Os 5 pratos imperdíveis para provar em São Paulo

Nesta megacidade brasileira, você encontra uma variedade de pratos interessantes, desde corações de pato até uma versão sul-americana de cuscuz. Se prepare para experimentar!

Por Tomé Morrissy-Swan
Publicado 24 de jan. de 2024, 08:00 BRT
SanP

A carne de porco assada lentamente é o prato principal do A Casa do Porco, um restaurante premiado internacionalmente cujo cardápio – como o próprio nome sugere – gira em torno da carne de porco.

Foto de Mauro Holanda

São Paulo é uma das principais cidades do Brasil e da América Latina e quando o assunto é comida boa, a megalópole oferece uma variedade única — com restaurantes premiados das mais diversas cozinhas internacionais e também com referências de todas as regiões brasileiras

Em sua próxima viagem para São Paulo a trabalho ou turismo, não pode deixar de provar algumas delícias em restaurantes, lanchonetes e bares da cidade. Confira uma seleção de cinco pratos imperdíveis feita pela National Geographic Traveller do Reino Unido: 

1. Corações de pato, no Cora

Os espetos de corações de frango grelhados no carvão são encontrados em toda a cidade de São Paulo, desde churrascarias onde você pode comer à vontade até nos chamados “churrasquinhos” de rua ou em barracas de comida em jogos de futebol

Mas o restaurante Cora, um local moderno de pequenos pratos e bons vinhos, atualizou o clássico com um belo prato de corações de pato mal passados em uma cama de creme de couve-flor e alho-poró grelhado, coberto com uma vibrante salsa verde e acompanhado de pão de fermentação natural feito na casa e vinho natural brasileiro. O local, no sexto andar de um prédio no Centro da cidade, oferece vista para o Minhocão, uma via elevada que fica livre de carros nos finais de semana.

2. Carne de porco assada lentamente, no A Casa do Porco

Classificado em 12º lugar no ranking mundial do último World's 50 Best Restaurants – e em quarto lugar na lista da América Latina – o restaurante A Casa do Porco, também no Centro de São Paulo, serve um cardápio que gira em torno da carne de porco. Os porcos são criados na própria fazenda dos fundadores, e a carne é usada em pratos inovadores inspirados na comida tradicional brasileira, como o ceviche de orelha e trotter

As estrelas, no entanto, são o porco San Zé assado lentamente por oito horas e o sushi de porco, um pedaço de arroz e nori semelhante ao nigiri, coberto com papada de porco cozida no tucupi preto – uma cobertura pegajosa feita de mandioca fermentada.

 3. Cuscuz, Cuscuz Da Irina

Este novo lugar no badalado bairro da Vila Madalena defende uma comida regional tradicionalmente subestimada. O Cuscuz da Irina leva o nome de um prato chamado de cuscuz nordestino, popular nos estados do nordeste brasileiro, incluindo o Rio Grande do Norte, de onde a proprietária Irina Cordeiro é natural. 

Há vários acompanhamentos possíveis para o cuscuz, que é feito com farinha de milho, mas o destaque é um ensopado de carne de sol com creme de leite, ao lado de uma salada de feijão-fradinhoqueijo coalho e um ovo cozido tingido de beterraba. O molho de pimenta à parte é obrigatório para compor esse prato regional que conquistou o paladar paulistano.

4. Sanduíche de Pernil, no Pernil do Moisés

Não faltam sanduíches saborosos em São Paulo. As opções vão desde o beirute de inspiração nos imigrantes (rosbife, alface, tomate, queijo derretido, temperos e za'atar em um pão achatado), vendido na tradicional lanchonete Frevo, até os enroladinhos de mortadela recomendados pelo chef Anthony Bourdain no Bar do Mané.

Mas não perca a chance de experimentar um sanduíche de pernil no Pernil do Moisés, que fica dentro do mercado Ceagesp. Os sanduíches são feitos no pão francês recheados com suculenta coxa ou sobrecoxa de porco e todos os tipos de coberturas (abacaxi e cebola crua são os destaques).

5. Takoyaki, no Izakaya Issa

Lar de uma das maiores comunidades japonesas fora do JapãoSão Paulo é conhecida por seus bares izakaya que servem alguns dos melhores pratos japoneses da cidade. Por exemplo, o takoyaki são bolas de massa de trigo, normalmente recheadas com polvo em cubos e gengibre em conserva e cobertas com um molho tipo Worcestershiremaionese e katsuobushi (lascas de peixe seco, defumado e fermentado). 

Os melhores  takoyaki de São Paulo são encontrados no Izakaya Issa, um bar típico sempre movimentado no bairro japonês da Liberdade, na região central da cidade. Peça alguns takoyaki e uma cerveja bem gelada para acompanhar. 

mais populares

    veja mais
    loading

    Descubra Nat Geo

    • Animais
    • Meio ambiente
    • História
    • Ciência
    • Viagem
    • Fotografia
    • Espaço
    • Vídeo

    Sobre nós

    Inscrição

    • Assine a newsletter
    • Disney+

    Siga-nos

    Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2024 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados