Aniversário de São Paulo: veja 10 curiosidades sobre a maior metrópole brasileira

No dia 25 de janeiro é comemorado o aniversário de fundação da capital paulista, criada no século 16. Conheça mais sobre o centro cultural e econômico do Brasil.

Foto de São Paulo feita do telhado do Edificio Copan, no centro da capital paulista. 

Foto de João Pina
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 25 de jan. de 2023, 11:21 BRT

São Paulo, a capital do estado que leva o mesmo nome, completa 469 anos em 25 de janeiro de 2023. Sua história começa em 1554, quando padres jesuítas fundaram um colégio que catequizava e alfabetizava a população indígena. Com o tempo, novas construções surgiram em volta desse colégio, que existe até hoje na região central da cidade, dando início a formação da cidade de São Paulo

Atualmente, São Paulo conta com um território de mais de um milhão e meio de quilômetros quadrados e uma estimativa de mais de 12,3 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses números fazem da capital paulista a maior metrópole brasileira, informa o IBGE.

Um lugar tão grande e habitado por tantas pessoas guarda diversas curiosidades, conheça algumas:

São Paulo é a maior cidade da América Latina

Além de ser a cidade mais populosa do Brasil, São Paulo também está no pódio entre os municípios da América Latina no quesito número de habitantes. A capital paulista é seguida pela Cidade do México, que tem cerca de 9,2 milhões de habitantes segundo o censo do país. 

São Paulo virou capital mais de 120 anos depois de fundada 

São Paulo só se tornou capital cerca de 127 anos depois de sua fundação. Segundo o Centro de Memória da Câmara Municipal de São Paulo, a então Vila de São Paulo foi alçada como capital da Capitania de São Vicente (atual estado de São Paulo) em 1681. A antiga capital era a cidade litorânea de São Vicente.

São Paulo é um enorme centro cultural e gastronômico

Ninguém morre de tédio em São Paulo. A capital paulista tem cerca de 294 salas de teatro, de acordo com o levantamento mais recente do Observatório Cidadão Nossa São Paulo, de 2017. Em questão de cinemas, existem 350 salas no município, de acordo com dados de 2022 da Agência Nacional do Cinema (Ancine). 

A capital paulista também é o quinto lugar do mundo com mais museus, segundo o relatório World Cities Culture Report, feito pela prefeitura de Londres em 2012. Com 111 instituições, São Paulo está atrás apenas de Londres (173), Berlim (158), Paris (137) e Nova York (121).

Como destino gastronômico, a prefeitura de São Paulo indica que a cidade possui mais de 23 mil restaurantes com culinária de diversos países do mundo – entre elas, japonesa, italiana, portuguesa, sem falar das diversas opções que refletem a variedade da gastronomia brasileira de cada região do país.

São Paulo também é centro de imigrantes 

Entre seus mais de 12 milhões de habitantes, São Paulo tem por volta de 360 mil estrangeiros vivendo legalmente na cidade, segundo dados de 2021 da prefeitura. Bolivianos, haitianos, peruanos, italianos, japoneses, coreanos, libaneses entre outras nacionalidades fizeram da capital paulista sua casa. 

Alguns bairros paulistas são marcados pela influência estrangeira, como o Brás, a Mooca e o Belenzinho, que têm forte presença de italianos. Já o bairro da Liberdade sedia a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão.

São Paulo tem o maior PIB municipal do Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB) municipal de São Paulo ultrapassa os R$ 700 bilhões, de acordo com os dados mais recentes divulgados pelo IBGE (2020). Esse montante é equivalente a 9% do PIB do Brasil, sendo a cidade que mais gera riqueza no país. 

Os paulistas amam pizza

Segundo dados de 2021 da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo, a capital paulista é a segunda cidade que mais come pizza no mundo. Ela só perde para Nova York, nos Estados Unidos. A Associação também diz que em todo o estado de São Paulo se consome 572 mil pizzas por ano, quase metade do que se produz no país.

Também segundo a associação, as pizzas mais pedidas na cidade de São Paulo são: mussarela, calabresa, portuguesa, frango com catupiry e marguerita.

São Paulo teve um rinoceronte como vereador 

Pode parecer piada, mas aconteceu. Em 1959, os eleitores da capital paulista, cansados do descaso e da incompetência dos governantes, resolveram mandar um recado aos políticos e votaram em um rinoceronte para a cadeira de vereador da Câmara Municipal. 

Segundo a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o animal, uma fêmea chamada Cacareco e residente do Zoológico de São Paulo, recebeu quase 100 mil votos.

mais populares

    veja mais

    São Paulo pode ser visto através da rede de construção em torno do edifício Copan.

    Foto de João Pina

    Há mais ratos do que pessoas em São Paulo

    Uma estimativa de 2019 do Centro de Controle de Zoonoses do município diz que há pelo menos 15 vezes mais ratos que pessoas em São Paulo. Isso significa cerca de 160 milhões de animais nas ruas da metrópole. 

    São Paulo também abriga aldeias indígenas

    A capital paulista também é casa de comunidades indígenas. Segundo a Comissão Pró-Índio de São Paulo, as aldeias guarani de Jaraguá, Barragem, Krukutu e Tenondé Porã estão localizadas na zona sul e oeste da cidade. 

    Essas aldeias estão em territórios indígenas homologados que também pegam partes de municípios da Grande São Paulo, como Osasco, São Bernardo do Campo, São Vicente e Mongaguá.

    São Paulo tem o maior cemitério da América Latina

    O Cemitério da Vila Formosa, localizado na zona Leste de São Paulo, é considerado o maior cemitério da América Latina. Segundo a prefeitura de São Paulo, a necrópole tem 763 mil metros de extensão e estima-se que foram realizados mais de 1,5 milhão de sepultamentos desde sua inauguração, em 1949. 

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Vídeo

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados