Por que os cabelos ficam brancos? Veja o que diz a ciência
O surgimento de cabelos brancos está ligado aos melanócitos, que produzem melanina (proteína que dá coloração ao cabelo e à pele).
É normal que, em certa idade, as pessoas comecem a reparar no aparecimento de cabelos brancos. Enquanto alguns recorrem a tintas capilares, outros decidem assumir o grisalho como parte do visual.
Mas o que leva ao aparecimento dos fios brancos? De acordo com a Enciclopedia Britannica, plataforma inglesa de dados voltada para a educação, a condição está ligada aos melanócitos, células que produzem melanina (proteína que dá coloração ao cabelo e à pele).
A explicação por trás dos cabelos brancos
À medida que os melanócitos vão tendo a capacidade de produção de melanina diminuída, os cabelos começam a crescer com coloração branca. Na maioria das vezes, o aparecimento dos fios brancos está ligado à idade, mas fatores genéticos podem influenciar.
Uma curiosidade é que os cabelos não mudam de cor quando já estão grandes, de “uma hora para outra”, como explica uma publicação da Harvard Health Publishing, editora ligada à Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
“Na verdade, o cabelo não ‘fica’ grisalho. Quando um folículo capilar produz cabelo, a cor é definida. Se um único fio de cabelo começa marrom (ou vermelho, preto ou loiro), ele nunca mudará de cor, a menos que você pinte. Os folículos capilares produzem menos cor à medida que envelhecem. Quando o cabelo passa por seu ciclo natural de morte e regeneração, é mais provável que ele fique grisalho a partir dos 35 anos”, diz o texto.
O cabelo cai e, quando vai crescer novamente, apresenta a coloração branca. Esse crescimento não é uniforme: ele pode aparecer primeiro em algumas partes da cabeça e do corpo antes de outras.
Estresse e cabelos brancos: existe uma relação?
Em 2020, um estudo feito pela Harvard em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) investigou a relação entre o estresse e o aparecimento de pelos brancos em camundongos.
“Experimentos que fizemos em São Paulo mostraram que a atuação do sistema nervoso simpático, que é ativado pelo estresse, libera uma substância chamada norepinefrina na região onde células-tronco específicas geram melanócitos, que são importantes para a pigmentação dos pelos”, explica o pesquisador William Antonio Gonçalves, um dos autores da pesquisa, segundo boletim da UFMG.
A norepinefrina citada pelo pesquisador conecta-se com um receptor nas células-tronco dos melanócitos, ativando um mecanismo que altera o fenótipo dessas células, e faz com que elas deixem o bulbo capilar (conhecido como raiz do cabelo).
“No ciclo seguinte, de pigmentação do pelo, as células progenitoras já não estão mais ali para dar origem ao melanócito. E o pelo continua branco”, explica.
Como o experimento foi feito em camundongos, são necessários mais estudos para compreender melhor essa relação nos humanos.
Quais outros fatores estão ligados ao aparecimento dos cabelos brancos?
A publicação da Harvard Health Publishing cita algumas doenças e condições de saúde que podem estar relacionadas ao aparecimento de fios brancos em pessoas mais jovens.
Entre elas, estão deficiência de vitamina B12, vitiligo e doenças de tireoide. No entanto, antes de qualquer conclusão, casos individuais devem ser analisados por um médico para esclarecer dúvidas e receber orientações corretas.