Os 7 benefícios dos alimentos antioxidantes

Presentes em certos alimentos como nas frutas cítricas, as substâncias antioxidantes podem ajudar desde fortalecer o sistema imunológico e até garantir uma boa visão.

Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 27 de nov. de 2023, 12:00 BRT
Laranjas - que são ricas em antioxidantes - já maduras em uma bela laranjeira.

Laranjas - que são ricas em antioxidantes - já maduras em uma bela laranjeira. 

Foto de Matthieu Paley

Alimentos antioxidantes são aqueles que possuem substâncias capazes de retardar ou até mesmo bloquear alguns tipos de danos às células do corpo, como o envelhecimento, como explica Edvânia Soares, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Esportiva e Vigilância Sanitária, e especialista em Nutrição Esportiva.

Entre os alimentos que contém substâncias antioxidantes estão vegetais de folhas verdes, frutas cítricas e vermelhas, alguns chás, grãos integrais, chocolate amargo, e legumes como o feijão, ressalta a especialista. 

Além de favorecerem a manutenção de uma dieta equilibrada, a ingestão de alimentos antioxidantes também tem outros benefícios bem específicos, como explica a nutricionista. 

Ao fazer o organismo funcionar melhor, os antioxidantes são essenciais para uma longevidade saudável e previnem doenças, entre elas as cardíacas e até o câncer, informa a especialista.  

Quais os benefícios dos alimentos antioxidantes?

Entre os diversos benefícios de se consumir alimentos ricos em antioxidantes, a nutricionista destaca:

1. Proteção celular: os antioxidantes neutralizam os radicais livres, que podem danificar as células e contribuir para o envelhecimento e doenças, informa Edvânia Soares.

2. Manutenção da saúde do coração: alimentos com antioxidantes têm capacidade de reduzir a oxidação do colesterol LDL (o chamado "colesterol ruim"), que é um fator contribuinte para a formação de placas nas artérias, potencialmente levando a doenças cardíacas.

3. Prevenção de doenças: alguns estudos sugerem que uma dieta rica em antioxidantes pode estar associada a um risco reduzido de doenças crônicas, como doenças cardíacas, alguns cânceres e o Mal de Alzheimer.

4. Ajuda na saúde da pele: os antioxidantes também podem ajudar a proteger a pele dos danos causados ​​pelo sol, além de promover a cicatrização de feridas, informa a nutricionista.

5. Favorece o  sistema imunológico: os antioxidantes ajudam a manter o sistema imunológico saudável, protegendo as células imunológicas de danos oxidativos.

6. Garante boa visão: nutrientes específicos nessa linha estão associados à saúde ocular e podem retardar a progressão de doenças degenerativas dos olhos.

7. Desempenho físico e recuperação: para quem se exercita regularmente, os antioxidantes teriam o poder de ajudar na recuperação muscular e na melhora do desempenho físico.

Ainda que seja importante consumir alimentos ricos em substâncias antioxidantes, a nutricionista ressalta que equilíbrio e variedade no que se consome diariamente é fundamental para uma boa saúde. Ela ressalta também que “o excesso de antioxidantes, especialmente em forma de suplementos, pode ter efeitos adversos”, diz.

“A melhor abordagem é obter antioxidantes de uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais, sementes e legumes”, afirma a médica Edvânia Soares.

loading

Descubra Nat Geo

  • Animais
  • Meio ambiente
  • História
  • Ciência
  • Viagem
  • Fotografia
  • Espaço
  • Vídeo

Sobre nós

Inscrição

  • Assine a newsletter
  • Disney+

Siga-nos

Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados