Conheça 5 animais que hibernam e porque eles fazem isso

Esse processo é extremamente importante para alguns seres vivos, entre eles morcegos e uma espécie de tartarugas. Conheça uma lista com animais que hibernam.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 14 de set. de 2023, 08:00 BRT
Morcegos na Caverna Pearson em Kyles Ford, no Tennessee, Estados Unidos. A espécie está entre os ...

Morcegos na Caverna Pearson em Kyles Ford, no Tennessee, Estados Unidos. A espécie está entre os animais que hibernam.

Foto de Stephen Álvarez

hibernação é um estado de atividade metabólica muito reduzida, no qual há uma queda na temperatura corporal que alguns animais adotam para se adaptar às condições climáticas adversas durante o inverno, explica a Encyclopaedia Britannica, uma plataforma de dados voltada para a educação do Reino Unido.

Esse estado, também conhecido como processo de torpor invernal, abrange diferentes tipos de espécies, que passam pelo inverno com temperaturas corporais próximas ao congelamento. 

De acordo com a Britannica, quando esses animais ficam com frio, eles podem parecer mortos, pois seu pelo permanece gelado ao toque. Além disso, durante esse período, o metabolismo fica tão baixo que eles não gastam energia, pois usam as reservas de gordura e alimentos que prepararam previamente para passar por essa temporada de inação.

Para saber mais sobre o tema, National Geographic fez uma seleção de alguns dos animais que hibernam – e um deles o faz no fundo do mar. Confira:

1. Morcego 

Os morcegos (ordem Chiroptera) são o único grupo de pequenos mamíferos que têm grande longevidade e podem viver até 30 anos. Isso é possível graças à hibernação, que lhes permite restringir o gasto diário de energia durante toda a vida, facilitando, assim, que existam por mais tempo.

Só quando as temperaturas estão abaixo dos 15ºC ou 12ºC é que os morcegos têm condições para hibernar. Isto porque, a temperatura corporal desses animais nunca desce abaixo da temperatura ambiente, pois eles têm taxas metabólicas muito altas. Por isso, tentam conservar o calor o máximo possível. 

Os morcegos chegam a entrar em torpor diário durante o inverno, vivendo em cavernas aos milhares ou até milhões de indivíduos, como informa o Animal Diversity Web (ADW), um banco de dados on-line de história natural da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

2. Marmota-alpina 

A marmota-alpina saindo de sua toca no inverno, no Parque Nacional Gran Paradiso, em Valle d'Aosta, na Itália.

Foto de Stefano Unterthiner

As marmotas-alpinas (Marmota marmota) se alimentam o máximo possível durante a primavera e o verão em preparação para a hibernação. Elas fazem isso em tocas subterrâneas que são passadas de geração em geração.

Quando chega a hora de entrar no torpor de inverno, que ocorre em outubro (pois habitam o Hemisfério Norte), elas fecham a entrada das tocas com feno e grama.

Durante esse período, de acordo com o banco de dados da Universidade de Michigan, a temperatura do animal cai de 33°C para -15°C, enquanto a respiração diminui para 2 a 3 por minuto. A termorregulação favorece os adultos, pois permite que eles conservem energia. 

Uma vez a cada 10 dias, eles acordam por um período de tempo, o que lhes permite aumentar a temperatura e não congelar. 

3. Esquilo-terrestre

mais populares

    veja mais

    Esquilos-terrestres se cumprimentam onde vivem, na Reserva Tswalu Kalahari, na África do Sul.

    Foto de Thomas P. Peschak

    Os esquilos-terrestres (Spermophilus citellus) passam a maior parte do tempo dentro de tocas subterrâneas, como um método de defesa contra predadores. Eles também usam a termorregulação para a conservar energia durante o resto do ano. A duração de sua hibernação é de aproximadamente seis meses.

    Uma família de ursos-pardos examina os arredores no Parque Nacional Katmai, situado no Alasca, Estados Unidos.

    Foto de SHUTTERSTOCK

    Os ursos-pardos (Ursus arctos) têm um período de inatividade de outubro a dezembro, quando entram em um sono em que a temperatura corporal cai. No entanto, diz a ADW, não se trata de uma hibernação real, pois eles podem acordar facilmente de seu sono de inverno. 

    O site do Zoológico de Madri, na Espanha, também esclarece que, enquanto os ursos-pardos esão nesse estado, ele aguça ainda mais seus sentidos de olfato e audição. 

    5. Tartaruga-cabeçuda

    Uma tartaruga-cabeçuda em meio a ervas marinhas, em Gladden Spit, no Belize.

    Foto de Brian J. Skerry

    tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) está presente em todos os oceanos do mundo. É um animal solitário e migratório, que usa as correntes oceânicas para se locomover. 

    O mais curioso sobre seu comportamento hibernatório é que ela possui a capacidade de hibernar em águas profundas, onde pode passar semanas sem vir à superfície para respirar, como informa também dados do Zoológico de Madrid. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados