Há diversos tipos de vinhos de acordo com as uvas e localidades onde são produzidos, sendo ...

Qual bebida foi criada primeiro: o vinho ou a cerveja?

Apesar da popularidade do vinho e da cerveja serem bastante equivalentes no mundo todo, apenas um deles já era produzido – e consumido pelos humanos no Período Neolítico.

Há diversos tipos de vinhos de acordo com as uvas e localidades onde são produzidos, sendo que alguns possuem denominação de origem controlada com diferentes siglas em cada país.

Foto de Fhynek00 CC 4.0
Por Redação National Geographic Brasil
Publicado 6 de jan. de 2026, 07:02 BRT

Histórias envolvendo o consumo de vinho datam da Grécia e da Roma Antigas e estão, inclusive, em narrativas mitológicasDionísio (filho de Zeus e da princesa mortal Sêmele) era considerado o deus do vinho, das festas, da fertilidade e da alegria entre os gregos. Baco, por sua vez, era o equivalente a esta divindade para os romanos, também conhecido por ser o deus da celebração, do êxtase e da agricultura. E nas reuniões dedicadas a estes dois seres mitológicos não faltava o vinho, como conta a Encyclopaedia Britannica sobre o tema.

Ao longo da história da humanidade, e utilizando um sistema de tentativa, erro e observação cuidadosa, diferentes culturas começaram a produzir bebidas fermentadas”, indica o artigo “Fermentação com levedura e produção de cerveja e vinho” assinado por Luisa Alba-Lois e Claudia Segal-Kischinevzky, da Faculdade de Ciências, Universidade Nacional Autônoma do México e publicado na Scitable, uma biblioteca virtual gratuita criada pela publicação científica “Nature Education”. E não só o vinho, como também a cerveja acabou surgindo na esteira desta descoberta.

Ainda que, no passado, muita da produção de cerveja tenha ficado restrita a monastérios, hoje em dia a bebida certamente está entre uma das mais consumidas e populares do mundo. A seguir, National Geographic mergulha nesta história.

Uma placa romana de mármore do século 1 d.C. com escultura representando o transporte de vinho ...

Uma placa romana de mármore do século 1 d.C. com escultura representando o transporte de vinho em barris por barco. Descoberta em terras agrícolas em Cabrières d'Aigues, na França. Hoje faz parte do acervo do Museu do Vinho Brotte em Chateauneuf-du-Pape, na França.

Foto de Creative Commons CC 4.0

Qual é a origem do vinho?

Não é possível afirmar com precisão quando a humanidade começou a consumir vinho ou cerveja. Mas algumas pistas ajudam a compreender o quão antigo é esse hábito. 

Um dos primeiros vinhos a serem consumidos é ainda mais antigo que aquele que regava as festas da Roma Antiga. “O hidromel, ou vinho de mel, era produzido na Ásia durante o período védico (cerca de 1700-1100 a.C.), e os gregos, celtas, saxões e vikings também produziam esta bebida”, continua o artigo dos estudiosos da universidade mexicana. 

Quando as civilizações passaram para o vinho feito de uva, mais especificamente da Vitis vinifera (que possui mais de 5 mil variedades conhecidas no mundo) ela já podia ser encontrada no Egito Antigo, em registros datados de 2.500 a.C., por exemplo, que fazem referências ao seu consumo, detalha a Britannica, que ressalta que o vinho já era mencionado inclusive na bíblia

Por volta de 4.000 a.C. – continua a enciclopédia – a Vitis vinifera era cultivada no Oriente Médio e responsável por um grande tráfego comercial envolvendo o produto. A circulação da uva e do vinho dentro do gigantesco território do Império Romano ajudou a propagar a produção e o consumo da bebida por quase toda a Europa.

com a ida dos colonizadores para as Américas, depois de Cristóvão Colombo, “missionários espanhóis levaram a viticultura para o Chile e a Argentina em meados do século 16, e para a Baixa Califórnia no século 18”, indica a Britannica

mais populares

    veja mais
    “Antes de 6.000 a.C., a cerveja já era feita a partir da cevada na Suméria e ...

    “Antes de 6.000 a.C., a cerveja já era feita a partir da cevada na Suméria e na Babilônia”, indica a Encyclopaedia Britannica.

    Foto de Visit Greenwich (CC BY 2.0)

    Quando se começou a produzir cerveja?

    Especula-se entre os historiadores que o processo de fermentação para produzir bebida alcoólica tenha se dadoinicialmente, de maneira acidental. “Se a mistura não fosse deixada por tempo suficiente, o produto não continha álcool; mas se fosse deixada por muito tempo, o líquido apodrecia e ficava impróprio para consumo”, diz a fonte científica. “Por meio da observação empírica, as pessoas aprenderam que a temperatura e a exposição ao ar são fundamentais para o processo de fermentação”, continua o artigo científico sobre o tema. 

    O artigo continua dizendo que tanto no Egito, na Babilônia, em Roma e na China antiga, “as pessoas produziam tanto vinho a partir de uvas como cerveja a partir de cevada maltada”.

    Antes de 6.000 a.C., a cerveja era feita a partir da cevada na Suméria e na Babilônia. Relevos em tumbas egípcias datadas de 2400 a.C. mostram que a cevada pura ou a cevada parcialmente germinada era triturada, misturada com água e seca em bolos”, indica a Britannica

    “Quando quebrados e misturados com água, os bolos davam um extrato que era fermentado por microrganismos acumulados nas superfícies dos recipientes de fermentação”, continua a plataforma.

    Britannica indica que “as técnicas básicas de fabricação de cerveja chegaram à Europa vindas do Oriente Médio”. Segundo a fonte, historiadores romanos como Plínio e Tácito (ambos do século I d.C.) deixaram relatos de que “saxões, celtas e tribos nórdicas e germânicas bebiam cerveja”, o que ajuda a explicar por que muitos dos termos ingleses usados na fabricação de cerveja (como malte, mosto, e até mesmo a palavra cerveja) “são de origem anglo-saxônica”. 

    “Durante a Idade Médiaas ordens monásticas preservaram a fabricação de cerveja como um ofício. O lúpulo era usado na Alemanha no século 11 e, no século 15, foi introduzido na Grã-Bretanha a partir da Holanda”, afirma a plataforma de conhecimento. 

    Além disso, fabricar cerveja era uma tarefa feita no inverno – e “o gelo era usado para manter a cerveja fresca durante os meses de verão”, o que ajuda a entender porque a Alemanha, em especial, desenvolveu diversos tipos de cerveja, como a lager, surgida a partir de 1420, diz a Britannica

    A ligação entre a produção de cerveja e o lúpulo é antiga: "depois que os seres ...

    A ligação entre a produção de cerveja e o lúpulo é antiga: "depois que os seres humanos descobriram como controlar a fermentação, a cerveja rapidamente se tornou uma das bebidas mais populares do planeta".

    Foto de Krista Rossow

    Mas, afinal, quem surgiu primeiro: o vinho ou a cerveja? 

    De acordo com o site de notícias científicas “Life Science", a cerveja mais antiga do mundo já identificada em sítios arqueológicos data de 9 mil anos atrás, na China. A descoberta foi apontada por Kirk French, professor assistente de antropologia na Universidade Penn State, no estado da Pensilvânia. 

    “No sítio arqueológico de Qiaotou, no sudeste da China, arqueólogos encontraram resíduos de plantas, levedura e mofo em potes antigos perto de esqueletos humanos, sugerindo que eles já contiveram uma bebida fermentada semelhante à cerveja. Análises indicam que a bebida contida nesses potes também incluía arroz, tubérculos e fungos”, diz o portal científico.

    Outras descobertas mostram “fortes evidências da fabricação de cerveja já no período Neolítico (10 mil a 4 mil anos atrás), quando a agricultura se estabeleceu, em locais ao redor do mundo”, completa a plataforma online de ciências. 

    Portanto, entre o vinho e a cerveja é esta segunda opção a bebida alcóolica considerada a mais antiga da história da humanidade até agora, ainda que numa época tão remota, a cerveja provavelmente tinha um gosto bastante diferente do atual, diz a fonte.

    mais populares

      veja mais
      loading

      Descubra Nat Geo

      • Animais
      • Meio ambiente
      • História
      • Ciência
      • Viagem
      • Fotografia
      • Espaço
      • Saúde

      Sobre nós

      Inscrição

      • Assine a newsletter
      • Disney+

      Siga-nos

      Copyright © 1996-2015 National Geographic Society. Copyright © 2015-2026 National Geographic Partners, LLC. Todos os direitos reservados