Quais são os três tubarões mais perigosos do mundo?

Descubra os segredos dessas criaturas marinhas que são tão temíveis quanto vitais para os ecossistemas.

Um grande tubarão branco nada nas águas do sul da Austrália.

Foto de Brian J. Skerry
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 15 de abr. de 2024, 15:00 BRT

Os vastos oceanos são o lar de algumas das criaturas mais formidáveis do planeta, incluindo os tubarões. Esses animais marinhos, dotados de uma combinação única de habilidades sensoriais e físicas, têm sido objeto de admiração e medo há séculos, inspirando até mesmo filmes clássicos de suspense.

Por isso mesmo, uma pergunta que sempre surge quando se entra no tema é a de quais são os tubarões mais perigosos do mundo? Quem arrisca uma resposta é o International Shark Attack File (ISAF) do Museu da Flórida, um banco de dados científico de ataques de tubarão em todo o mundo. A seguir, acompanhe quais são os tubarões que estão nesse ranking – e o primeiro da lista é um grande predador dos mares. 

(Você pode se interessar por: Quais são as praias com mais ataques de tubarão no Brasil?)

Os 3 tubarões mais perigosos: por que eles são os maiores predadores do oceano?

De acordo com o Museu da Flórida, os três primeiros lugares do ranking de tubarões mais perigosos ficam com o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias), o tubarão tigre (Galeocerdo cuvier) e o tubarão-cabeça-chata (Carcharhinus leucas), também conhecido como tubarão-buldogue.

Devido ao seu tamanho e à capacidade de causar ferimentos graves, essas espécies são consideradas particularmente perigosas para os seres humanos.

Outro fator importante a ser considerado é que eles são comumente encontrados em áreas onde os seres humanos entram na água e têm dentes projetados para cortar em vez de agarrar.

Na realidade, ressalta a fonte, quase todos os tubarões de tamanho com cerca de 1,8 metro ou mais, representam uma ameaça em potencial, devido à força de sua mandíbula e à morfologia de seus dentes, que podem causar ferimentos mesmo que o ataque não seja direcionado como uma tentativa de se alimentar.

Conforme relatado pela ISAF, 69 mordidas de tubarão não-provocadas foram registradas em 2023, sendo que sete delas vieram de tubarões brancos.

Também é importante esclarecer que "a identificação positiva de tubarões atacantes é muito difícil, pois as vítimas raramente fazem observações adequadas do atacante durante o 'calor' da interação", explica a fonte. A seguir, veja detalhes sobre os três tubarões mais perigosos dos oceanos. 

(Leia também: Tubarão gigante: o que fez do megalodonte um predador tão terrível?)

Por que temer o ágil e veloz tubarão branco

O grande tubarão branco é um grande predador costeiro e pelágico encontrado na maioria dos oceanos temperados tropicais. É uma das maiores espécies de tubarão, com um comprimento máximo estimado em cerca de 6 metros.

Um artigo intitulado “Great White Shark” (“Grande Tubarão Branco”) publicado no Ocean, um portal que faz parte da Ocean Initiative da Smithsonian Institution, entidade do museu de mesmo nome que fica nos dos Estados Unidos, descreve seu formato de torpedo projetado para atingir velocidades de até 50 quilômetros por hora.

Além disso, o Carcharodon carcharias tem 300 dentes em até sete fileiras. Por isso mesmo, alguns de seus apelidos comuns são de "tubarão comedor de homens" ou "morte branca", e se devem à sua capacidade de fazer perseguições curtas e em alta velocidade, como explica um outro artigo da National Geographic.

De acordo com o Museu da Flórida, essa espécie foi responsável por mais ataques fatais a humanos do que qualquer outro tubarão no mundo.

 

Um tubarão-tigre nas águas da costa da África do Sul.

Foto de Brian J. Skerry

O tubarão-tigre não pode ser desprezado como predador marítimo

O tubarão-tigre tem esse nome devido ao seu padrão de cor característico e é encontrado em águas temperadas e tropicais em todo o mundo, exceto no Mar Mediterrâneo.

A National Geographic Espanha observa, em um artigo sobre o animal, que embora a maioria dos tubarões em locais como a Tiger Beach, nas Bahamas, esteja acostumada com mergulhadores e geralmente não represente um perigo, eles são predadores furtivos que usam a discrição e a surpresa para capturar suas presas.

Sua dentição é distinta: possuem dentes grandes e curvos com bordas finamente serrilhadas. Dotado de uma mandíbula largao Galeocerdo cuvier pode atingir até 5,4 metros de comprimento.

mais populares

    veja mais

    Os tubarão-cabeça-chata têm uma das mordidas mais mortais do mundo marinho. Na foto, um tubarão-cabeça-chata ao lado de tubarões-ventosas e vários peixes de recife no Shark Reef, na ilha de Beqa, em Fiji.

    Foto de Mattias Klum

    O curioso é letal tubarão-cabeça-chata

    O grande e robusto tubarão-cabeça-chata é encontrado tanto em água doce quanto salgada. Pode estar presente em rios a centenas de quilômetros do mar, embora seja mais comum em ambientes marinhos e estuarinos perto da costa, de acordo com o Museu da Flórida.

    Embora geralmente não sejam considerados uma ameaça intencional aos seres humanos, sua propensão a habitar águas turvas e sua curiosidade acabam sendo a causa de ataques acidentais deste animal a pessoas.

    National Geographic Espanha observa que a mordida do tubarão-cabeça-chata é uma das mais mortais do mundo marinho. Sua presença próxima a populações humanas, especialmente nos trópicos, aumenta a ameaça potencial a banhistas e pescadores, ainda que não seja dos maiores exemplares da espécie. Seu tamanho máximo pode chegar a 4 metros, enquanto a média do Carcharhinus leucas geralmente é de 3,4 a 3,6 metros de comprimento total.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados