Livre
Com mais de 8 mil km de extensão, a gigantesca costa atlântica brasileira é o tema da nova temporada de Brasil Selvagem. Água azuis e verdes, infinitas praias, centenas de ilhas, recifes, costões rochosos, dunas, estuários e baías formam esse rico mosaico, lar de incríveis espécies endêmicas. Episódios inéditos quintas, às 21h45, no National Geographic.

360

Brasil Selvagem: navegue pela Mata Atlântica em 360

A água está no cerne da vida na Mata Atlântica, principal bioma de nossa Costa Verde. Em constante movimento e sob variadas formas, é a água que está sempre nutrindo e apoiando toda biodiversidade ligada a essa rica floresta. Você consegue ver o sapo?

Brasil Selvagem: embarque nas belezas de Fernando de Noronha em 360

As piscinas de marés de Fernando de Noronha são ambientes ricos e muito frágeis, onde vivem centenas de caranguejos aratus que se deslocam com o movimento da maré em busca de algas suculentas que surgem com a baixa-mar.

Brasil Selvagem: confira a Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, em 360

A Lagoa do Peixe atrai anualmente milhares de espécies de aves que viajam de muito longe para se alimentar em suas águas. Junte-se a elas nesta experiência em 360.

Costa Brasileira

Brasil Selvagem: Costa Brasileira. Não perca esse mergulho na natureza!

A fauna e a flora brasileiras são realmente exuberantes, não é? Venha viajar com a gente por cada centímetro desse litoral incrível.

Venha conhecer a costa brasileira em Brasil Selvagem, no National Geographic

Nosso país possui uma das maiores costas do mundo, com milhares de quilômetros de riquezas naturais.

Brasil Selvagem: Costa Brasileira, no National Geographic

Venha explorar com a gente a gigantesca costa atlântica brasileira.

+ Brasil Selvagem: Biomas

Brasil Selvagem: Biomas - Os rios voadores da Amazônia

A alta umidade gerada na Floresta Amazônica é responsável por irrigar todo o Centro-Oeste brasileiro, que, sem ela, seria um deserto.

Brasil Selvagem: Biomas — Nova temporada

Conheça o Brasil em seu estado mais puro: na natureza.

Brasil Selvagem - Biomas: Conheça a Amazônia

Você sabia que, se a Amazônia fosse um país, estaria entre os sete maiores do mundo?

Reportagens

Caçadas por séculos e depois de décadas longe da costa, as jubartes retornam a São Paulo

Borrifos – o costão de onde se via os esguichos – e praia da Armação – onde as jubartes eram processadas – são lembranças de um tempo em que as baleias reinavam em Ilhabela (SP). Este ano, acompanhamos dois projetos que testemunham o retorno delas à ilha.

Desequilíbrio dos oceanos é, ao mesmo tempo, causa e efeito da crise climática

Ambientes marinhos produzem a maior parte do oxigênio da Terra, armazenam enormes quantidades de carbono, fornecem 15% da proteína consumida no mundo e regulam a temperatura global. Mesmo assim, ainda não foram contemplados em acordos internacionais.
Planeta ou Plástico?

Refúgio de biodiversidade e vida selvagem, Alcatrazes recebe visitantes – mas sem plástico

Cerca de 1,3 mil espécies animais vivem no arquipélago a cerca de 40 km do litoral de São Paulo. Empresas que operam na reserva estão proibidas de utilizar plásticos descartáveis.

Nat Geo Ilustra

Amazônia é megabiodiversa. O quanto? Ninguém sabe

Maior bioma brasileiro é também um dos mais diversos do planeta, mas pesquisa esbarra em uma infinidade de entraves para precisar o quanto. Por causa do vácuo informacional, espécies desaparecem antes mesmo de serem catalogadas.

Savana com flora mais biodiversa do mundo, Cerrado perde área para agropecuária

Presente em todas as regiões e ocupando um quarto do país, bioma recebe menos atenção que ecossistemas amazônicos e Mata Atlântica. Pelo menos 50% da vegetação original já não existe.

Bioma mais devastado, Mata Atlântica reduz desmatamento e volta a respirar

Com a menor cobertura de vegetação original, a região litorânea onde deu-se início a colonização portuguesa é mais estudada por cientistas que a Amazônia.

Santuário da biodiversidade brasileira, Pantanal sofre com a ação humana

Conhecido pelos répteis, aves e vida aquática abundante, bioma apresenta maior densidade de espécies de mamíferos por km² do mundo.

Com diversidade de gramíneas e leguminosas, Pampa permite pecuária sustentável

Ignorada por décadas e restrita no Brasil apenas ao Rio Grande do Sul, a região campestre era sequer reconhecida como um bioma até 2004. Novos levantamentos de fauna e flora revelam riqueza da biodiversidade.

Único bioma 100% brasileiro, Caatinga esconde riquezas naturais subestimadas

Para muito além de cactos e solo rachado, o semiárido com maior densidade populacional do mundo abriga alto índice de espécies endêmicas, mas perdeu mais de 40% da vegetação nativa.