01-waq-dragons

2024 é o Ano do Dragão: conheça 8 dragões que realmente existem

Um produz cianeto. Outro come a si mesmo – mas poderia comer você, se ele quisesse. No Ano do Dragão de Madeira, segundo a cultura chinesa, vamos dar uma olhada nas criaturas da vida real que fazem jus aos seus nomes de “dragão”.

Os dragões-de-komodo usam sua língua bifurcada para "cheirar" suas presas. Eles são uma das espécies de dragões reais mais famosas do mundo

Foto de Stefano Unterthiner Nat Geo Image Collection
Por Liz Langley
Publicado 14 de fev. de 2024, 06:41 BRT

No dia 10 de fevereiro de 2024, as comunidades de toda a Ásia e sua diáspora celebraram o início do Ano Novo Lunar de acordo com o calendário lunisolar. E de acordo com o horóscopo chinês, 2024 será o Ano do Dragão de Madeira. É o famoso Ano Novo Chinês, ou também conhecido como Festival da Primavera

Os dragões são a única criatura mítica entre os 12 animais do zodíaco chinês. O último ano do dragão foi 2012, e cada ciclo está associado a um elemento – que também está em um ciclo repetitivo de madeira, fogo, terra, metal e água.

Embora os dragões não sejam baseados em fatos e fazem parte da mitologia de vários povos (como chineses e nórdicos), há alguns animais da vida real com características muito parecidas com as do dragão, e por isso até recebem esse nome.

Um novo "dragão pequeno"

Em janeiro de 2024, uma nova espécie de lagarto-canguru do norte (Agasthyagama) foi descoberta nas montanhas Western Ghats, no sul da Índia. Os pesquisadores descrevem o réptil, que mede apenas 4,3 polegadas de comprimento, como um "dragão diminuto".

De fato, suas garrasfocinhos pontiagudoscaudas longas lembram a besta mítica, mas de tamanho reduzido. É interessante notar que esses lagartos aprenderam a ficar em pé e a correr sobre suas duas patas traseiras.

 Agasthyagama beddomii é endêmico dos Ghats Ocidentais, também conhecidos como a cadeia de montanhas Sahyadri, na Índia.

Foto de Sandeep Das

Dragão-marinho de rubi

Usamos o vermelho quando queremos nos destacar, mas para o dragão-marinho-rubi, "é uma tática de camuflagem em profundidade", conta Josefin Stiller, que ajudou a filmar o dragão pela primeira vez no oeste da Austrália.

Como "o vermelho é a primeira cor do espectro que é filtrada" debaixo d'água, esses peixes parecem pretos, o que os ajuda a se esconder dos predadores, diz Stiller.

Seu disfarce é provavelmente o motivo pelo qual eles não têm os mesmos apêndices de camuflagem em forma de folha que o dragão-marinho-folha e o dragão-marinho-comum ou daninho usam para se misturar.

Além disso, diferentemente de seus primos, os machos do dragão-marinho-rubi carregam seus bebês sob a cauda, e não na barriga.

mais populares

    veja mais

    Lesma-do-mar dragão azul

    Esse lindo e pequeno nudibrânquio de apenas 2,3 centímetros de comprimento está repleto de surpresas.

    "Elas passam a vida flutuando na superfície do oceano de cabeça para baixo e engolem ar para ajudá-las a se manter à tona", diz Ángel Valdés, especialista em lesmas-do-mar da Universidade Politécnica do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

    A lesma-do-mar dragão azul rouba células urticantes do homem-de-guerra português para se defender.

    Foto de Ivan Kuzmin Alamy

    Isso os mantém próximos de suas presas, incluindo o famoso e venenoso homem-de-guerra português.

    dragão azul rouba células urticantes, chamadas nematocistos, do homem-de-guerra, armazenando-as em órgãos especializados nas pontas de suas ceratas, ou asas – o que pode explicar seu nome. Se for ameaçado por um predador, o nudibrânquio descarregará as células urticantes, explica Valdés.

    Milípede dragão rosa

    Os cientistas descobriram o milípede dragão rosa em 2007 na região do Grande Mekong, na Tailândia.

    A chocante milípede dragão rosa pode não cuspir fogo, mas libera cianeto.

    Foto de Thailand Wildlife Alamy

    Acredita-se que o artrópode colorido viva apenas nas cavernas de calcário dessa região e se defende produzindo cianeto – sendo bem perigoso aos seus predadores. Não é exatamente fogo, mas chega perto.

    Dragão-de-komodo

    Este dragão pode realmente te comer. O dragão-de-komodo mata suas presas com uma combinação de veneno desagradável e dentes dilacerantes que espalham esse veneno rapidamente na carne da vítima.

    Há um animal corajoso o suficiente para enfrentá-lo. "Os principais predadores dos dragões-de-Komodo são outros dragões-de-komodo", diz Robert Espinoza, da Universidade Estadual da Califórnia, Northridge.

    Como os dragões-de-komodo adultos comem os seus jovens, poucos animais jovens são vistos ao ar livre para evitar serem pegos – crianças inteligentes.

    Peixe-dragão preto

    Essa beleza perversa do peixe-dragão preto, semelhante a um alienígena, já foi uma adolescente desajeitada. Em seu estágio larval, a fêmea do peixe-dragão preto tem hastes oculares que podem atingir metade do comprimento do corpo e permitem que ela veja mais longe nas profundezas. 

    À medida que ela cresce, seus olhos se retraem e ela desenvolve dentes enormes, fileiras de órgãos produtores de luz que revestem o corpo e um barbilho, uma projeção no queixo semelhante a um bigode.

    Os machos, em comparação, são minúsculos e desdentados, vivendo apenas o tempo suficiente para acasalar.

    Dragões voadores

    Esses lagartos do sudeste da Ásia e da Índia são muito bem camuflados – até abrirem suas "asas".

    Os dragões voadores deslizam pelas copas das árvores usando suas patagias coloridas, estruturas semelhantes a asas sustentadas por suas costelas, explica Jim McGuire, especialista em lagartos e dragões voadores da Universidade da Califórnia em Berkeley.

    Cada uma das 50 espécies conhecidas de dragões voadores tem patagia com diferentes tonalidades e padrões.

    Usada para se deslocar e escapar de predadores, a patagia também ajuda os répteis dragões voadores machos a se exibirem para as fêmeas durante as exibições de cortejo.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados