Quando foi construído o Castelo de Windsor?
Castelo de Windsor, em Berkshire, no Reino Unido.
O icônico Castelo de Windsor é uma residência real inglesa que fica no topo de uma colina no extremo nordeste do distrito de Windsor, no condado de Berkshire, Inglaterra.
O edifício foi construído por volta de 1070 como uma iniciativa de William 1º (primeiro rei normando da Inglaterra que governou de 1066 até sua morte, em 1087), que construiu uma colina artificial delimitada por uma paliçada (cerca), de acordo com a Enciclopédia Britannica, plataforma informativa do Reino Unido.
No entanto, para que a construção chegasse ao status de castelo, passou por várias modificações. Por exemplo, Henrique 2º (1133 – 1189) substituiu o monte por uma Torre Redonda de pedra e adicionou os muros exteriores. Já Henrique 3º (1216 – 1272) acrescentou uma capela real, e Eduardo 3º (1327 – 1377) converteu os edifícios da fortaleza em apartamentos para ser a moradia da realeza britânica.
Esses espaços foram reconstruídos por Carlos 2º (1660 – 1685) e, posteriormente, por George 4º (1820 – 1830), que determinou que os apartamentos também servissem para uso dos visitantes do Estado, segundo a Britannica.
(Conteúdo relacionado: O que acontece agora que a rainha Elizabeth faleceu?)
A Torre Redonda do Castelo de Windsor, Berkshire, Inglaterra, Reino Unido
O Norman Gate do Castelo de Windsor, Berkshire, Inglaterra, Reino Unido.
Quais são as características do Castelo de Windsor?
Em sua totalidade, o castelo ocupa 5 hectares de terreno na margem sul do rio Tâmisa. Ele consiste em dois complexos de edifícios em forma de quadrilátero separados pela Torre Redonda, construída sobre um monte artificial, que possibilita que ela seja vista desde longas distâncias.
No piso inferior estão a Capela de São Jorge e a Capela Memorial de Albert (Albert Memorial Chapel). O piso superior do castelo inclui os apartamentos privados do monarca e os apartamentos para visitantes, informa a Britannica.
(Também pode ser interessante: Charles 3º: novo rei da Inglaterra manterá ativismo ambiental?)
O castelo também conta com uma impressionante biblioteca na ala superior, que abriga uma valiosa coleção de pinturas de renomados artistas, como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael. Este local foi palco do casamento do príncipe Harry e Meghan Markle, em 2018. Atualmente, além de servir como uma residência real, o Castelo de Windsor também é um destino popular para turistas.