O que acontece quando bebemos chá depois de comer?
O chá, a erva-mate e o café são algumas das bebidas mais consumidas da América Latina. Confira o efeito delas no organismo após as refeições.
O chá tem propriedades antioxidantes que interferem na absorção do ferro pelo organismo.
O consumo de bebidas na América Latina é variado, sendo o café, o chá e a erva-mate algumas das escolhas mais populares, indica a doutora Analía Yamaguchi, médica especializada em nutrição no Hospital italiano da Argentina. Quais efeitos têm estas bebidas no nosso organismo?
É aconselhável beber chá depois de comer?
Em entrevista para a National Geographic, Yamaguchi explica que o melhor momento para tomar chá é duas horas após o almoço ou jantar. "O chá tem propriedades antioxidantes que interferem na absorção do ferro", explica.
Embora haja uma crença comum de que beber uma xícara de chá após uma refeição é uma boa ideia, Yamaguchi recomenda a substituição da bebida por uma fruta rica em vitamina C, tal como a laranja. A vitamina C também ajuda a incorporar melhor o ferro no corpo após cada refeição, uma alternativa recomendada pela médica para pessoas que mantêm um estilo de vida vegetariano ou vegetariano.
Quais são os benefícios do chá?
Bebidas como o chá, a erva-mate ou o café contêm antioxidantes, diz Yamaguchi. Graças a isto, o consumo destas bebidas pode melhorar os níveis de colesterol e reduzir o envelhecimento celular. Contudo, ela adverte que todos estes benefícios antioxidantes no organismo ocorrem "no contexto de uma dieta e estilo de vida saudáveis”.
Os antioxidantes, diz ela, têm efeitos anti-cancerígenos. No entanto, uma pessoa tabagista não compensa os danos da nicotina com os efeitos do chá verde, que é uma das bebidas mais ricas em antioxidantes.
No contexto de uma vida saudável, Yamaguchi explica que o consumo de chás de ervas antioxidantes pode ajudar o corpo, melhorando a saúde cardiovascular e reduzindo o risco de ataque cardíaco e AVC. "O chá verde, por exemplo, melhora a gengivite branda", cita.
Sacos de grãos de café cultivados no noroeste da Costa Rica.
O café não afeta o colesterol e a pressão arterial quando ingerido em pouca quantidade, diz Yamaguchi. Contudo, beber café à noite pode causar insônia em algumas pessoas devido ao efeito energizante da cafeína.
Durante a noite, o café pode ser substituído por uma xícara de chá verde ou branco, pois são ricos em antioxidantes e baixos em teína, sendo Heicha, Oolong, chá preto ou erva-mate as melhores escolhas para beber de manhã, de acordo com a especialista.
Como absorver os antioxidantes do chá
Para assegurar uma maior absorção de antioxidantes no corpo, Yamaguchi adverte que é importante não consumir chá em grande quantidade. "O consumo excessivo de teína e cafeína tem o efeito oposto e torna-se tóxico", diz ela. A ingestão total de cafeína e teína por dia também envolve alimentos ricos em açúcar e bebidas energéticas.
Portanto, a médica adverte que a ingestão média recomendada de cafeína/teína é de 300 mg por adulto, sendo considerada elevada uma dose superior a 400 mg por dia. De acordo com as proporções mencionadas por Yamaguchi:
- Uma xícara de chá tem em média 12 miligramas de cafeína por 100 ml de líquido;
- A erva-mate contém 95 mg de cafeína por 100 ml;
- O café filtrado tem 39-45 mg por 100 ml; o expresso, 133 mg; e o café instantâneo, 57 mg.
Outro fator importante é a temperatura do chá. "Temperaturas superiores a 90 °C causam feridas no esôfago, uma vez que o corpo não está preparado para receber água em altas temperaturas", explica Yamaguchi, que também sugere beber chá, café e mate frios como alternativa: chá com gengibre, café frio com leite e mate com suco de laranja ou água fria (tereré).
Bagualeros ou vaqueiros que capturam gado selvagem, comem churrasco e bebem mate na Patagônia chilena. Apreciada por suas qualidades medicinais, a erva-mate está ligada à história da América do Sul e à herança de seus povos originários.
Recomendações para a preparação de chá
O sommelier especialista em chá Horacio Bustos diz que as infusões podem queimar se forem servidas a temperaturas superiores a 90°C. Ele dá dicas sobre como preparar um chá corretamente:
- O chá branco, amarelo e verde pode ser servido a 80 °C e infundido durante não mais de dois minutos;
- Oolong e o chá preto, dois dos chás mais produzidos e consumidos no mundo, podem ser servidos a 90 °C por imersão. Infundem durante três a quatro minutos;
- "Uma correta preparação do chá oferece boa intensidade e corpo em chá preto, enquanto o chá verde oferece características mais herbáceas e suaves", detalha o sommelier.