Reduzir o tempo de tela e levantar-se após um longo período sentado são maneiras eficazes de ...

O que é sedentarismo e como ele impacta a saúde? Veja 11 ações-chave para deixar de ser sedentário

O sedentarismo no Brasil atinge um alto número da população e, por isso mesmo, possui uma efeméride nacional dedicada ao tema. Segundo a OMS, pessoas adultas devem praticar ao menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana.

Reduzir o tempo de tela e levantar-se após um longo período sentado são maneiras eficazes de combater o estilo de vida sedentário.

Foto de Lynn Johnson
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 6 de mar. de 2024, 12:00 BRT

Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, celebrado anualmente em todo 10 de março no Brasil, é uma efeméride médica que ajuda a reforçar os benefícios à saúde que o exercício físico pode garantir a uma pessoa. 

O Ministério da Saúde brasileiro define o sedentarismo (ou comportamento sedentário) como aquele em que se gasta pouca energia e “envolve atividades realizadas quando se está acordado e sentado, reclinado ou deitado”, diz o site governamental. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários, um dos índices mais altos da América Latina

Tanto o órgão de governo do Brasil quanto a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) alertam que um estilo de vida sedentário está associado a danos ao bem-estar geral das pessoas.

A OMS menciona ainda que a atividade física regular ajuda a prevenir e controlar doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Também pode ajudar a reduzir os sintomas de depressãoansiedade e melhorar a concentração, o aprendizado e o bem-estar geral.

(Talvez você se interesse por: Sedentário ou altamente ativo: quantos passos uma pessoa precisa dar por dia?)

Quanto de atividade física uma pessoa deve fazer para não ser considerada sedentária?  

"Um estilo de vida sedentário em excesso pode ser prejudicial à saúde e aumentar o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2", alerta a OMS em suas Diretrizes sobre Atividade Física e Hábitos Sedentários, um documento publicado em 2020 que incentiva as pessoas em todo o mundo a se movimentarem.

A OMS recomenda pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada por semana (ou o equivalente em atividade vigorosa) para todos os adultos, e uma média de 60 minutos por dia para crianças e adolescentes.

No entanto, a agência deixa claro que qualquer quantidade de exercício físico é melhor do que nenhum – e quanto mais, melhor. Ela também reconhece que toda atividade conta – desde esportes e recreação, até movimentar-se para se deslocar ao trabalho ou tarefas domésticas.

Usar escadas é uma maneira eficaz de incorporar a atividade física na rotina, bem como estacionar o carro mais longe do lugar onde se quer ir para se incentivar dar mais passos no dia.

Foto de David Guttenfelder

As 11 dicas para abandonar o estilo de vida sedentário

Segundo a OMS, cerca de 4 a 5 cinco milhões de mortes poderiam ser evitadas, a cada ano, se as pessoas se tornassem mais ativas fisicamente.

Ainda que abandonar um estilo de vida sedentáriopraticar esportes possa ser um desafio, a lista de ações abaixo pode ajudar:

1. Busque motivação: escolha um programa de exercícios que o mantenha incentivado, sugere o MedlinePlus (um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos). Ter uma meta, como melhorar o estresse ou controlar um problema de saúde pode ajudar a atingir o objetivo.

2. Começar devagar: essa dica é útil especialmente para quem não se exercita há muito tempo. Isso também ajuda a evitar lesões. "Uma caminhada rápida de dez minutosduas vezes por semana, é um bom começo", diz o MedlinePlus.

3. Escolha uma atividade física que você goste: dessa forma, é mais fácil manter o exercício ao longo do tempo. Aulas de dança, ioga ou caratê podem funcionar, por exemplo. Além disso, os aspectos sociais desses grupos podem ser gratificantes e motivadores para sair do sedentarismo, afirma a fonte médica.

4. Prefira as escadas ao elevador: esta é outra maneira eficaz de incorporar a atividade física à rotina. Atitudes semelhantes incluem caminhar para conversar com um colega de trabalho em vez de enviar um e-mail e incluir pelo menos dez minutos de caminhada durante o horário de almoço.

5. Pare o carro longe: o MedlinePlus também sugere caminhar ou estacionar longe de onde você pretende ir, porque assim a pessoa irá se movimentar mais.

6. Não fugir das tarefas domésticas: passar aspirador de pó, cuidar do jardim, lavar o carro… As atividades rotineiras também fazem a diferença.

mais populares

    veja mais

    De acordo com a OMS, crianças e adolescentes devem praticar cerca de 60 minutos de atividade física por dia.

    Foto de Gerd Ludwig

    7. Caminhe mais quando usa o transporte público: Por exemplo, para quem viaja de ônibus, a dica é descer em um ponto antes e caminhar o resto do caminho, diz o serviço médico norte-americano.

    8. Reduza tempo de telas"para a maioria das pessoas, a melhor maneira de reduzir os comportamentos sedentários é reduzir o tempo que passam assistindo à TV e usando o computador e outros dispositivos eletrônicos", admite o MedlinePlus.

    9. Levante-se a cada 30 minutos: a Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos de pesquisa e educação médica, sugere pausas para ficar de pé e para evitar passar o dia todo sentado

    10. Caminhe enquanto fala ao telefone: a ação é mais uma pequena mudança de rotina que se torna uma alternativa a passar todo o tempo sentado, sugere a clínica.

    11. Use uma mesa alta: trabalhar usando uma bancada para ficar mais tempo de pé é uma opção para quem trabalha usando uma mesa e precisa ficar sentado o dia todo.

    O MedlinePlus enfatiza a importância de procurar atendimento médico antes de iniciar um programa de exercícios. Especialmente se a pessoa não tiver sido ativa recentemente ou tiver uma doença crônica.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados