Christina Koch: 10 fatos sobre a primeira mulher astronauta em missão espacial à Lua
Christina Koch estabeleceu o recorde de voo espacial mais longo realizado por uma mulher: mais de 300 dias no Espaço. Ela fará parte da missão Artemis 2, que tem como destino a órbita da Lua.
Já se passou mais de meio século desde a primeira vez que um ser humano pisou na Lua, saindo da Terra em uma missão especial para desbravar o universo. Em 20 de julho de 1969, a Apollo 11 levou os astronautas norte-americanos Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins rumo a esse grande feito. Até a atualidade, no entanto, nenhuma astronauta mulher teve a oportunidade de repetir o acontecimento, ou de sequer chegar perto do satélite terrestre. Mas Christina Koch parece ser a pessoa que mudará essa história espacial.
Isso porque a Nasa pretende lançar, em 2024, a primeira expedição espacial para circundar a Lua depois de todos estes anos. Ela será feita pela Artemis 2, cuja tripulação conta com Christina Koch – a primeira mulher a ser escalada em uma missão rumo à órbita lunar –, além de Victor Glover (que é um astronauta negro) e Reid Wiseman, também da Nasa. Jeremy Hansen, astronauta da CSA (Agência Espacial Canadense) completa o grupo, como informa a própria agência espacial dos Estados Unidos.
Uma missão para descer em solo lunar deve ocorrer somente em 2025, divulgou a agência. Já sobre a equipe escolhida, a Nasa já afirmou em seu site e nas redes sociais que "estes exploradores representam o melhor da humanidade, ousando forjar novas fronteiras no Espaço”. Dados da Nasa, no entanto, mostram que das 591 pessoas que já foram ao Espaço em missões orbitais, apenas 71 eram mulheres.
Mas, afinal, quem é Christina Koch? Conheça 10 pontos-chave sobre a astronauta:
(Talvez você se interesse por: A Lua é ainda mais antiga do que pensávamos)
A astronauta norte-americana já caminhou um total de 42 horas e 15 minutos no Espaço, informa a Nasa. Ela é engenheira elétrica e física, e entrou na agência espacial dos Estados Unidos em 2013.
O lançamento do Artemis 1 visto do local de imprensa no Complexo de Lançamento 39, no Centro Espacial Kennedy, da Nasa. Christina Koch estará na Artemis 2.
Os 10 dados-chave sobre Christina Koch, a primeira mulher em uma missão com destino à Lua
Experiente e premiada, a norte-americana Christina Koch entrou para trabalhar na Nasa em 2013. De lá para cá, esteve em diversos momentos da corrida espacial e tem no currículo fatos verdadeiramente marcantes. Acompanhe abaixo:
1. Christina Koch é a mulher que fez o voo espacial mais longo na história: segundo a própria Nasa, ela estabeleceu um recorde nesse sentido ao ficar um total de 328 dias no Espaço, em um voo espacial.
2. Koch participou da primeira caminhada espacial totalmente feminina, informa o site da agência norte-americana. Ela também foi designada como “Especialista em Missão I” da Artemis 2.
3. Christina Hammock Koch (nome completo da astronauta) nasceu em 1979, tem 45 anos e é natural de Grand Rapids, no estado norte-americano do Michigan. Ela morava em Livingston, em Montana, quando foi selecionada para integrar o Corpo de Astronautas da agência, informa o site da Nasa.
4. Koch estudou engenharia elétrica e física na Universidade Estadual da Carolina do Norte; também é mestre em engenharia elétrica e tem uma passagem pela Universidade de Gana, conta seu perfil no site da agência espacial.
A primeira missão da Nasa para a Lua aconteceu há mais de 50 anos. Agora, o objetivo da Nasa é voltar a visitar o satélite da Terra, primeiro em uma missão por sua órbita e depois pisando novamente em solo lunar.
5. Antes de entrar na Nasa, Christina trabalhou em bases científicas de lugares bastante remotos. No Alasca, por exemplo, atuou como engenheira de campo em Utqiagvik, uma cidade de cerca de 4 mil habitantes tão ao norte no globo que passa vários dias no ano sem ver a luz do Sol. Também foi chefe de estação do Observatório da Samoa Americana, uma ilha quase isolada da Oceania.
6. Já na Nasa, Koch atuou em diversas ocasiões como astronauta engenheira de voo na Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês). Esteve presente, segundo a agência, nas expedições 59, 60 e 61. Christina finalizou seu treinamento para ser astronauta em 2015 e, três anos depois, foi designada para seu primeiro voo espacial. A missão foi de longa duração e incluía ficar vivendo na Estação Espacial Internacional (ISS).
7. Christina finalizou seu treinamento para ser astronauta em 2015 e, três anos depois, foi designada para seu primeiro voo espacial. A missão foi de longa duração e incluía ficar vivendo na Estação Espacial Internacional (ISS).
8. Uma vez na ISS, Christina Kock realizou diversos experimentos científicos, conta o site da Nasa. Entre eles, era responsável por testes de robótica para atualizações do Espectrômetro Magnético Alfa (um módulo experimental de física de partículas instalado na estação internacional e conhecido como o mais complexo da história).
9. A astronauta também participou das três primeiras caminhadas espaciais de mulheres, totalizando 42 horas e 15 minutos no Espaço. Atualmente, Koch treina para a missão Artemis 2, da Nasa, que pretende entrar na órbita da Lua. Ela será a primeira mulher a conquistar esse feito, conclui a agência espacial.
10. Atualmente, Koch treina para a missão Artemis 2, da Nasa, que pretende entrar na órbita da Lua. Ela será a primeira mulher a conquistar esse feito, conclui a agência espacial.