Baleia ingere mais de 8 quilos de plástico e não consegue sobreviver

Oitenta sacolas de compras e outros detritos plásticos obstruíram o estômago do animal, deixando-o sem conseguir se alimentar adequadamente.

Publicado 5 de jun. de 2018, 17:58 BRT, Atualizado 24 de jun. de 2020, 14:18 BRT
Como uma baleia ficou com mais 8 kg de plástico presos em seu estômago

Na semana passada, uma pequena baleia-piloto macho foi encontrada lutando, incapaz de nadar ou respirar, em um canal tailandês perto da fronteira com a Malásia. Equipes de resgate lutaram para salvar o animal colocando boias para mantê-lo flutuando enquanto veterinários cuidavam dele e abriram guarda-chuvas vermelhos para proteger sua pele exposta aos raios solares.

A baleia vomitou cinco sacolas plásticas durante a tentativa de resgate. Ela morreu na última sexta-feira (5/06), cinco dias depois que o resgate teve início.

A necropsia revelou que mais de 8 quilos de plástico obstruíram o estômago da baleia, impossibilitando-a de ingerir alimentos nutritivos. Este lixo estava na forma de 80 sacolas de compras e outros detritos plásticos.

Regina Asmutis-Silvia, diretora-executiva de operações na América do Norte da Whale and Dolphin Conservation, diz que este caso é emblemático de um problema maior, que é o plástico poluindo nossos oceanos.

“Não temos ideia de quantos animais não estão aparecendo nas praias”, diz Asmutis-Silvia. “Esta é uma baleia-piloto, isso não leva em consideração outras espécies. É simbólico na melhor das hipóteses, mas simboliza um problema incrivelmente significativo.”

Comida tóxica

Especialistas dizem que a baleia provavelmente confundiu os sacos plásticos com alimento. O acúmulo de lixo dentro deles pode ter levado o animal a pensar que estava satisfeito, reduzindo seu instinto de se alimentar. Desnutrida, a baleia então ficou doente e incapaz de caçar.

“Em um dado momento, o estômago do animal se enche de lixo e ele não consegue mais comer comida de verdade”, diz Asmutis-Silvia. “Ele não recebe nenhum nutriente e basicamente entope seu sistema digestivo”.

101 | Plástico
Da prospecção ao descarte, entenda como o material é produzido a partir de combustíveis fósseis.

As baleias-piloto normalmente comem lulas, mas elas também são conhecidas por caçar polvos, chocos e pequenos peixes quando a comida está escassa .

A poluição plástica é um problema consistente nos oceanos de todo o mundo. Em águas tailandesas, mais de 300 animais marinhos morreram depois de comer plástico. A lista inclui baleias-piloto e também tartarugas marinhas e golfinhos. Em abril, uma magra baleia cachalote foi encontrada morta em uma praia espanhola com mais de 27 quilos de lixo em seu sistema digestivo. Na sexta-feira, um filhote de foca harpa apareceu na praia com um pequeno filme plástico no intestino, um caso raro já que focas geralmente não confundem plástico com comida. (Leia mais: Plástico – Nós o criamos. Dependemos dele. Mas ele nos ameaça.)

Crise plástica

No mês passado, o Bangkok Post noticiou que o governo tailandês estava considerando colocar um imposto sobre sacolas plásticas para reduzir o consumo de plástico e a poluição. Em 2017, a Tailândia informou que produziu 27,4 milhões de toneladas de resíduos, sendo 2 milhões de plástico.

Em todo o mundo, cerca de 8 bilhões de quilos de resíduos plásticos fluem para nossos oceanos a cada ano . O americano médio descarta cerca de 83 quilos  anualmente, mas fazer pequenas coisas pode ajudar a diminuir esse número. Renunciar sacolas e garrafas plásticas, dispensar canudos e evitar itens embalados em plástico são algumas dicas. Reciclar e não jogar lixo na rua também são formas de reduzir o lixo plástico.

Imagens chocantes mostram raia-manta nadando em mar de plástico
A Indonésia é um destino turístico famoso pelas águas cristalinas. Mas este mergulhador flagrou o paraíso subaquático repleto de lixo.

Asmutis-Silvia diz que as baleias desempenham um papel integral como “jardineiras oceânicas,” fertilizando seus ecossistemas. Ao matar baleias, estamos prejudicando o resto do ecossistema e também a nós mesmos. Ao poluir nossos oceanos, nós também estamos poluindo os peixes que comemos e talvez estejamos comendo plástico.

 “Deveria ser um enorme sinal de alerta para nós como espécie”, diz Asmutis-Silvia, “de que precisamos parar de nos matar”.

Continuar a Ler

explorar vídeos

Animais0:42

Cachalote encontrada morta com 5,8 kg de plástico no estômago

Planeta ou Plástico?5:45

101 | Plástico

Planeta ou Plástico?2:02

Por que o microplástico é perigoso?

Você também pode se interessar

Meio Ambiente
Nat Geo Podcast | Episódio 4: Além do oceano
Meio Ambiente
No Brasil, 2,3 milhões de toneladas de plástico têm alto risco de chegar ao mar
Meio Ambiente
Estados Unidos geram mais lixo plástico que qualquer outro país, aponta estudo
Meio Ambiente
Bali luta para conservar suas lindas praias repensando o lixo plástico
Planeta ou Plástico?
Microplástico encontrado espalhado pelas profundezas do oceano

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2023 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados