
Nem Brasil e nem Equador: qual é o país que mais produz cacau para chocolate no mundo?
Acima, o chocolate em duas versões muito consumidas no mundo todo: em pó e em barra. O produto queridinho por todos tem o cacau como matéria-prima e quando em pó possui pouca ou nenhuma manteiga de cacau, já em barra ele contém uma quantidade significativa de manteiga de cacau.
Um dos produtos mais amados no planeta, o chocolate tem como matéria-prima o cacau, cuja produção vem sofrendo com as mudanças climáticas dos últimos tempos – o que gera instabilidade e aumento de preços. A América do Sul abriga alguns dos grandes produtores de cacau do mundo, mas não é o continente com o país de maior produção.
Desde 2000, o Dia Internacional do Chocolate é celebrado no dia 13 de setembro, mas para os seus fãs, todos os dias são ótimos para saboreá-lo, seja em barra ou nas várias sobremesas feitas com chocolate. Mas o seu preço vem subindo, muito por conta da oscilação da produção do cacau.
A National Geographic apresenta qual é o maior produtor mundial de cacau para chocolate atualmente, como está o mercado com as crises ambientais e o papel atual de países como Equador, Brasil, Colômbia e Peru no mercado global.
(Sobre Meio Ambiente, leia também: Qual é a cidade com o ar mais poluído do mundo? Veja como o Brasil está neste ranking)

Na foto, um fruto de cacau recém colhido em uma fazenda de Ilhéus, na Bahia - uma das principais regiões de produção de cacau no Brasil.
Qual é o país que mais produz cacau no mundo?
Apesar do cacau ter origem na região Amazônica, nem o Brasil e nem os demais países cobertos pela floresta – como Equador, Colômbia e Peru – são os maiores produtores de cacau do planeta. É do continente africano o país que mais produz cacau no mundo há tempos.
A Costa do Marfim vem sendo já há alguns anos o primeiro colocado no ranking da produção de cacau, com 1,85 milhões de toneladas por ano – um número equivalente a 38% da produção mundial do fruto, de acordo com a Organização Internacional do Cacau (ICCO). Em segundo lugar está outro país africano: Gana, com 600 mil toneladas, segundo dados da organização da estimativa para a safra 2024/2025.
A Costa do Marfim, país localizado na África Ocidental, além de cacau bruto também se destaca por produzir cacau em amêndoas, pasta de cacau e manteiga de cacau. Sua produção, porém, caiu em relação à de 2023, quando colocou no mercado mundial cerca de 2,33 milhões toneladas, conforme dados de relatório da World Population Review (organização independente de pesquisa e dados sobre mais de 100 países).
(Você pode se interessar também: Qual é a origem do chocolate? Ele faz bem para a saúde? Veja 4 curiosidades sobre esse delicioso alimento)

O cacaueiro é a árvore perenifólia que dá origem ao fruto chamado cacau (matéria-prima do chocolate). Ele é originário da região da bacia Amazônica, na América do Sul.
Onde está o Brasil e a América do Sul no ranking da produção de cacau mundial
Vários países da América do Sul fazem parte do ranking de grandes produtores mundiais de cacau por, historicamente, serem onde se originou o fruto. Nos últimos anos, a região adotou métodos mais sustentáveis de produção de cacau, como afirma um estudo publicado na “Agricultural Systems” (uma publicação internacional dedicada ao tema da agricultura) em março de 2025.
Nos dados mais recentes da ICCO, o Equador figura em terceiro lugar, com cerca de 480 mil toneladas produzidas ao ano em 2024/2025. Já o Brasil está na sexta posição, com aproximadamente 220 mil toneladas/ano, de acordo com dados da mesma entidade, tendo oscilado nessa lista entre o quinto e o sétimo lugar nos últimos anos.
Os estados da Bahia e do Pará são os maiores produtores de cacau no território brasileiro, totalizando 95% da produção nacional. Em seguida, aparecem Espírito Santo, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. Ao todo, o cultivo de cacau no país abrange uma área de 600 mil hectares.
(Conteúdo relacionado: Conheça 4 benefícios do cacau para seu corpo)
Este é o ranking com os 10 maiores produtores de cacau no planeta
1. Costa do Marfim: com cerca de 1,85 milhões de toneladas/ano em 2024/2025, porém o país vem enfrentando problemas na produção. Em consequência, a região enfrentou duas safras consecutivas abaixo da média, e pode sofrer outra queda de 10% na próxima temporada 2025/26, apesar da ligeira melhora nas condições climáticas, segundo a agência internacional de notícias Reuters.
2. Gana: teve melhores números em relação à queda que os da Costa do Marfim, mas também enfrenta situação semelhante, com crescimento e alcançando cerca de 600 mil toneladas/ano nessa temporada.
3. Equador: o país latino-americano que mais produz cacau tem crescido no mercado mundial, chegando a 480 mil toneladas/ano do fruto, aproximadamente 12% a mais que na temporada anterior.

O chocolate pode ter diferentes concentrações maior de cacau, como vemos na foto: os mais escuros à esquerda (meio-amargos ou amargos) e ao leite (à direta, marrom mais claro e com menor concentração de cacau).
4. Nigéria: mais um representante da África na lista, o país de 206 milhões de habitantes produz cerca de 350 mil toneladas por ano.
5. Camarões: o cacau é um dos principais produtos de exportação do país africano, que na última safra (2024) chegou a 320 mil toneladas/ano.
6. Brasil: conforme o ICCO, no período analisado (2024/2025) o país produziu cerca de 220 mil toneladas. Porém, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o ano de 2024 teve uma produção de 287,8 toneladas de cacau (em amêndoas), com redução de 1% em relação a 2023.
7. Indonésia: o país asiático tem crescido no mercado de cacau e, de acordo com o ICCO, sua produção foi de 200 mil toneladas/ano do fruto.
8. Peru: segundo dados da Camara de Café y Cacao do Peru, o país sul-americano produziu aproximadamente 100 mil toneladas em 2024, aumentando consideravelmente suas exportações de cacau em cerca de 48%.
9. Colômbia: conforme dados da Federación Nacional de Cacaoteros- Fondo Nacional del Cacao da Colômbia, o país produziu cerca de 73 mil toneladas de cacau em 2024.
10. República Dominicana: outro país latino-americano que apresenta uma crescente produção de cacau, com mais de 40 mil toneladas de janeiro a junho de 2025, conforme informou a Oficina Nacional de Estadística do país.
