h_16089728

Praticar corrida está na moda - veja por que esse esporte é bom para você

Descubra como participar de um clube de corrida pode melhorar seu condicionamento físico, aumentar o bem-estar mental e promover conexões sociais significativas.

Membros do Upper West Side Run Club correm juntos no Central Park, em Nova York, nos Estados Unidos. A corrida oferece mais do que apenas benefícios à saúde física; quando associada à interação social, pode melhorar significativamente o bem-estar mental e promover um senso de comunidade.  

Foto de Ben Rayner, The New York Times, Redux
Por Hannah Singleton
Publicado 15 de ago. de 2024, 07:00 BRT

Que a corrida traz grandes benefícios à saúde há muitas pesquisas comprovando. Porém, correr com outras pessoas em clubes de corrida pode trazer outros pontos positivos para saúde física e mental. 

Antes de entrar para o District Running Collective, com sede em Washington D.C. (Estados Unidos), Fallon Jones não era corredora. "Uma velha amiga – estávamos fazendo CrossFit na época – disse que havia um grupo de negros que corria na rua", conta. Ela ficou viciada depois de sua primeira corrida com o grupo na semana seguinte.

"A energia era tão elétrica. Estou no grupo de ritmo mais lento, mas todos estavam lá no final para me aplaudir", diz Jones. "Eu pensei, quer saber? Se eu continuar voltando, talvez eu consiga melhorar um pouco."    

Os clubes de corrida têm uma longa história que remonta ao início do século 19. O primeiro clube de corrida conhecido no mundo, o Thames Hare and Hounds, foi fundado em 1868 em Londres, na Inglaterra, promovendo o esporte como uma atividade social. Ao longo das décadas, os clubes de corrida se espalharam pela EuropaAmérica do Norte e depois, em diversas partes do mundo – inicialmente atraindo corredores competitivos, mas gradualmente atraindo um público mais amplo que buscava apoio, motivação e camaradagem.

(Você pode se interessar: Calistenia: o que é esse tipo de exercício?)

Nos últimos anos, a ascensão das redes sociais e dos aplicativos de exercícios transformou ainda mais os clubes de corrida. As plataformas online permitem que os corredores se conectemorganizem eventos e acompanhem o progresso, tornando a corrida mais acessível e inclusiva.

Participar de um clube de corrida não apenas promove novas amizades, mas também melhora o bem-estar mental. Além disso, manter um ritmo de conversa enquanto corre com os amigos também pode oferecer benefícios físicos distintos.

A ciência por trás da corrida social


corrida de conversação, ou corrida social, refere-se à manutenção de um ritmo no qual você pode falar confortavelmente frases completas enquanto se movimenta, ou seja, manter conversas com os colegas de corrida. Geralmente está associada ao treinamento da Zona 2, que envolve uma intensidade de 60 a 70% de sua frequência cardíaca máxima. 

Kristen Hislop, treinadora certificada de corrida e triatlo, diz que as pessoas geralmente têm dificuldade para atingir esse ritmo porque não parece um treino "difícil"; geralmente é muito mais lento do que você imagina. Mas mesmo que não pareça especialmente desafiador, o treinamento de intensidade baixa a moderada é ótimo para sua saúde geral, revela Kristen.

"Fazer exercícios de baixa intensidade regularmente aumentará a resistência para que você possa ir mais longe", afirma Hislop. "Você também se recuperará mais rapidamente e reduzirá o risco de lesões." E, em comparação com os exercícios de alta intensidade, que usam açúcar como combustível, os exercícios de baixa intensidade queimam gordura de forma mais eficaz.

Os benefícios sociais de correr com outras pessoas


Mas correr não é bom apenas para seu corpo; também é bom para seus relacionamentos sociais. Rachel Goldberg, uma terapeuta licenciada em casamento e família que incorpora sessões de caminhada e conversa em sua prática, notou que as pessoas estão muito mais dispostas a se abrir durante o exercício.

"Se você estiver perto de alguém, mas não necessariamente de frente para essa pessoa, talvez haja um pouco mais de disposição para se abrir ou talvez você se sinta um pouco menos intimidado", diz ela. Essa vulnerabilidade pode levar a conversas mais profundas e a conexões mais fortes. Ela acrescenta que essa também é uma maneira fenomenal de quebrar as barreiras da ansiedade social

Um dos motivos pode ser o fato de que a corrida estimula as endorfinas, as substâncias químicas naturais (hormônios) de bem-estar do corpo. "Quando as endorfinas são liberadas, você se sente melhor, menos estressado e tudo ao seu redor começa a parecer mais positivo", explica Goldberg. "Em termos de relacionamentos, isso leva a uma associação mais positiva com a pessoa com quem você está, o que ajuda a criar mais vínculos." 

corrida conversacional também pode melhorar a função cognitiva, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando a clareza mental e reduzindo os níveis de estresse.

Criando uma comunidade por meio da corrida


Correr com outras pessoas pode ser uma ótima maneira de garantir que você esteja mantendo um ritmo de conversa e formando uma comunidade ao mesmo tempo. Danielle Burnett, líder da Big Girls Who Run em Long Beach, na Califórnia (Estados Unidos), organizou recentemente sua primeira corrida em grupo.

"No início, as pessoas estavam conversando um pouco, mas nada muito louco", diz ela. "Depois, quando voltamos [da corrida], parecia que os contatos tinham sido feitos. As pessoas já estavam falando em se encontrar para correr mais tarde naquela semana." 

Burnett também entende a ansiedade que pode acompanhar a prática de exercícios em público. "Quando comecei a correr, era uma coisa mais solitária para mim. Eu realmente queria o aspecto comunitário, mas me sentia sobrecarregada", afirma ela. "Não vi muitos clubes de corrida que combinassem com meu ritmo."

Encontrar o clube de corrida certo para atender às suas necessidades é fundamental. Jones sabia que seu clube era a opção certa depois de sua primeira saída. "Eles fizeram um trabalho muito bom ao explicar os diferentes grupos de ritmo."

Desde então, ela fez amigos para a vida toda. "Como alguém que está se aproximando dos 40 anos, tem sido uma bênção encontrar amigos de todas as idades nesta fase da vida", diz ela. "São pessoas que eu talvez não conhecesse antes de aparecer às quartas-feiras. Mas são pessoas com quem janto e com quem saio de férias. Tem sido maravilhoso fazer parte dessa comunidade de corrida."

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados