Por que o Urso Polar não vive na Antártida? Veja 3 fatos impactantes sobre este gigantesco animal

Apesar de enormes, os ursos polares são um dos animais mais vulneráveis às mudanças climáticas. Descubra qual é a cor real de sua pelagem, que altura têm e por que eles vivem somente no Ártico.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 26 de fev. de 2024, 15:19 BRT
O urso polar (Ursus maritimus) habita todas as águas cobertas de gelo do Ártico, mas a ...

O urso polar (Ursus maritimus) habita todas as águas cobertas de gelo do Ártico, mas a perda de gelo marinho devido às mudanças climáticas ameaça a sua sobrevivência.

Foto de HENRIK KARLSSON

O urso polar (Ursus maritimus) é um mamífero sem predadores naturais conhecido por se alimentar de uma variedade de presas, como conta a Encyclopaedia Britannica (plataforma de ensino e conhecimento do Reino Unido). Trata-se de um animal que vive nas águas cobertas de gelo do Ártico polar e está em grau vulnerável à extinção.

Seu status de conservação vem da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), que alerta sobre a perda adicional de gelo marinho devido à mudança climática, o que provavelmente levará a grandes declínios na população global de ursos polares.

Outros desafios de conservação para o mamífero incluem as atividades humanas, alerta o Grupo de Especialistas em Ursos Polares (PBSG) da IUCN, um grupo de profissionais especializados em pesquisa e gerenciamento de ursos polares.

(Conteúdo relacionado: Qual é a capital mundial do guepardo?)

Entre essas atividades que afetam o urso polar a fonte menciona: caça, exploração de petróleo e gás, além de atividades industriais no Ártico – as quais aumentam o risco de exposição a poluentes e substâncias tóxicas.

Nesse contexto, o dia 27 de fevereiro marca o Dia Internacional do Urso Polar, um evento global para chamar a atenção para a situação dessa espécie de carnívoro. Conheça alguns fatos memoráveis sobre esse animal.

1. Os ursos polares mudam a cor de sua pelagem

Como aponta a Polar Bears International, uma organização de conservação dedicada a proteger esses animais, os ursos polares recém-nascidos têm pelo cor-de-rosa, que é visível através de uma pequena penugem branca. Até mesmo o focinho e as “almofadas” das patas estão nesse tom.

Entretanto, quando os filhotes crescem e atingem de 3 a 4 meses de idade (o que coincide com a época em que a mãe e seus filhotes deixam a toca), o pelo rosa vai ficando preto, assim como o focinho, os lábios e as almofadas” das patas.

Acredita-se que a tonalidade da pele se deve ao fato de que as cores mais escuras absorvem melhor o calor do sol. Isso seria, portanto, uma vantagem para esse mamífero e o ajudaria a se manter aquecido no Ártico. Além disso, a fonte observa que a cor escura provavelmente protege o urso contra a radiação UV prejudicial do sol, diz a Polar Bears International.

Quando nascem, os ursos polares têm pelagem, focinho e as "almofadas" das patas no tom cor-de-rosa. Mas essas partes do corpo mudam de tom e vão ficando pretas quando eles têm de 3 a 4 meses de idade.

Foto de SHUTTERSTOCK

Mas esse pelo escuro não é visível a olho nu. De fato, as fotos de ursos polares sempre mostram os animais com uma pelagem branca. A pele desses ursos é coberta por duas camadas de pelo, sendo a camada externa com quase 15 centímetros de profundidade. É ela que reflete a luz, fazendo com que o animal pareça branco, informa a Oceana – uma organização internacional de defesa dedicada à conservação dos oceanos.

A cor branca do urso também serve como camuflagem, diz o grupo de especialistas da IUCN. "Isso os ajuda a caçar focas e a escapar dos caçadores humanos".

É interessante notar ainda que a mudança na cor do pelo do urso polar, mencionada acima, também se aplica à sua língua e boca. Os ursos polares nascem com uma língua rosa que, após alguns meses, torna-se escura.

2. O urso polar é a maior espécie terrestre carnívora do mundo

Os ursos polares são os maiores quadrúpedes carnívoros (animais de quatro patas) que existem, afirma o Grupo de Especialistas em Ursos Polares, que também fornece dados precisos sobre as dimensões do animal.

Especificamente, os machos adultos medem entre 2,4 e 2,6 metros e geralmente pesam entre 400 e 600 quilos, embora possam chegar a 800 kg ou até mais. Eles atingem seu tamanho máximo entre 8 e 14 anos de idade.

As fêmeas adultas têm aproximadamente a metade do tamanho dos machos e atingem o tamanho adulto entre os 5 e 6 anos de idade, quando a maioria pesa cerca de 150 a 250 quilos.

A expectativa de vida normal desse animal é de 25 anos para os machos e 30 anos para as fêmeas. Entretanto, um pequeno número de indivíduos pode viver mais tempo. Em cativeiro, alguns indivíduos sobreviveram por mais de 40 anos.

Outras qualidades que caracterizam esse animal do Ártico incluem ter pescoço longo, uma cabeça relativamente pequena (em comparação com o resto de seu corpo), orelhas pequenas e arredondadas, caudas curtas, informa a Britannica.

Além disso, acrescenta o grupo da IUCN, suas patas têm pequenas saliências e cavidades que funcionam como ventosas que ajudam que o animal não escorregue no gelo.

mais populares

    veja mais

    A foto do Smithsonian Museum mostra a descoberta da carcaça de uma baleia parda na costa do Mar de Chukotka, no norte do Alasca, em 2003, reuniu um grupo incomum de ursos polares, incluindo machos adultos, uma fêmea, bezerros e filhotes. A falta de gelo marinho, devido ao aquecimento global, deixou-os presos longe de sua principal presa, as focas, destacando o impacto negativo da mudança climática.

    Foto de Howie Garber Images/Unforgettable Behavior Smithsonian Museum (Photos for News Media)

    3. O urso polar é encontrado apenas no Ártico

    No caso do urso polar, sabe-se que ele evoluiu muito recentemente (entre 200 mil e 50 mil anos atrás) a partir dos ursos marrons, em algum lugar no leste da Rússia ou no Alasca, aponta o PBSG.

    Como este mamífero é totalmente dependente do gelo marinho para ser seu principal habitat para alimentação, e como os oceanos do mundo nunca congelaram de norte a sul, o urso polar jamais teve a chance de chegar à Antártica.

    Embora seja um exímio nadador, o urso polar não conseguiria nadar do Norte até o extremo Sul do planeta.

    "Algumas espécies de ursos têm distribuições mais amplas porque seus habitats foram conectados em um passado distante. Por exemplo, os ursos marrons (Ursus arctos) vivem nos Estados Unidos, Canadá, Rússia, Espanha, Itália e até na Noruega. Eles cruzaram uma ponte terrestre entre a Rússia e o Alasca. O mesmo acontece com os lobos, linces e muitas outras espécies.

    No gelo marinho do Ártico, onde passa a maior parte do ano, esse urso caça focas aneladas e filhotes de focas barbudas. Alguns indivíduos também comem animais aquáticos de grande porte, como as baleias belugas, acrescenta a Oceana.

    De acordo com o PBSG, o frio do Ártico não é um problema para esse animal, pois ele está adaptado ao ambiente. Sua densa pelagem de inverno e a espessa camada de gordura sob a pele o protege das baixas temperaturas. Além disso, o pelo do urso polar solta água facilmente, de modo que, depois de nadar, ele pode se sacudir (como fazem os cães) para reduzir o frio e se secar rapidamente.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados