Do menor ao maior, descubra o tamanho exato dos planetas do Sistema Solar, segundo a Nasa
Os vizinhos da Terra no Sistema Solar contam com uma diversidade de órbitas, características e tamanhos que os tornam únicos. Mas qual é o maior deles? E o menor?
Cada planeta do Sistema Solar tem um tamanho diferente, variando de quase 5 mil quilômetros de diâmetro equatorial em Mercúrio a 143 mil quilômetros de diâmetro em Júpiter.
A Semana Mundial do Espaço, uma data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 e que este ano ocorre de 4 a 10 de outubro, é uma excelente oportunidade para mergulhar em dados e estudos sobre o Espaço. Criada com o objetivo de inspirar as novas gerações, informar o público e promover a cooperação internacional nesse campo, a efeméride incentiva a exploração espacial.
O Sistema Solar, que é formado por oito planetas principais – incluindo a Terra – e cinco planetas anões oficialmente reconhecidos, como explica a Nasa (a agência espacial estadunidense), é um ótimo ponto de partida para essa navegação.
(Para saber mais: Os 3 mitos sobre o universo que você precisa conhecer)
Qual é o tamanho dos planetas do Sistema Solar?
Os oito planetas do Sistema Solar variam muito em tamanho e distância do Sol. Já se comprovou, por exemplo, que Júpiter é o maior entre eles, enquanto Mercúrio o menor, como explica um artigo no site da Nasa.
Acompanhe o tamanho dos planetas seguindo a ordem do mais próximo para o mais distante do Sol, segundo dados da agência espacial dos Estados Unidos, esta é a ordem relativa ao tamanho de cada um deles:
Mercúrio: é notadamente o menor planeta do Sistema Solar. De acordo com a principal organização de pesquisa espacial do mundo, ele tem um diâmetro equatorial de 4 mil 880 quilômetros, apenas um terço do tamanho da Terra. É o planeta mais próximo do Sol, a 58 milhões de quilômetros da estrela.
Uma pintura dos planetas mostrados em tamanho relativo uns aos outros.
Vênus: Com um diâmetro de 12 mil 104 quilômetros, Vênus é um pouco menor que a Terra, o que lhe valeu o apelido de “planeta gêmeo”. Ele está localizado a 108 milhões de quilômetros do Sol e é o segundo planeta mais próximo da nossa estrela. De acordo com a Nasa, sua atmosfera densa e sua composição o diferenciam consideravelmente da Terra, apesar das semelhanças de tamanho.
Terra: nosso planeta tem um diâmetro de 12 mil 756 quilômetros, o que o coloca em quinto lugar na lista dos maiores planetas, de acordo com dados compilados pela agência espacial dos EUA. Além disso, esse corpo celeste orbita o Sol a uma distância de 149,7 milhões de quilômetros.
Marte: o planeta vermelho tem um diâmetro de 6 mil 792 quilômetros, que é a metade do tamanho da Terra. Ele orbita o Sol a uma distância média de 227,9 milhões de quilômetros, o que o torna o quarto planeta mais próximo do Sol.
Júpiter: é o maior planeta do Sistema Solar, de acordo com a Nasa. Seu diâmetro é de 142 mil 984 quilômetros, o que significa que é aproximadamente 11 vezes maior do que a Terra. Localizado a cerca de 778 milhões de quilômetros do Sol, esse gigante gasoso é o quinto planeta mais próximo da nossa estrela.
(Explore mais sobre o espaço: Por que Plutão deixou de ser um planeta?)
Saturno: famoso por seus anéis brilhantes feitos de gelo e poeira, é próximo a Júpiter em relação ao tamanho. A Nasa informa que ele tem um diâmetro de cerca de 120 mil 536 quilômetros, o que é nove vezes maior que a Terra. Esse planeta está a 1,4 bilhão de quilômetros do Sol.
Urano: com um diâmetro equatorial de 51 mil 118 quilômetros, Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar. O relatório da agência aeroespacial afirma que ele é cerca de quatro vezes maior do que a Terra e está localizado a uma distância média de 2,9 bilhões de quilômetros do Sol.
Netuno: O planeta mais distante do Sistema Solar tem um diâmetro de 49 mil 528 quilômetros, semelhante ao de Urano, confirma a Nasa. Ele está localizado a uma distância de 4,5 bilhões de quilômetros do Sol.
Deve-se notar que, além dos planetas principais, há planetas anões no Sistema Solar, corpos celestes que orbitam o Sol e têm massa suficiente para assumir uma forma quase esférica, mas não limparam sua órbita de outros objetos, diferindo dos oito planetas mencionados acima. São eles: Plutão, Eris, Haumea, Makemake e Ceres.