Livre
Com mais de 8 mil km de extensão, a gigantesca costa atlântica brasileira é o tema da nova temporada de Brasil Selvagem. Água azuis e verdes, infinitas praias, centenas de ilhas, recifes, costões rochosos, dunas, estuários e baías formam esse rico mosaico, lar de incríveis espécies endêmicas. Confira a programação.

360

Brasil Selvagem: navegue com os atobás pela Ilha Siriba, no arquipélago de Abrolhos, em 360

A Ilha Siriba é dominada pelos atobás mascarados, que constroem seus ninhos em todos os locais. s pais se revezam para ficar sempre cuidando dos ovos e filhotes. Veja de perto como é estar na ilha, lado a lado com o um atobá.

Brasil Selvagem: descubra os caranguejos chama-marés da Ilha dos Lençóis em 360

Na Ilha dos Lençóis, milhares de caranguejos se aproveitam do recuo da maré baixa pra sair das tocas atrás de comida. Os machos possuem uma pinça maior do que a outra. Você consegue identificá-los neste experiência 360?

Brasil Selvagem: confira a Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, em 360

A Lagoa do Peixe atrai anualmente milhares de espécies de aves que viajam de muito longe para se alimentar em suas águas. Junte-se a elas nesta experiência em 360.

Brasil Selvagem: viaje pela Ilha das Cobras em 360

Quantas jararacas você consegue ver? A ilha Queimada Grande, no litoral sul de São Paulo, possui uma população estimada de 2 mil jararacas-ilhoa, uma espécie de serpente venenosa que só existe por ali, o que torna a ilha uma das mais perigosas do mundo.

Brasil Selvagem: navegue pela Mata Atlântica em 360

A água está no cerne da vida na Mata Atlântica, principal bioma de nossa Costa Verde. Em constante movimento e sob variadas formas, é a água que está sempre nutrindo e apoiando toda biodiversidade ligada a essa rica floresta. Você consegue ver o sapo?

Brasil Selvagem: embarque nas belezas de Fernando de Noronha em 360

As piscinas de marés de Fernando de Noronha são ambientes ricos e muito frágeis, onde vivem centenas de caranguejos aratus que se deslocam com o movimento da maré em busca de algas suculentas que surgem com a baixa-mar.

Costa Brasileira

0:30

Brasil Selvagem: Costa Brasileira. Não perca esse mergulho na natureza!

A fauna e a flora brasileiras são realmente exuberantes, não é? Venha viajar com a gente por cada centímetro desse litoral incrível.
0:30

Venha conhecer a costa brasileira em Brasil Selvagem, no National Geographic

Nosso país possui uma das maiores costas do mundo, com milhares de quilômetros de riquezas naturais.
0:30

Brasil Selvagem: Costa Brasileira, no National Geographic

Venha explorar com a gente a gigantesca costa atlântica brasileira.

+ Brasil Selvagem: Biomas

1:50

Brasil Selvagem: Biomas - Os rios voadores da Amazônia

A alta umidade gerada na Floresta Amazônica é responsável por irrigar todo o Centro-Oeste brasileiro, que, sem ela, seria um deserto.
0:20

Brasil Selvagem: Biomas — Nova temporada

Conheça o Brasil em seu estado mais puro: na natureza.
0:49

Brasil Selvagem - Biomas: Conheça a Amazônia

Você sabia que, se a Amazônia fosse um país, estaria entre os sete maiores do mundo?

Reportagens

Caçadas por séculos e depois de décadas longe da costa, as jubartes retornam a São Paulo

Borrifos – o costão de onde se via os esguichos – e praia da Armação – onde as jubartes eram processadas – são lembranças de um tempo em que as baleias reinavam em Ilhabela (SP). Este ano, acompanhamos dois projetos que testemunham o retorno delas à ilha.

Desequilíbrio dos oceanos é, ao mesmo tempo, causa e efeito da crise climática

Ambientes marinhos produzem a maior parte do oxigênio da Terra, armazenam enormes quantidades de carbono, fornecem 15% da proteína consumida no mundo e regulam a temperatura global. Mesmo assim, ainda não foram contemplados em acordos internacionais.
Planeta ou Plástico?

Refúgio de biodiversidade e vida selvagem, Alcatrazes recebe visitantes – mas sem plástico

Cerca de 1,3 mil espécies animais vivem no arquipélago a cerca de 40 km do litoral de São Paulo. Empresas que operam na reserva estão proibidas de utilizar plásticos descartáveis.

Nat Geo Ilustra

Amazônia é megabiodiversa. O quanto? Ninguém sabe

Maior bioma brasileiro é também um dos mais diversos do planeta, mas pesquisa esbarra em uma infinidade de entraves para precisar o quanto. Por causa do vácuo informacional, espécies desaparecem antes mesmo de serem catalogadas.

Savana com flora mais biodiversa do mundo, Cerrado perde área para agropecuária

Presente em todas as regiões e ocupando um quarto do país, bioma recebe menos atenção que ecossistemas amazônicos e Mata Atlântica. Pelo menos 50% da vegetação original já não existe.

Bioma mais devastado, Mata Atlântica reduz desmatamento e volta a respirar

Com a menor cobertura de vegetação original, a região litorânea onde deu-se início a colonização portuguesa é mais estudada por cientistas que a Amazônia.

Santuário da biodiversidade brasileira, Pantanal sofre com a ação humana

Conhecido pelos répteis, aves e vida aquática abundante, bioma apresenta maior densidade de espécies de mamíferos por km² do mundo.

Com diversidade de gramíneas e leguminosas, Pampa permite pecuária sustentável

Ignorada por décadas e restrita no Brasil apenas ao Rio Grande do Sul, a região campestre era sequer reconhecida como um bioma até 2004. Novos levantamentos de fauna e flora revelam riqueza da biodiversidade.

Único bioma 100% brasileiro, Caatinga esconde riquezas naturais subestimadas

Para muito além de cactos e solo rachado, o semiárido com maior densidade populacional do mundo abriga alto índice de espécies endêmicas, mas perdeu mais de 40% da vegetação nativa.