Os neandertais produziram ‘arte’ na lendária Caverna do Unicórnio?

Um pedaço de osso do tamanho de uma peça de xadrez lapidado antes da chegada de humanos modernos à região levanta questões sobre a expressão artística em outros humanos além do Homo sapiens.

Crânio de ‘homem-dragão’ pode representar nova espécie e abalar árvore genealógica humana

Escondido em um poço durante décadas, o crânio incrivelmente completo está despertando debates sobre o número crescente de fósseis que não se encaixam perfeitamente na história clássica da origem humana.

Crânio intrigante pode revelar ancestral humano desconhecido

Os restos mortais foram encontrados com ferramentas frequentemente associadas aos humanos modernos, mas possuem características de hominíneos arcaicos, que já existiam há muito mais tempo.

Túmulo de criança é o mais antigo sepultamento humano encontrado na África

Com o corpo aparentemente envolto em uma mortalha e a cabeça depositada sobre uma almofada, os restos mortais da criança desenterrada no Quênia podem esclarecer as origens remotas do sepultamento como ritual funerário.

10 descobertas científicas incríveis que passaram despercebidas em 2020

Desde a descoberta de uma poeira estelar mais antiga que o sol até os primeiros embriões de tiranossauro, confira algumas descobertas fascinantes que podem ter sido ofuscadas este ano.

Pegadas mais antigas encontradas na Arábia Saudita revelam etapa intrigante da migração humana

As marcas de animais e humanos sugerem a existência de uma paisagem exuberante na época em que o Homo sapiens se aventurava por novos territórios há mais de 100 mil anos.

Rosto de mulher de 7,5 mil anos revela os primeiros humanos de Gibraltar

Análise de um crânio do Neolítico define a aparência e a origem de um povo que viveu do outro lado do Mediterrâneo.

Como Gana se tornou o destino mais procurado por turistas afro-americanos

Um novo movimento de visitação está criando vínculos ancestrais na África Ocidental.

Você pode ter mais DNA neandertal do que pensa

Novo modelo derruba antigas teorias, revelando uma origem neandertal de europeus e africanos modernos maior do que se acreditava.

Arte rupestre pode ser retrato da cena de caça mais antiga da história

A incrível cena vista na Indonésia reforça a ideia de que as origens da arte são mais globais do que se imaginava.

Estudo controverso aponta a origem do homem moderno

Pesquisa reacende longo debate sobre como e onde nossa espécie surgiu.

DNA revela primeiro retrato de misterioso parente dos seres humanos

Por quase uma década, pesquisadores se perguntaram como eram os Denisovanos. Agora, temos o melhor modelo do esqueleto da espécie.

Macacos-prego brasileiros estão em sua própria 'idade da pedra' há 3 mil anos

Embora os primatas não estejam nem perto de utilizarem ferramentas como nós, a espécie agora “possui seu próprio registro arqueológico individual”, afirmam os cientistas.

Crânio enigmático pode ser do mais antigo humano de fora da África

Estudo controverso alega que Homo sapiens primitivos estavam na Grécia há 210 mil anos, o que suscitou um intenso debate.

DNA antigo traz reviravoltas à história migratória dos neandertais

Surpresas genéticas com os ossos de 120 mil anos revelam a história repleta de nuances desse parente próximo do homem moderno.

Misterioso humano pré-histórico encontrado no 'topo do mundo'

Um fóssil de mandíbula questiona os registros dos primeiros habitantes do planalto tibetano e fornece novas informações sobre os denisovanos.

Nova espécie humana ancestral descoberta nas Filipinas

Batizado de Homo luzonensis, a espécie é uma das descobertas mais importantes dos próximos anos, prevê cientista.

Pintura rupestre de 40 mil anos pode ser o desenho mais antigo do mundo de um animal

A ilha de Bornéu, no sudeste asiático, conta com um número crescente de locais que ostentam importantes pinturas rupestres.

Dentes de Neandertais revelam detalhes exclusivos do cotidiano da época

De aleitamento materno a doenças durante o inverno, um novo estudo revela detalhes surpreendentes sobre nossos primos ancestrais.