Confira 5 alimentos e bebidas com probióticos, além da importância deles para a saúde

É provável até mesmo que você já consuma alguns desses alimentos e bebidas sem saber da existência dos probióticos.

Dezenas de queijo broncha repousam em prateleiras de madeira na sala de envelhecimento de uma fazenda de laticínios e empresa de queijos.

Foto de Leah Nash
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 11 de ago. de 2023, 16:56 BRT

Ao falar em bactérias e microorganismos, é comum que se pense automaticamente em algo negativo, em agentes causadores de doenças

No entanto, há também aqueles que cumprem um papel positivo na saúde humana. “Os probióticos são os ‘microorganismos do bem’ que colaboram para o funcionamento do corpo. Eles melhoram vários sistemas, mas principalmente o digestivo e imunológico”, afirma a nutricionista Melina Conejo, pós-graduada em nutrição clínica e terapia nutricional. 

A especialista explica que os probióticos são capazes de aprimorar o equilíbrio da microbiota intestinal, também conhecida como flora intestinal. 

“Eles facilitam a formação da chamada barreira probiótica no intestino, inibindo, assim, o desenvolvimento de bactérias ruins causadoras de doenças. Os probióticos podem ajudar em casos de diarreia, constipação, candidíase, vaginose, irritações de pele, entre outros.”

Quais alimentos e bebidas contêm probióticos?

Como exemplo de alimentos e bebidas que contém probióticos, podem ser citados iogurte, kefir (um tipo de bebida fermentada), kombucha (um chá fermentado), tofu (alimento feito a partir da soja) e certos tipos de queijo.

Há também frutas que, segundo Conejo, são “fontes de fibras, portanto, excelentes prebióticos”. 

Os prebióticos são componentes que servem de “alimento” para as bactérias desejáveis na microbiota e, ao contrário dos probióticos, não são microorganismos vivos.  

Maçã, laranja, figo, ameixa, mexerica com bagaço, mamão, manga, kiwi e uva são alguns exemplos de frutas citadas pela nutricionista. 

Há ainda casos mais específicos de pessoas que necessitam ingerir probióticos em cápsulas – como pacientes que passaram por tratamento com antibióticos, que precisam aumentar a imunidade ou sofrem de gastroenterite (inflamação do revestimento do estômago e intestino), explica Conejo.

Nessas situações, é necessário ter o acompanhamento de um profissional especialista que irá orientar sobre o uso. 

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados