (National Football League).

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados