
Dragão de Komodo: 3 curiosidades surpreendentes sobre o maior lagarto do mundo
Um imponente dragão-de-komodo caminha no Parque Nacional de Komodo, na ilha de Rinca, Indonésia.
Impressionante por seu tamanho e porte assustador, ele parece ter saído de um filme de animais pré-históricos – o que ele realmente é. O dragão-de-Komodo (Varanus komodoensis) é um réptil da família Varanidae (que inclui várias espécies de lagartos), sendo nativo das das Pequenas Ilhas da Sonda (também chamadas de Ilhas Nusa Tenggara) que é um grupo de ilhas na Indonésia que inclui as ilhas de Komodo, Flores, Rinca, Sumba, Padar, entre outras.
Embora exista há milhões de anos na Terra, atualmente este réptil de grande porte está atualmente classificado como “em perigo” de extinção na Lista Vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Por ocasião do Dia Mundial do Lagarto, comemorado anualmente em 14 de agosto, saiba mais sobre o dragão-de-Komodo, o imponente réptil do Sudeste Asiático e conheça 3 fatos curiosos sobre esse lagarto.
(Sobre Animais, você pode se interessar: Elefantes também têm babás: quem cuida dos filhotes quando as fêmeas estão ocupadas?)

Um dragão adulto descansa perto da cidade de Komodo, na ilha homônima na Indonésia. Os dragões de Komodo adultos vivem principalmente em florestas tropicais, embora também sejam encontrados em outros habitats, como praias, cumes de colinas e leitos de rios secos, de acordo com a ADW.
1. Quanto mede o dragão-de-komodo?
O dragão-de-komodo é frequentemente descrito como um “gigante”, pois é o maior e mais pesado lagarto do mundo, afirma o Instituto Smithsonian de Biologia da Conservação, uma unidade do Instituto Smithsonian dos Estados Unidos que se empenha em salvar espécies selvagens da extinção.
O maior exemplar encontrado até então de dragão-de-komodo pesava 166 Kg e tinha um comprimento total de 3,13 metros. No entanto, o peso médio dos adultos selvagens é de cerca de 70 Kg, sendo os machos maiores que as fêmeas, observa o Instituto Smithsonian.
Fisicamente, eles também se distinguem por terem caudas longas, pescoços fortes, língua amarela e bifurcada e extremidades robustas. “Os adultos apresentam uma cor quase uniforme, com escamas grandes, grossas e distintas, enquanto os espécimes jovens podem apresentar cores e padrões mais vibrantes”, acrescenta a fonte.

O Varanus komodoensis, conhecido como dragão-de-komodo, tem a língua amarela e bífida que usa para perceber o ar.
2. O dragão-de-komodo pode expandir muito seu estômago para ingerir grandes presas
Outra característica física curiosa deste animal é a capacidade do seu estômago de se expandir, o que lhe permite “consumir até 80% do seu peso corporal numa única refeição”. De acordo com a instituição norte-americana, quando se sentem ameaçados, os dragões-de-komodo “podem vomitar o conteúdo do estômago para aliviar o peso e assim fugir”.
Eles são animais carnívoros, e os adultos comem quase qualquer tipo de carne, “procurando carniça ou espreitando animais de diferentes tamanhos, desde pequenos roedores até grandes búfalos aquáticos”, afirma o Instituto Smithsonian. Por sua vez, os filhotes se alimentam de pequenos lagartos, insetos, cobras e pássaros.
“Os dragões-de-komodo caçam presas maiores fazendo uma emboscada, então ataca e morde. Em seguida, seguem o animal ferido até que ele sucumba à perda de sangue ou a uma infecção. Sua saliva é rica em bactérias que rapidamente infectam as suas presas”, descreve o site Animal Diversity Web (ADW), enciclopédia online mantida pelo Museu de Zoologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
(Leia também: As 5 curiosidades que você não sabia sobre os lagartos, o grupo mais diversificado entre os répteis)
3. Os dragões-de-komodo jovens vivem nas árvores
Os dragões-de-komodo adultos vivem em regiões baixas e abertas com pastos altos e arbustos, principalmente em florestas tropicais das ilhas, embora também sejam encontrados em outros habitats da região, como praias, topos de montanhas e leitos de rios secos, menciona a ADW.
Por outro lado, uma curiosidade interessante sobre os dragões-de-komodo filhotes e até a fase jovem é que eles são arborícolas (ou seja, vivem em cima de árvores a maior parte do tempo). Nessa fase inicial da vida, esses grandes lagartos vivem em regiões florestais até os oito meses de idade para se protegerem dos predadores.
